O Golf GTI respira esportividade. Tudo nele parece ter sido projetado para a velocidade, desde o motor 2.0 TSI, de 220cv, que é bem afinado com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades, até a suspensão e os pneus bem largos, que mantêm o carro grudado no chão.
Andamos no Golf GTI nacional, que está sendo fabricado na unidade do Grupo VW em São José dos Pinhais (PR). E a versão mais apimentada do hatch se mostrou perfeita para quem gosta de acelerar. A começar pelo fôlego gerado pelo motor 2.0 TSI, que despeja 220cv de potência e 35,7kgfm de torque nas rodas dianteiras e está em perfeita sintonia com o câmbio automatizado (DSG) de dupla embreagem e seis velocidades, proporcionando trocas rápidas e precisas (com possibilidade de trocas manuais junto ao volante). Assim, o GTI gasta apenas 6,5 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 100km/h e atinge 237km/h de máxima.
Além do motor, o Golf GTI nacional também manteve a suspensão multilink, que, em conjunto com os pneus mais largos e de perfil baixo (225/45 R18), garante uma estabilidade fantástica ao carro, mesmo em curvas fechadas e de piso irregular, sem sustos. O nível de ruídos dos conjuntos dianteiro e traseiro é baixo. Por outro lado, o conforto fica um pouco sacrificado e o perfil muito baixo dos pneus exige atenção com buracos para evitar danos ao conjunto roda/pneu.
Por fora, o uniforme esportivo inclui grade dianteira em colmeia, com friso vermelho na parte de baixo; faróis com máscara negra, rodas esportivas de 18 polegadas com raios bem vazados, que deixam à mostra as enormes pinças de freio pintadas na cor vermelha; tomada de ar em forma de colmeia, faróis de neblina e lanternas escurecidas com luzes de LED, defletor de ar no teto e saída dupla de escape.
No habitáculo, a esportividade é marcada pelos bancos dianteiros, que prendem bem o corpo; pelo volante multifuncional, de três raios e base achatada; pela pedaleira em alumínio, pela predominância da cor preta no interior e pela a costura vermelha presente no volante, nos bancos, na coifa da alavanca de marchas e do freio de estacionamento. O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo túnel central, pelo prolongamento do console e pelo apoio de braço embutido no encosto. No porta-malas, cabem apenas 276 litros.
Mas o interior também se destaca pelos bons níveis de acabamento e conforto. O modelo testado (com todos os opcionais) inclui ar de duas zonas, display multifuncional colorido no quadro de instrumentos (que exibe com clareza alertas e todas as informações do computador de bordo), partida do motor por botão, seletor de modos de condução (Normal, Sport, Eco e Individual, que alteram até os faróis), central multimídia Discover Pro com tela de oito polegadas, GPS (entradas auxiliar, USB e SD Card e App Connect com plataformas Android Auto, Mirror Link e Apple CarPlay), sistema Park Assist com câmera de ré, sensor de fadiga e controle automático de velocidade ativo (que possibilita rodar no ritmo dos outros carros).
Quem curte velocidade, geralmente curte um bom equipamento de som. E um dos grandes baratos do GTI é o sistema de áudio da grife Fender (que inclui amplificadores de dez canais, 400 watts de potência, subwoofers e tweeters instalados nas colunas dianteiras e traseiras). Dá gosto ouvir qualquer tipo de música, pois a qualidade do som “massageia” os ouvidos. Mas ele é um opcional que faz parte do Kit Premium, que deixa o preço do GTI um pouco salgado.
Quem acha que o apimentado GTI é um beberrão, está enganado. Claro que, se você rodar o tempo todo com o acelerador no fundo (e com o ar ligado), numa estrada, o consumo não vai passar de 9,5km/l. Por outro lado, quando você roda na cidade, a ajuda preciosa do sistema Start/Stop, que desliga o motor nas paradas no semáforo e nos congestionamentos, faz com que o esportivo passe fácil dos 11km/l, com o ar ligado.
Preços – O GTI nacional parte de R$ 125.970. Completo, com todos os opcionais, chega aos R$ 160.640.
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