A marca japonesa apresentou hoje no Japão a nova geração do seu elétrico Leaf, que ganhou um visual bem mais moderno, maior autonomia e tecnologias avançadas de condução autônoma, como os sistemas ProPILOT para uso na mesma na mesma faixa de rolamento em autoestradas e ProPILOT Park, que estaciona o veículo sem que o motorista precise sequer acelerar ou frear.
O novo Nissan LEAF oferece autonomia de 400 quilômetros (ciclo JC08 japonês**), possibilitando que o motorista possa fazer trajetos mais longos. Com a nova tecnologia e-Powertrain, o novo Nissan LEAF gera 110 kW de potência 32,6kgfm de torque, o que, de acordo com a marca, melhora bastante a aceleração e o prazer de dirigir.
O novo LEAF adapta a tecnologia ProPILOT de condução autônoma para uso na mesma faixa de rolamento em autoestradas, e também oferece a tecnologia ProPILOT Park. Quando ativada, ela assume o controle das funções de esterçamento, aceleração, frenagem, troca de marchas e freio de estacionamento, para orientar o veículo dentro de uma vaga de estacionamento. O dispositivo pode ser acionado de forma simples, permitindo estacionar o veículo automaticamente e com segurança.
O novo LEAF é equipado com a tecnologia e-Pedal, que possibilita que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare, bastando apenas aumentar ou diminuir a força exercida sobre o pedal do acelerador. Quando nenhuma pressão é exercida sobre o pedal do acelerador, freios regenerativos ou de fricção são acionados automaticamente, possibilitando parar totalmente o veículo e mantê-lo imóvel mesmo em ladeiras, até que o pedal do acelerador seja pressionado novamente. A ideia é que a reatividade do e-Pedal potencialize o prazer de dirigir um veículo elétrico.
O design do Nissan LEAF apresenta um perfil mais baixo e elegante, com linhas dinâmicas e imponentes associadas a uma aerodinâmica que reforça o visual moderno. Itens característicos da marca Nissan aparecem nos faróis em formato de bumerangue e na grade frontal V-motion. Já o tom azul claro, presente no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro, lembra que o modelo faz parte da família de veículos elétricos da Nissan.
A cabine do novo Nissan LEAF foi totalmente redesenhada. Destaque para o painel frontal em forma de “asa planadora” (Gliding Wing), cujo espaço foi otimizado para aumentar a funcionalidade. De acordo com os designers da marca japonesa, o design interno proporciona uma sensação de tranquilidade com um toque de sofisticação, graças ao uso de materiais cuidadosamente selecionados. O azul vibrante que aparece nos pespontos dos bancos, painel e volante de direção aparece como marca registrada dos veículos elétricos da Nissan. Já a configuração do novo display colorido de sete polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador Safety Shield de energia disponível e informações sobre os sistemas de navegação e áudio. O aplicativo Apple CarPlay também está entre as novidades.
Para os clientes que desejam mais performance e empolgação, a Nissan vai oferecer uma versão de bateria com mais potência e maior autonomia em 2018 (mediante um acréscimo de preço / datas de lançamento variam conforme o país de comercialização). O novo Nissan LEAF começa a ser comercializado a partir de 2 de outubro no Japão. O modelo deve ser vendido a partir de janeiro nos EUA, Canadá e Europa. No Brasil, vai depender dos rumos que tomarão o ROTA 2030, o novo regime automotivo brasileiro que está para ser implantado a partir de janeiro de 2018 e que, por enquanto, tem propostas que incentivam bastante a produção, o desenvolvimento e a comercialização de veículos elétricos no Brasil. É esperar para ver!
Ficha técnica
Motor – Elétrico, alimentado por bateria de íons de lítio, com capacidade de 40 kWh, que gera 110 kW (150cv) de potência e 320 Nm (32,6kgfm) de torque
Performance – Autonomia de cerca de 400 quilômetros, com tempos para recarga norma de 8 horas (6 kW) e 16 horas (3 kW) e para recarga de alerta (para 80%) de 40 minutos
Dimensões – Comprimento, 4.48m; largura, 1,79m; altura, 154m; e entre-eixos, 2,70m
Largura total (mm)
Porta-malas – 435 litros
Peso (veículo vazio) – 1.490 a 1.520 quilos
Motor – Elétrico, alimentado por bateria de íons de lítio, com capacidade de 40 kWh, que gera 110 kW (150cv) de potência e 320 Nm (32,6kgfm) de torque
Performance – Autonomia de cerca de 400 quilômetros, com tempos para recarga norma de 8 horas (6 kW) e 16 horas (3 kW) e para recarga de alerta (para 80%) de 40 minutos
Dimensões – Comprimento, 4.48m; largura, 1,79m; altura, 154m; e entre-eixos, 2,70m
Largura total (mm)
Porta-malas – 435 litros
Peso (veículo vazio) – 1.490 a 1.520 quilos
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh