Janeiro já começa quente para as competições off-road, em especial no Nordeste. Duas competições importantes atraem pilotos e navegadores para estados como a Bahia, Piauí e Ceará, com a realização do Rali da Chapada, que começa no dia 13, e o Rali Cerapió, a partir do dia 23.
O Rali da Chapada marca a abertura do calendário de eventos da Federação do Automobilismo da Bahia com a etapa de Palmeiras. O certame – promovido pela N2 Comunicação & Eventos e a Pro Racing – é de aventura ao estilo gincana automotiva para fomentar o esporte a motor e o turismo de aventura entre os amantes do off-road, ao passar por belezas da Chapada Diamantina (BA).
Histórias pelo caminho
A competição já percorreu trilhas de Lençóis, Capão/Pratinha e Ibicoara/Barra da Estiva, e as histórias de trilhas são variadas e cheia de detalhes. Imagina a dupla de piloto e navegador e equipes com a família inteira dando “seus pitacos” na hora da leitura e interpretação das planilhas de rali de regularidade e nas tarefas que valem pontuação na maior prova de aventura da Bahia.
Leia mais:
Segundo o regulamento, é possível participar do grid com veículo 4×2 e 4×4. A edição Palmeiras da Copa Rali da Chapada tem categorias Adventure 4×4 e Turismo 4×2.
Cerapió edição 37
Um pouco mais para cima no belo Nordeste brasileiro, entre 23 e 27 de janeiro de 2024, acontece o Rali Cerapió que chega à sua 37ª edição. A prova direciona os holofotes do Brasil, mais uma vez, para uma das regiões do país que mais possuem belezas inexploradas, cultura e história importantes para a formação brasileira.
A caravana, que reúne mais de 1.200 pessoas, larga na Praia do Cumbuco, na cidade cearense de Caucaia, passa pelas serras que dividem Ceará e Piauí e cruza a linha de chegada ao percorrer Teresina e o histórico município de Caxias, no Maranhão.
Pela primeira vez incluída no roteiro do Cerapió, a cidade maranhense se soma ao Monumento dos Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, no Piauí, para contar a História das Lutas pela Independência do norte brasileiro, que foram importantes para o país ter a sua dimensão continental.
Bikes na disputa
Para os pilotos de carros, motos, UTV’s, quadriciclos e bicicletas o Cerapió 2024 mantém a característica de ser uma prova que exige o uso de todas as habilidades e testa os limites físicos e intelectuais. O rali volta a inserir serras em seu percurso. São, ao todo, quatro subidas e descidas, incluindo a da Serra da Ibiapaba que tem um ganho de elevação de 1.795 metros em um dos dias.
Neste ano, a novidade é a compensação ambiental que vai ser feita por meio de plantio de mudas em parceria com a ONG+Vida.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)