Um evento que reuniu mais de 650 pessoas das comunidades quilombolas de Ribeirão, Rodrigues, Sapé e Marinhos; recebeu mais de 500 turistas, abriu espaço para a exposição e venda de artesanatos com quatro barracas, sendo uma de cada quilombo; ofereceu seis barracas de variada gastronomia, um trailer com seis rótulos diferentes de cerveja e um carrinho de churros; e promoveu a participação de 50 alunos de percussão do Projeto Batucabrum, com 12 artistas quilombolas, 4 professores de música e um professor. Mas, acima de tudo isso, o “MotoFest nos Quilombos de Brumadinho” abriu o sorriso no rosto de quase 200 crianças com entrega de presentes por Papai Noel, distribuição de cachorros quentes e refrigerantes, um parquinho de plástico, a pintura com grafite de um muro e as brincadeiras dos palhaços Patati e Patatá e do Teco Perna de Pau.
Realizado no dia 16 de dezembro, de 11h às 20h, no Quilombo de Ribeirão, na quadra em frente à igrejinha, o “Moto Fest nos Quilombos de Brumadinho”, que foi organizado pelo Vem pro Ride e teve o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Rota Capitão Senra e da Rota Milwaukee, também trouxe trabalho para 30 pessoas das quatro comunidades nas seis barracas de artesanato e quatro de gastronomia e na poda e limpeza do local, antes durante e depois do evento, além do trabalho realizado por cinco técnicos de som e luz e pelas apresentações dos 22 músicos das bandas convidadas.
Para alegria da criançada, Papai Noel chegou ao evento em grande estilo, ou seja, na garupa de uma moto Harley-Davidson, em um comboio organizado especialmente pelo pessoal do Vem pro Ride para a galera das duas rodas, que saiu da Milwaukee BH Motorcycles, que fica na rua Paulo Freire de Araújo, 380, no bairro Estoril.
O ride faz parte do “Natal Solidário dos quilombos de Brumadinho”, também promovido pelo pessoal do Vem pro Ride, que já está em sua quarta edição e que começou na pandemia de Covid 19 em 2020 levando presentes para as Crianças do Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira, quando não tinha escola e nem correio para apadrinhar as cartinhas das crianças. Foram mais de 300 motos presentes no evento.
A programação musical do “MotoFest nos Quilombos de Brumadinho” incluiu apresentações de diversas bandas, entre elas a MP3, grupo formado apenas por mulheres de Casa Branca, com o melhor do rock nacional e da MPB; o Projeto Batucabrum (percussão e Coral), a Banda Soul Much Blues, que tocou músicas de Tim Maia; e do cantor e compositor Márcio Nagô, nascido e criado em Brumadinho, com composições próprias inspiradas nas belezas da região. O evento também foi palco para a apresentação de músicas e danças afro-brasileiras. O Coral Pérolas Negras e o cantor William Witer, que faz muito sucesso na região.
Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o “Motofest nos Quilombos de Brumadinho” é um evento que busca o resgate e a valorização da história, da cultura, da luta e das tradições dos quilombos, que se manifestam na música, na dança, na religião, na culinária e na arte. Minas é o terceiro Estado com maior concentração de comunidades quilombolas no país, atrás apenas da Bahia e do Maranhão.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)