Nissan Leaf

O hatch compacto elétrico da marca japonesa foi um dos pioneiros do mercado brasileiro de carros movidos a eletricidade, onde já ultrapassou a marca das 1.000 unidades vendidas. A segunda geração do modelo, que passou por recentes atualizações, tem como principais atrativos um acabamento interno de boa qualidade, um amplo espaço interno, incluindo o porta-malas de 435 litros; a excelente dirigibilidade e a lista de equipamentos de segurança e conforto, que inclui alertas de colisão com assistente inteligente de frenagem, de fadiga do motorista, de ponto cego, de mudança de faixa e de tráfego cruzado traseiro; seis airbags, controle automático de velocidade adaptativo, bancos com aquecimento, faróis de LED inteligentes, sistema multimídia completo com tela sensível ao toque de oito polegadas e sistema premium de som Bose. Por outro lado, o preço, mesmo para um carro elétrico, é um pouco salgado e a autonomia, um pouco limitada.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para os faróis e luzes de neblina e de condução diurnas totalmente em LED, que estão inseridos em um acabamento em preto brilhante, que dá um toque de elegância ao modelo. A tomada de carregamento fica sob uma tampa na frente do capô.

Laterais

De perfil, o que mais chama a atenção é, sem dúvida, o estilo bem diferenciado, misturando esportividade e elegância, das rodas de liga de 17 polegadas. O teto e a capa dos retrovisores na cor preta também dão um toque esportivo.

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Foto: Eduardo Aquino

A traseira segue o mesmo estilo, com acabamento em preto brilhante na tampa do porta-malas, que “une” as lanternas totalmente em LED e que têm um desenho que lembra as de alguns modelos da Volvo. A luz de neblina fica na parte de baixo do para-choque.

Acabamento

Com bancos revestidos em couro com detalhes na cor azul, volante revestido em couro, interior com predominância da cor cinza e detalhes na cor preto brilhante no console e painéis de porta, o acabamento interno é uma das qualidades do Nissan Leaf.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno do Leaf também é bem generoso, acomodando com bom nível de conforto quatro adultos e uma criança, incluindo um bom espaço para as pernas dos passageiros que viajam no banco traseiro.

Porta-malas

A capacidade do porta-malas de 435 litros é boa e compatível com a de um hatch desse porte. Lembrando que esse espaço pode ser ampliado e flexibilizado com o rebatimento em 1/3 e 2/3 do encosto do banco traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens manuais do seu banco em seis posições e ajustes da coluna de direção em distância e altura. O banco tem espuma confortável e apoia bem o tronco e as pernas do motorista.

Volante multifuncional

Com base achatada, o volante tem boa pega, possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos e abriga diversos comandos, incluindo controle automático de velocidade, computador de bordo e sistema de áudio/telefone.

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Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos é simples, configurável e de fácil visualização, com apenas o velocímetro analógico, e informações bem claras acerca da autonomia que resta, do nível de carga da bateria e o modo de dirigir escolhido pelo motorista.

Manobras

Para sair de vagas apertadas ou em subidas e manobrar em espaços reduzidos, o motorista conta com interessante auxílio da câmera visão 360° inteligente, além de espelho retrovisor com visão traseira inteligente e assistente de partida em rampa.

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Foto: Eduardo Aquino

Na lista de equipamentos de conforto, destaque para o aquecimento dos bancos dianteiros, o controle automático de velocidade, o ar-condicionado automático, o sistema premium de som da marca Bose e tomada USB dianteira.

Multimídia

Destaque também para a central multimídia, completa e de fácil operação, com tela sensível ao toque de oito polegadas colorida, que fica bem integrada ao painel, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

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Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de segurança, destaque para os seis airbags e para os alertas de colisão com assistente inteligente de frenagem, de fadiga do motorista, de ponto cego, de mudança de faixa e de tráfego cruzado traseiro e controles de tração e estabilidade.

Performance

Quanto ao desempenho do motor elétrico, que entrega 150cv de potência e 32,6kgfm de torque, destaque para a performance que muito esportivo não tem. O Leaf sai da inércia e chega rapidamente aos 100km/h, demorando menos de oito segundos.

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Foto: Eduardo Aquino

Assim como as acelerações, as retomadas de velocidade também são bastante vigorosas, garantindo ultrapassagens bem seguras. Por outro lado, a velocidade máxima é um pouco limitada, não ultrapassando os 144km/h.

Consumo

O consumo depende muito das atitudes do motorista. Claro que, se ele ficar cravando pé o tempo todo, dirigindo sempre de forma esportiva, vai ver a porcentagem de carga da bateria e a autonomia diminuírem rapidamente.

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Foto: Eduardo Aquino

Para ajudá-lo na tarefa de economizar energia, ele conta com o modo de condução ECO, que é acionado por meio de um botão no console e que tira um pouco do ímpeto do acelerador e reduz a intensidade do ar-condicionado.

Mesmo pedal

Caso o motorista queira poupar ainda mais energia, ele conta com o sistema que a Nissan chama de e-Pedal, que é acionado por meio de uma chave no console e que atua ao mesmo tempo como acelerador e freio, aumentando o nível de regeneração de energia.

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Foto: Eduardo Aquino

A tração é nas rodas dianteiras e a “alavanca de câmbio” é um pequeno joystick e que seleciona o modo de condução. Por outro lado, em vez de freio de estacionamento eletrônico, o Leaf tem pedal no canto esquerdo para acioná-lo.

O conjunto de suspensão não chega a ser uma referência em conforto, mas consegue filtrar bem as imperfeições do piso, ao mesmo tempo em que proporciona equilíbrio da carroceria quando o motorista cede aos encantos da esportividade do Leaf.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Elétrico de 110kW (potência 150cv a 10.500rpm e torque de 32,6kgfm a 3.283rpm), alimentado por bateria de 40 kWh de ion-lítio laminada

Tração – Dianteira

Direção – Assistência elétrica variável

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, com eixo de torção

Comprimento – Comprimento, 4,49m; largura, 1,79m; altura, 1,54m; e entre-eixos, 2,70m

Freios – A disco ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17

Porta-malas – 435 litros

Autonomia – 272 quilômetros (EPA)

Peso – 1.582 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Sistema multimídia com tela touchscreen colorida de 8 polegadas, sistema premium de som Bose, acabamento dos bancos premium, banco do motorista com ajuste manual de seis posições, comandos no volante para controle automático de velocidade, computador de bordo e sistema de áudio/telefone, painel multifuncional em HD de 7 polegadas, tomada USB, volante com acabamento premium, faróis de neblina dianteiros, luzes diurnas em LED, luzes traseiras em LED, maçanetas externas cromadas, retrovisores externos rebatíveis automaticamente com indicador de direção em LED, spoiler traseiro, carregador para tomada 127 ou 220 volts, bolsa para cabos, ar-condicionado automático, acendimento Inteligente dos Faróis de LED com ajuste automático de altura e intensidade, bancos dianteiros com aquecimento, e-Pedal (operação de frenagem e aceleração em único pedal), espelho retrovisor com visão traseira inteligente, modo de condução B (intensificação do freio regenerativo ), modo de condução ECO, controle automático de velocidade inteligente, visão 360° inteligente, airbags frontais, laterais e de cortina, alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem, alerta inteligente de fadiga, alerta de ponto cego, alerta inteligente de mudança de faixa, alerta inteligente de tráfego cruzado, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle inteligente de freio-motor, controle inteligente em curvas, estabilizador inteligente de carroceria, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sinal de frenagem de emergência em caso de acidente, monitoramento da pressão dos pneus e assistente de partida em rampa.

Preço – R$ 298.490.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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