O esportivo americano passou por uma reestilização, com uma mudança mais significativa na frente; e ganhou novo câmbio automático de dez velocidades, sistema launch control (que permite uma arrancada mais eficiente), novo sistema multimídia MyLink (de terceira geração) e retrovisor interno por câmera. As pré-vendas do novo Camaro começam em dezembro, nas opções cupê e conversível, mas a GM ainda não divulgou os preços.
Quem curte esportivos americanos, conhece bem a trajetória do Chevrolet Camaro, que surgiu em 1967 como uma resposta da GM ao lançamento do Mustang pela Ford. Na nova geração, a sexta, o esportivo ganhou um novo visual, mais identificado com o DNA de estilo que a marca da gravatinha pretende adotar para os próximos modelos.
Gravatinha vazada
Aliás, a gravatinha da Camaro pela primeira vez é vazada e não se trata apenas de um elemento estético, pois ajuda na aerodinâmica e no sistema de refrigeração do motor. Além da mudança no símbolo, a frente ganhou uma nova grade, bem estilizada e na cor preta; faróis full LED e para-choque e capô remodelados.
Na traseira, as lanternas têm elementos duplos e estão mais integradas ao para-choque. De perfil, destaque para as novas rodas de 20 polegadas, sendo que as do cupê têm acabamento acetinado e as do conversível, pintura preto brilhante, ambas com desenho específico para cada opção.
Paleta de seis cores
Além das cores que marcam o lançamento (Azul Egípicio e Laranja Imperial), o novo Camaro também pode vir nas cores Amarelo Persa, Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto. No conversível, a capota abre e fecha de forma totalmente automática. Já o cupê é dotado de telo solar elétrico.
Por dentro, o destaque é a terceira geração do MyLink, que adiciona, entre outros, tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi. Pelo multimídia, também é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, incluindo agora 8 opções degradês.
Uma tropa de 461cv
O motor do novo Camaro SS não mudou: continua o V8 6.2, que desenvolve a incrível potência de 461cv e o brutal torque de 62,9kgfm. Só que agora ele faz dupla com o novo câmbio automático de dez marchas (que substitui o de oito), que, durante o nosso teste, demonstrou ser mais suave nas trocas e manteve o motor em giros mais otimizados. Outra vantagem é o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível.
Com a nova transmissão, o novo Camaro ganhou a função de controle de largada, conhecido também como “launch control”, própria para autódromos. O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais. Só para constar, o Camaro faz de 0 a 100km/h em apenas 4,2 segundos e a máxima é limitada eletronicamente em 290km/h.
O motorista/piloto pode escolher entre quatro modos diferentes de condução (Econômico, Esportivo, Pista/Circuito e Modo Neve). Para parar o ímpeto do esportivo, freios Brembo de quatro pistões. Os pneus do tipo Run Flat (podem rodar furados) foram desenvolvidos especificamente para o Camaro. E os pneus traseiros podem ser “queimados” no asfalto se o motorista usar um sistema que trava somente as rodas dianteiras e faz com que as traseiras soltem aquela fumaça que faz a alegria da galera.
Texto e fotos: Eduardo Aquino (*)
(*) Jornalista viajou a Campinas (SP) a convite da General Motors.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews