Andamos em uma das versões intermediárias da picape da marca japonesa, a XE, que tem como principais atributos o bom desempenho do motor 2.3 diesel com dois turbos, que garante um bom fôlego já em baixas rotações, mesmo quando carregada; o conjunto de suspensão, que reduz bastante aquele desconforto gerado pelas picapes, principalmente quando estão vazias; a desenvoltura razoável fora do asfalto, graças à tração 4×4 e os bons ângulos de entrada e saída, mesmo estando sem pneus de uso misto; o bom acabamento interno; e a lista de equipamentos, que que inclui itens importantes para a segurança, como seis airbags e controle de estabilidade; e interessantes para o conforto, como ar-condicionado de duas zonas e regulagens elétricas do banco do motorista.
Na frente, destaque para a moldura cromada da grade, que dá um toque de elegância à versão; para a grade na cor preto brilhante em colmeia; para os faróis com quatro projetores com luzes em LED e os pequenas luzes de neblina no para-choque.
Elegância e esportividade
De perfil, chamam a atenção as bonitas rodas de liga de 18 polegadas, com desenho que mistura elegância e esportividade; os estribos laterais, que ajudam no acesso ao habitáculo; e as maçanetas das portas cromadas.
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Com o nome Frontier em relevo e um ressalto no topo, a tampa da caçamba tem chave e maçaneta cromada. Na traseira, também se destacam as lanternas com lentes escurecidas, o estribo para acesso à caçamba e o para-choque na cor da carroceria.
Acabamento
O acabamento interno é de boa qualidade, com bancos, volante e alavanca do câmbio forrados em couro e detalhes em preto brilhante no console e na moldura dos controles do ar-condicionado e na cor prata no volante e console.
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Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com oito ajustes elétricos do seu banco, incluindo suporte para a coluna lombar. Por outro lado, falta regulagem de distância da coluna de direção, que ajusta apenas em altura.
Espaço interno
O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, já que o ocupante do meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto. Destaque para o bom espaço para as pernas de quem senta atrás.
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Ar-condicionado de duas zonas, com saída para o banco traseiro; sistema multimídia com tela de oito polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay por cabo) e controle automático de velocidade estão entre os itens de conforto.
Capacidade de carga
A caçamba tem capacidade volumétrica de 1.054 litros e de carga de 1.010 quilos e conta com quatro ganchos internos para amarração da carga. Mas faltam protetor de caçamba e para o vidro traseiro e capota marítima, que não são oferecidos como opcionais.
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O quadro tem instrumentos analógicos (velocímetro e de fácil visualização, assim como as informações projetadas na tela central colorida do computador de bordo. O volante tem boa pega e abriga comandos do áudio, computador de bordo e multimídia.
Manobras
Para sair das vagas apertados e manobrar em espaços reduzidos, o motorista conta com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e a boa calibragem da assistência (que é hidráulica e não elétrica) da direção.
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Na lista de itens de segurança, destaque para os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistema Isofix no banco traseiro para fixar cadeiras infantis.
Fora do asfalto
Fora do asfalto, a Frontier XE não conta com pneus de uso misto, mas tem a favor bons ângulos de entrada e saída, boa altura do solo, controle de descida e a eficiência do sistema de tração 4×4 (com reduzida), que é acionada por botão seletor no painel.
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Com um bom torque já em baixas rotações, o motor 2.3 a diesel biturbo, de 190cv, proporciona uma performance razoável para uma picape de mais de duas toneladas, mesmo carregada com quatro adultos e bagagens.
Sete velocidades
O câmbio automático de sete velocidades trabalha de forma suave, sem trancos e bem afinada com o motor, aproveitando bem o torque. Para agilizar as trocas, o motorista pode optar pelas trocas manuais na alavanca de câmbio.
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Embora a assistência da direção não seja elétrica, e sim hidráulica, a calibragem consegue equilibrar bem o “peso” em velocidades mais altas e a maciez naquelas manobras em vagas e espaços mais reduzidos.
Com um sistema que mistura eixo rígido com multlink na traseira, o conjunto de suspensão consegue proporcionar um bom nível de conforto para os ocupantes, mesmo quando roda sem nenhuma carga na caçamba. A estabilidade também é razoável.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.298cm³ de cilindrada, 16V, biturbo, a diesel, que gera potência de 190cv a 3.750rpm e torque de 45,9kgfm entre 1.500rpm e 2.500rpm
Transmissão – Tração traseira, com opção de 4×4 e reduzida, e câmbio automático de sete marchas
Direção – Assistência hidráulica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo braços duplos; e traseira que mistura eixo rígido com multilink
Dimensões – Comprimento, 5,26m; largura, 1,85m; altura, 1,86m; e entre-eixos, 3,15m
Altura do solo – 24,7cm
Ângulo de entrada – 31,2°
Ângulo de saída – 25,8°
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 255/60 R18
Capacidade volumétrica da caçamba – 1.054 litros
Capacidade de carga – 1.010 quilos
Tanque – 73 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.207 quilos
Principais equipamentos – Abertura interna da tampa de combustível por acionamento interno, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica (8 ajustes: inclinação, distância, altura) e suporte de lombar, câmera de ré, console central em acabamento premium, controle automático de velocidade, painel da porta com acabamento premium, quadro de instrumentos de 7 polegadas, porta-óculos, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, seleção de tração em forma de botão rotativo, sensor de estacionamento traseiro, tomada de 12V (3) + Entrada USB-A (3) + Entrada USB-C (1) + Entrada Auxiliar (1), volante com acabamento premium, coluna de direção com ajuste de altura manual, volante multifuncional, estribo lateral prata, faróis de neblina com moldura cromada, grade frontal cromada, maçanetas externas e da caçamba cromadas, maçanetas internas cromadas, moldura da porta em preto, para-choques frontal e traseiro na cor do veículo, protetor de motor, rack de teto na cor prata, retrovisores externos na cor do veículo, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), bloqueio eletrônico de diferencial, controle automático de descida, controles de tração e estabilidade, faróis dianteiros de LED, faróis dianteiros diurnos com assinatura de LED, ganchos de amarração interna da caçamba (4), ganchos para reboque dianteiro, luz de freio de LED, sistema de auxílio de partida em rampa, seis alto-falantes (2 porta dianteira + 2 tweeters + 2 porta traseira), antena de teto e sistema multimidia A-IVI com tela de oito polegadas (Android Auto e Apple CarPlay).
Preços – R$ 291.890. Com pintura metálica, sobe para R$293.840.
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