Mustang das homenagens

Ford Mustang

Está aberta a lista de espera para quem quiser ter um Mustang na garagem. Basta ter R$ 500 mil na conta bancária e esperar até junho, quando as concessionárias Ford do Brasil começam a receber as primeiras unidades da versão Mach 1. O anúncio da sua chegada ao Brasil coincide com o aniversário de 57 anos de um dos ícones da indústria mundial.

Ford Mustang lateral
Mach 1 tem rodas aro 19 polegadas com acabamento brilhante (Ford/Divulgação)

O modelo presta homenagem a diversos outros Mustangs produzidos no mundo. Seu interior lembra o de versões históricas, como o Mach 1 original dos anos 1960, com detalhes e laranja nos assentos.

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Várias peças remetem aos icônicos Bullitt e Shelby GT350, incluindo sistema de arrefecimento do diferencial traseiro e radiador da transmissão. Além disso, o novo aerofólio, o difusor com recortes triangulares e as quatro ponteiras de escapamento integradas na traseira são componentes trazidos do Shelby GT500.

Mustang dianteira
Faixa preta com friso colorido destaca o capô (Foto: Ford/Divulgação)
Mustang traseira
Lanternas são interligadas por uma faixa (Foto: Ford/Divulgação)

Veoitão

Mas o que interessa muito aos amantes do Mustang está sob o capô. É um V8 5.0 litros que desenvolve 483 cv de potência e 56,69 kgfm de torque. O resultado de tanto poder é uma aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. Só não vai mais porque ela é limitada eletronicamente.

Motor V8 do Mustang
Motor 5.0 V8 gera 483 cv de potência (Foto: Ford/Divulgação)

O primeiro Mach 1 foi lançado em 1969, com a proposta de fazer uma ponte entre o Mustang GT e o Shelby. Segundo a Ford, o desempenho já nasceu incorporado ao seu nome – que é a medida padrão da velocidade do som (1.235 km/h).

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Em seu ano de estreia, ele estabeleceu 295 recordes de velocidade e resistência. Teve duas atualizações em 1974 e 2003 e volta agora, 17 anos depois, como modelo 2021.

O Mach 1 tem novo conversor de torque, com trocas mais rápidas, e componentes de alta performance. Já a suspensão adaptativa MagneRide, com fluido eletromagnético viscoso, conta com uma calibração especial que busca aumentar a performance na pista.

Segurança extra

A segurança é considerada ponto forte deste esportivo. Por isso, vem com freios dianteiros Brembo de 15 polegadas com pinças de alumínio, seis pistões de 36 mm e pastilhas desenvolvidas para as pistas.

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No aspecto segurança autônoma vem com com alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de fadiga; oito airbags (frontais, de cortina, joelhos e tórax); controle eletrônico de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; câmera de ré com sensor de estacionamento; farol alto automático; e sensor de chuva e monitoramento individual de pressão dos pneus.

Referências históricas

Externamente, o Mustang Mach 1 é cheio de referências históricas. Veja quais são alguns detalhes:

  • Faixa preta com friso colorido no capô e nas laterais;
  • Nova grade com o emblema do cavalo ao centro e dois grafismos redondos;
  • Novo difusor inferior e duas entradas de ar laterais para suprir os novos radiadores no para-choque;
  • Rodas aro 19 polegadas com acabamento brilhante;
  • Pneus 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira;
  • Aerofólio traseiro de perfil discreto;
  • Difusor com recortes triangulares;
  • Lanternas interligadas por uma faixa preta, com a assinatura Mach 1 ao centro;
  • Oito combinações de cores;

Conteúdos

O interior deste Mustang também tem itens especiais. Confira quais:

  • Central multimídia SYNC 3 com navegação e comando de voz (permite fazer e receber ligações sem tirar a mão do volante);
  • Placa afixada no painel com o número de identificação de cada veículo;
  • Cabine em estilo cockpit;
  • Bancos com recortes horizontais e um detalhe de cor contrastante no encosto – laranja na versão cinza Dover e em tom claro nas demais;
  • Revestimento em couro perfurado;
  • Soleira das portas com assinatura “Mach 1”;
  • Luz de aproximação dos retrovisores externos com a projeção do ícone do cavalo no chão;
  • Painel de instrumentos digital de 12 polegadas.

Texto: Luís Otávio Pires

Mustang em movimento
Foto: Ford/Divulgação

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