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Aquela admirável tecnologia e sofisticação dos carros da famosa marca alemã da estrela de três pontas, mas que não tem aquele ronco característico de um motor a combustão, mas sim um motor elétrico de 190cv de potência e 38,2 quilos de torque. Assim pode ser definido o Mercedes-Benz EQA 250, um SUV 100% elétrico que mantém a boa performance e consumo dos modelos a combustão aliado ao bom nível de conforto e segurança e ao padrão refinado de acabamento dos carros da marca.

Como em todo elétrico, a grade do Mercedes-Benz EQA 250 é fechada – Foto: Eduardo Aquino

Desenvolvido sobre a plataforma do GLA pela divisão de veículos elétricos da montadora alemã, batizada de Mercedes-Benz EQ, o EQA 250 é o modelo movido somente a eletricidade mais acessível da marca da estrela de três pontas no Brasil.

O Mercedes-Benz EQA 250 tem rodas bonitas e elegantes – Foto: Eduardo Aquino

Espaço interno do MB EQA 250

Com uma boa distância entre eixos, de 2,72m (a mesma do GLA), e largura de 1,83m, o espaço interno acomoda quatro adultos e uma criança com conforto. O comprimento é de 4,47m e a altura é de 1,62m. Já o porta-malas (de 340 litros) é menos generoso.

Lanternas traseiras do Mercedes-Benz EQA 250 são ligadas por um feixe luminoso – Foto: Eduardo Aquino

Elegância e esportividade

As linhas externas do SUV misturam elegância e esportividade, com destaque para a grade dianteira fechada em black piano, as rodas de 19 polegadas com acabamento mais sóbrio e as lanternas traseiras “unidas” por uma faixa de LED.

Painel e tela do multimídia do Mercedes-Benz EQA 250 são quase ligados – Foto: Eduardo Aquino

Acabamento premium

O modelo mantém o acabamento premium dos MB, com bancos, painéis de porta em couro e materiais nobres e teto na cor preta. Destaque também para as telas digitais do multimídia de 10,2 polegadas e do quadro de instrumentos, de 10 polegadas.

Acabamento interno sofisticado do Mercedes-Benz EQA 250 – Foto: Eduardo Aquino

Itens do Mercedes-Benz EQA 250

Na lista de equipamentos, estão itens de condução semi-autônoma, controle de velocidade adaptativo, assistentes ativo de direção, frenagem e de ponto cego; controle de tráfego cruzado traseiro e assistente de aviso de desembarque.

No porta-malas do Mercedes-Benz EQA 250 cabem 340 litros – Foto: Eduardo Aquino

Fôlego elétrico

No teste, foi possível sentir todo o fôlego imediato do motor de 190cv de potência e de 39,2kgfm, proporcionando boas acelerações (0 a 100km/h em 8,6 segundos) e retomadas de velocidade para um carro que pesa mais de duas toneladas.

Banco traseiro em couro de alto padrão do Mercedes-Benz EQA 250 – Foto: Eduardo Aquino

Quatro modos de condução

O motorista pode escolher entre quatro modos de condução: Individual (pode personalizar direção, aceleração e tração), Sport (pé embaixo), Comfort (mais equilibrado) e Eco (desempenho é mais limitado, assim como a função do ar-condicionado).

Lanternas traseiras do Mercedes-Benz EQA 250 são ligadas por um feixe luminoso – Foto: Eduardo Aquino

Se o condutor estiver em uma situação na qual a carga da bateria está muito baixa, ele pode, em vez de acionar o modo “D” normal, que proporciona uma frenagem normal, pode acionar o “D-“, que possibilita uma regeneração de carga maior.

Em vez de estepe, o Mercedes-Benz EQA 250 tem kit de reparo – Foto: Eduardo Aquino

Autonomia

De acordo com a Mercedes-Benz, a autonomia do EQA é de 496 quilômetros com uma carga pelo padrão WLTP. Mas, mesmo numa tocada normal, a autonomia é um pouco menor e cai bem caso se abuse de acelerador e do ar-condicionado.

O motor elétrico do Mercedes-Benz EQA 250 gera 190cv de potência – Foto: Eduardo Aquino

Como em todo elétrico, o tempo de recarga da bateria vai depender do carregador. Segundo a montadora, em uma estação de carga rápida (de 112Kw), o motorista consegue 80% da carga em cerca de 30 minutos.

Texto e fotos – Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Elétrico assíncrono, que gera 190cv de potência e 38,2kgfm de torque

Transmissão – Câmbio automático de uma marcha

Bateria – Íons de lítio de 69,7kWh, sendo 66,5kWh efetivos

Autonomia – 382 quilômetros (urbano) e 412 quilômetros (rodoviário)

Consumo – 5,8kWh/km (urbano) e 6,2kWh/km (rodoviário)

Tipo de tomada – Type 2 (AC) / CCS -Combo (DC)

Dimensões – Comprimento, 4,46m; largura, 1,83m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,72m

Porta-malas – 340 litros

Peso – 2.470 quilos

Preço – R$ 373.900,00

Aceleração de 0 a 100km/h – 8,6 segundos

Velocidade máxima – 160km/h

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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