A adrenalina atualizada do Ford Mustang GT Performance

O esportivo se modernizou, ficou mais conectado e tecnológico, mas, debaixo do capô, a cavalaria selvagem do Coyote V8 5.0 mostra que o Ford Mustang GT Performance continua com a pegada esportiva que tanto agrada aos seus admiradores. E a respeitável tropa de 488 cavalos que chega às rodas traseiras passando pelo câmbio automático de dez marchas pode ser “domada” pelo motorista de várias formas, pois ele pode escolher entre diversos modos de condução, do normal ao estilo pista de corrida, deixando o Ford Mustang GT Performance bem ao seu estilo de “pilotagem” (melhor usar essa palavra quando se trata de um Mustangão), mudando até o barulho do motor que chega aos seus ouvidos. E a lista de equipamentos de conforto e segurança é bastante extensa, incluindo até bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, volante aquecido, partida remota agendada e com acionamento do ar condicionado, frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista, controle automático de velocidade adaptativo com Stop & Go, entre outros. Afinal, trata-se de um carro de um pouco mais de meio milhão de reais.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-2.jpg
Na frente do Mustang GT Performance, a grade em preto brilhante abriga o tradicional cavalinho – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, o cavalinho continua a todo galope, só que agora em uma grade em colmeia e na moderna cor preto brilhante. A modernidade também está nos faróis em LED, enfileirados em blocos de três. Destaque também para as tomadas de ar no capô.

Silhueta reconhecível

De perfil, a silhueta remete logo ao Mustang e destaca ainda mais a beleza da cor azul da carroceria, presente nas maçanetas de nas capas dos retrovisores. As rodas de liga de 19 polegadas (calçadas com diferentes pneus na frente e atrás) completam a esportividade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-3-1024x429.jpg
A silhueta do Mustang GT Performance remete ao tradicional esportivo da Ford – Foto: Eduardo Aquino

As belas lanternas traseiras de três elementos na vertical do Mustang GT Performance também remetem ao DNA de estilo do lendário esportivo. O aerofólio e as duplas saídas de escape de cada lado deixam claro as intenções selvagens do modelo.

Jogo de cintura

Como em um bom e puro esportivo, a entrada exige um pouco de “jogo de cintura”. Mas, uma vez instalado no banco, o motorista encontra fácil uma boa posição de dirigir, pois são diversas regulagens do banco, que prende bem o corpo, e da coluna de direção.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-4-1024x429.jpg
As lanternas em LED e com três elementos do Mustang GT Performance são tradicionais – Foto: Eduardo Aquino

Com o tradicional cavalinho em disparada no centro, volante tem boa pega e a base achatada para maior espaço para as pernas do motorista e agrupa diversos comandos, incluindo os de áudio e voz, facilitando o acionamento desses sistemas.

Espaço do Mustang GT Performance

Em termos de espaço interno, o Mustang GT Performance é um carro para rodar apenas com a namorada. Mas crianças pequenas conseguem se acomodar no banco traseiro. O porta-malas tem a (impressionante para um esportivo) capacidade de 382 litros.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-8-1024x458.jpg
O nível de acabamento interno do Mustang GT Performance é de muito boa qualidade – Foto: Eduardo Aquino

O acabamento interno é de muito boa qualidade, com destaque para os bancos e console forrados em couro e com costuras aparentes, detalhe em couro no painel, cromados, material imitando fibra de carbono nos painéis de porta e iluminação ambiente.

Interior moderno

A modernidade no interior também é ressaltada pelo quadro de instrumentos totalmente digital, de 12,4 polegadas, que pode ser configurado pelo motorista de diversas formas, incluindo o painel do primeiro Mustang e o do Mustang Fox Body.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-5-1024x441.jpg
Aerofólio e duplo escape de cada lado revelam as intenções do Mustang GT Performance – Foto: Eduardo Aquino

Completamente integrado ao quadro de instrumentos, o sistema multimídia SINC4 (da Ford|) tem tela sensível ao toque de bom tamanho (13,2 polegadas) e todas as funções dos modernos sistemas, incluindo ajustes e espelhamentos sem fio.

Conforto do Mustang GT Performance

No pacote de itens de conforto do Mustang GT Performance, destaque para os bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com ajustes elétricos, volante aquecido, ar-condicionado automático digital de duas zonas e carregador de celular por indução.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-10-1024x463.jpg
Como em todo bom esportivo, os bancos do Mustang GT Performance seguram bem o corpo – Foto: Eduardo Aquino

Um capítulo à parte é o sistema de áudio B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen que tem 11 alto-falantes e 1 subwoofer, que é de uma fidelidade incrível, reproduzindo de forma muito agradável qualquer estilo de música.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-9-1024x468.jpg
As telas do quadro de instrumentos e do multimídia do Mustang GT Performance são integradas – Foto: Eduardo Aquino

Quando se fala em segurança, o superesportivo traz alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de manobras evasivas e farol alto automático.

Sete airbags

Completam o amplo pacote, os sete airbags (dianteiros, laterais dianteiros, cortinas e joelho do passageiro), o monitoramento da pressão dos pneus e o sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-11-1024x470.jpg
Os bancos traseiros do Mustang GT Performance acomodam crianças bem pequenas – Foto: Eduardo Aquino

Debaixo do capô do Mustang GT Performance, está o coração que pulsa toda a adrenalina: o renovado Coyot V8 5.0, aspirado, com injeção direta e indireta de gasolna, que despeja nas rodas traseira uma tropa de 488 cavalos, prontinhos para o galope.

Condução prazerosa

Segundo a Ford, o superesportivo sai da imobilidade e chega aos 100km/h em apenas 5,2 segundos; e crava a velocidade máxima de 270km/h. As retomadas de velocidade também são muito rápidas e prazerosas. O consumo (média de 5,4km/l na cidade e de 9,8km/l na estrada) está dentro do normal de um V8.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-12-1-1024x433.jpg
O porta-malas do Mustang GT Performance tem a ampla capacidade para 382 litros – Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático de 10 marchas acompanha tudo de forma afinada. E o motorista pode escolher em três modos de condução (Normal, Esportivo e Conforto) e quatro de suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag).

Suspensão do Mustang GT Performance

Destaque para a impressionante eficiência do sistema de suspensão adaptativa MagneRide, que mantém sempre o Mustangão na mão, sem nenhum tipo de susto ou surpresas desagradáveis, e com um conforto que surpreende para um esportivo.

Se o motorista quiser som para a “adrenalina”, ele pode acionar quatro modos de escapamento (Normal, Esportivo, Pista e Silencioso). Se quiser fazer fumaça, então ele pode usar o Line Lock – Sistema de pré-aquecimento dos pneus traseiros.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-14.jpg
Debaixo do capô do Mustang GT Performance, está o Coyote V8 5.0 de 488cv de potência – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, 32 válvulas, 5.037cm³ de cilindrada, com injeção direta e indireta de gasolina, dupla admissão, que gera potência de 488cv a 7.250rpm e torque de 57,5kgfm a 5.000rpm

Transmissão – Tração traseira (com diferencial autoblocante) e câmbio automático de 10 marchas

Direção – Assistência elétrica

Diâmetro de giro – 12,2 metros

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink

Dimensões – Comprimento, 4,81m; largura, 1,95m; altura, 1,39m; e entre-eixos, 2,71m

Altura mínima do solo – 14,4cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/40 ZR19 na dianteira e 275/40 ZR19 na traseira

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 334 quilos

Porta-malas – 382 litros

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.836 quilos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Ford-Mustang-GT-15-1024x492.jpg
As rodas de 19 polegadas do Mustang GT Performance deixam à mostra os grandes discos de freio – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Três modos de condução (Normal, Esportivo e Conforto), quatro modos de escapamento (Normal, Esportivo, Pista e Silencioso), quatro modos de suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag), cinco modos de condução base (Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag), seis modos customizáveis (combinações personalizadas dos modos de condução base), escapamento duplo com 4 ponteiras cromadas e ajuste de válvula ativo, freio de estacionamento de alta performance – Drift Brake, freios de alta performance BREMBO, Line Lock – Sistema de pré-aquecimento dos pneus traseiros, suspensão adaptativa MagneRide, Track Apps – métricas de desempenho, cronometragens e frenagens, transmissão automática de 10 velocidades com trocas de marchas manuais no volante, emblema GT Performance traseiro, emblemas laterais 5.0, faróis FULL LED, lanternas FULL LED, luz de aproximação com a projeção do emblema do Mustang, soleiras das portas iluminadas e com emblemas Mustang, spoiler traseiro na cor do veículo, ajuste de altura e profundidade do volante, banco traseiro rebatível, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados com ajustes elétricos, bancos parcialmente revestidos em couro com costuras contrastantes, iluminação interna ambiente configurável, painel de instrumentos digital e tela touch screen integrados, volante aquecido e revestido em couro, sete airbags (dianteitos, laterais dianteitos, cortinas e joelho do passageiro), alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma (AEB) com detecção de pedestre/ciclista, assistente de Partida em Rampas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de manobras evasivas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, farol alto automático, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, luzes de condução diurna, controle automático de velocidade adaptativo com Stop & Go, Pothole Mitigation – detecção automática de buracos, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, ar-condicionado automático digital de duas zonas, câmera de ré, carregador de celular por indução, painel de Instrumentos digital de 12.4 polegadas, sensores traseiro de estacionamento, sistema multimídia SYNC4 (Android Auto e Apple CarPlay) com tela de 13,2 polegadas, B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen com 11 alto-falantes e 01 subwoofer, comandos de áudio e voz no volante, entradas USB tipo A e tipo C, GPS Embarcado, agendamento de serviços na rede autorizada, alerta de acionamento do alarme no celular, alertas de funcionamento do veículo, partida remota agendada, partida remota com acionamento do ar condicionado, sistema de localização do veículo no celular, status de pressão dos pneus, status remoto do veículo (nível da bateria de combustível, hodômetro, autonomia etc.) e travamento e destravamento remoto do veículo.

Preço – R$ 529.000,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.