A linha 2020 chega primeiro apenas com o modelo sedã, rebatizado de Onix Plus. O hatch será lançado em novembro. Os dois ganharam linhas mais modernas e em sintonia com o novo design da GM, cresceram de tamanho (mais espaço interno) e ganharam novo motor 1.0 turbo, Wi-Fi, conexão à internet de alta velocidade e um pacote interessante de itens de segurança, incluindo seis airbags e sensor de ponto cego.
O Novo Onix, tanto no modelo hatch quanto no sedã, traz design alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet. Na frente, destaca-se a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.
Na versão topo, a Premier, os faróis contam com projetores, as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque e as luzes de LED criam um belo efeito. O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. O ângulo de inclinação do capô do Novo Onix garante maior proteção a pedestres em caso de impacto e contribui para reduzir a resistência e o ruído do vento em altas velocidades.
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Frentes iguais
O dois são iguais na frente, mas da coluna central para trás, cada um ganha personalidade própria, inclusive com dimensões distintas. Na lateral, as linhas que integram todo o veículo destacam o aspecto de horizontalidade, enquanto as esculturas da carroceria realçam dinamismo. O friso cromado destaca a linha de cintura elevada. A versão Premier tem rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo.
A nova linha tem maior largura (1.746mm), distância entre-eixos e comprimento (4.476mm do sedã). No caso do três volumes, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente. Na traseira, o Onix Plus diferencia-se pelas lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta malas. Segundo a GM, o novo formato da carroceria possibilitou melhor aproveitamento do compartimento de bagagem. As dobradiças foram deslocadas para as extremidades da tampa, permitindo a acomodação de objetos mais largos.
O hatch conta com uma silhueta mais dinâmica. A coluna “C” é mais larga, e o aerofólio, integrado. Atrás, as lanternas têm formato prórprio único e a assinatura luminosa em LED traz outro tema. O para-choque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores verticalizados nas laterais. Outro elemento marcante é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo.
Interior renovado
Por dentro, o acabamento se destaca pelas texturas do painel de instrumentos, a cobertura tipo 3D dos alto-falantes, a moldura estilizada do console central, o novo volante (coluna de direção tem regulagem de altura e de profundidade) com tecla para limitar eletronicamente a velocidade, o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura e o computador de bordo com tela de TFT.
Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Do tipo flutuante, ele possibilita acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier. Os bancos dianteiros com encosto inteiriço estão disponíveis para todas versões. No modelo topo de linha, o cliente pode escolher dois tipos de acabamentos interno: preto com cinza ou preto com caramelo.
Com maior entre-eixos, há mais espaço no banco traseiro, com mais 36mm para os joelhos. No Novo Onix, os acessórios são oferecidos em kits: Elegance, com peças cromadas; Sport, com spoilers dianteiros, traseiros e laterais, além de aerofólio e rodas escurecidas; e o Kit Adventure, com itens como protetores de para-choque, rack de teto e rodas diferenciadas.
O Novo Onix tem chave inteligente, botão de partida e a climatização da cabine pode ser iniciada pelo aplicativo antes de entrar no carro. O Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário. Outros equipamentos interessantes: sensor crepuscular, assistente de estacionamento (manobra o carro sozinho), câmera de ré e carregador de celular por indução.
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Internet de alta velocidade
A nova linha oferece Wi-Fi embarcado a bordo, com sistema de internet de alta velocidade nativo (faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones). Segundo a GM, o Novo Onix tema antena amplificada, que proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos. O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria com a Claro, que oferece 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação. O cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.
Outra novidade do Novo Onix é o myChevrolet App, que possibilita consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro, a pressão individualizada dos pneus e informações de recall. Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares (auxílio em caso de acidente, comandos remotos etc.)
Pacote de segurança
Na lista de itens de segurança, destaque para os airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis. Segundo a GM, a estrutura do Novo Onix foi reforçada e agora usa 17% mais de aços de alta resistência e os discos de freio dianteiros foram redimensionados.
A segunda geração do Onix chega como um novo motor, de três cilindros, da família Ecotec. Chega em duas configurações: 1.0 aspirado (até 82cv/10,6kgfm) e 1.0 com turbo (até 116cv/16,8kgfm). O turbo conta com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado e bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável.
O Novo Onix Plus 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos. Segundo a GM, em termos de consumo, com gasolina no tanque, o Novo Onix Plus com transmissão manual roda, em média, 17km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.
Fotos: GM/Divulgação
PREÇOS
Hatch LT 1.0 aspirado (manual) – R$ 51.590
Hatch LTZ 1.0 turbo (automático) – R$ 66.290
Plus 1.0 turbo (automático) – R$ 58.790
Plus LT 1.0 turbo (manual) – R$ 61.190
Plus LTZ 1.0 turbo (manual) – R$ 65.790
Plus LTZ 1.0 turbo (automático) – R$ 70.990
Plus Premier 1.0 Turbo (automático) – R$ 73.190
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