Nissan Sentra Exclusive

Andamos na opção mais completa e sofisticada do novo sedã da marca japonesa, a Exclusive, que tem visual moderno e elegante, acabamento interno premium, com forração em couro marrom nos bancos, painel, console e painéis de porta; e um pacote tecnológico bem recheado, com destaque para itens de segurança, como alerta de tráfego cruzado traseiro, controle automático de velocidade inteligente e a câmera 360° com detecção de objetos em movimento; e para itens de conforto, como bancos com tecnologia de gravidade zero, sistema de som Bose e partida remota do motor com acionamento do ar-condicionado. Debaixo do capô, o novo Sentra conta com um motor 2.0 a gasolina de 151cv de potência e 20kgfm de torque que, embora não seja turbo, tem sistema de injeção direta de combustível, que proporciona boas acelerações e retomadas de velocidade e um nível de consumo bem razoável para um sedã desse porte.

Foto: Eduardo Aquino

Em sua oitava geração, o sedã da Nissan foi totalmente reformulado. Segundo os designers da marca japonesa, as linhas do novo Sentra foram criadas com base na esportividade e “musculatura” de outros sedãs da marca, como o Altima e o Maxima.

Linhas fluidas

De acordo com eles, o estilo traz fluidez com uma linha de cintura e de teto flutuante baixas, ombros largos e a assinatura de design da Nissan na grade “V-Motion”, nos faróis de LED e nas lanternas em formato bumerangue.

Leia mais: Citroën C3 First Edition

Foto: Eduardo Aquino

A esportividade é reforçada pelas rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro. A pintura externa da Exclusive pode vir nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium.

Aerodinamica

O design também contribuiu para reduzir o arrasto aerodinâmico e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%, com uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.

Leia mais: Fiat Mobi Trekking

Foto: Eduardo Aquino

Com 5cm a mais na largura que a geração anterior, o Sentra ganhou um interior com mais espaço. Destaque também para a direção elétrica, volante com base achatada, que tem melhor pega. Coluna de direção regula em altura e distância.

Controle automático

O volante abriga aletas para trocas manuais de marcha e para o acionamento do controle automático de velocidade inteligente, que possibilita uma velocidade constante, mantendo automaticamente a distância segura do veículo da frente.

Leia mais: Fiat Pulse Abarth

Foto: Eduardo Aquino

Colorido e com sete polegadas, o painel TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que mostra consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta, entre outros.

Porta-objetos

Para acomodar objetos, o novo sedã conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos. Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com 7,7 litros de capacidade. São três entradas USB (duas na frente e uma atrás).

Leia mais: Antigos no Parque Municipal

Foto: Eduardo Aquino

No caso da versão avaliada, a topo de linha Exclusive, os acabamentos dos bancos, painel, console e painéis de porta são em dois tons (preto e Sand) são opcionais. Com isso, o ambiente ganhou um ar de sofisticação.

Gravidade zero

Outro ponto positivo é o conforto proporcionado pelos bancos dianteiros e traseiros, que incorporam a tecnologia de gravidade zero, que busca aliviar a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.

Leia mais: Jeep Gladiator Rubicon

Foto: Eduardo Aquino

O porta-malas tem boa capacidade (de 466 litros), capaz de acomodar tranquilamente uma bagagem de férias longas. A altura do compartimento, baixa em relação ao solo, facilita a colocação de malas mais pesadas e o banco traseiro é rebatível.

Visão 360°

No pacote de equipamentos, destaque para o alerta de colisão frontal, visão 360° com detecção de objetos em Movimento, alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), alerta de atenção do motorista (I-DA), alerta de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, faróis automáticos Inteligentes e monitoramento da pressão dos pneus.

Leia mais: VW Polo TSI

Foto: Eduardo Aquino

Outros itens interessantes são o assistente inteligente de frenagem, o assistente de prevenção de mudança de faixa, o controle dinâmico de chassi integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.

Controle remoto

A versão Exlcusive também vem equipada com partida remota do motor (aciona o motor, destrava as portas e liga o ar-condicionado ou o aquecedor dos bancos para climatizar o interior) e alerta para o esquecimento de objetos, pessoas ou animas no banco traseiro.

Leia mais: Hyundai HB20S Platinum Plus

Foto: Eduardo Aquino

Debaixo do capô, o Sentra tem um motor 2.0, a gasolina, de 151cv, aspirado, com injeção direta de combustível, que proporciona boas acelerações e retomadas de velocidade, que garantem ultrapassagens mais seguras nas estradas de mão dupla.

Câmbio CVT

O câmbio é automático do tipo CVT (um Xtronic de oitava geração), com oito marchas simuladas e conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque. O motorista pode optar pelas trocas manuais junto ao volante.

Leia mais: Fiat Fastback Impetus

Foto: Eduardo Aquino

São quatro modos de condução: o Normal, que busca o equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição; o Sport, para trocas em rotações mais altas; o Manual, controle do motorista; e o ECO, que visa a redução do consumo.

Com sistema McPherson na dianteira e Mult-link na traseira, o conjunto de suspensão busca um equilíbrio entre conforto e estabilidade. Em nossa avaliação por estradas de bom piso, o sedã mostrou conforto e boa estabilidade nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.997cm³ de cilindrada, 16V, injeção direta de gasolina, que gera potência de 151cv a 6.000rpm e torque de 20kgfm a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink

Dimensões – Comprimento, 4,64m; largura, 1,81m; altura, 1,45m; e entre-eixos, 2,70m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17

Porta-malas – 466 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.405 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Interior com acabamento premium, sensor crepuscular, seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de objetos no banco traseiro, alerta inteligente de atenção do motorista, ar-condicionado automático digital de duas zonas, assistente inteligente de frenagem, faróis dianteiros em LED, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity, bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity, câmera de ré, central multimídia de oito polegadas, faróis dianteiros e de neblina de LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas, portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A), monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, sistema de som com 6 alto-falantes, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa, faróis automáticos inteligentes, monitoramento de ponto cego, partida remota do motor, controle automático de velocidade inteligente com comandos no volante, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sistema premium de som Bose com oito alto-falantes, teto solar com controle elétrico e visão 360° inteligente e detecção de objetos em movimento.

Preços – R$ 173.290,00. Com pintura em dois tons, sobe para R$ 176.290,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Uma resposta

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.