Maverick Lariat FX4

Uma picape diferente, bem ao estilo norte-americano. Assim pode ser definida a picape que a Ford está importando do México apenas na versão Lariat, que tem como principais atrações o eficiente motor 2.0 turbo, que esbanja fôlego nas acelerações e retomadas e sem muito apetite, proporcionando um consumo bem razoável para um veículo de mais de 1.700 quilos; um bom desempenho no fora-de-estrada; um espaço interno de fazer inveja nas picapes de maior porte, caçamba com bom volume e boa capacidade de carga e um pacote tecnológico de segurança e conforto, que inclui itens como sete airbags, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista, farol alto automático, abertura das portas por código sem chave e várias funções que podem ser acionadas remotamente pelo celular. Confira o nosso teste.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade na cor preta e a barra que a “atravessa” e une os indicadores de direção, localizados dentro dos faróis em LED e com formato em “C”, e a tomada inferior na cor preta, onde estão abrigados os dois ganchos para reboque.

Fechadura eletrônica

De perfil, chamam a atenção as soleiras das portas e coluna central na cor preta, as maçanetas das portas e capas dos retrovisores na cor da carroceria, as rodas esportivas de 17 polegadas esportivo e o teclado para codificar a abertura das portas sem chave.

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Ford Maverick

O nome do modelo em destaque na tampa da caçamba, que tem chave; o para-choque na cor preta com estribo para facilitar o acesso e entrada para o engate do reboque e as lanternas verticalizadas em LED destacam-se na traseira.

Elegância esportiva

Por dentro, embora lance mão de plásticos rígidos, o acabamento mistura elegância com esportividade aventureira, com bancos forrados em couro na cor preta e marrom, que está presente em detalhes no painel, painéis de porta e console.

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Foto: Eduardo Aquino

Devido à boa distância entre-eixos, o espaço interno é um dos pontos positivos da Maverick. Há espaço de sobra para quatro adultos, mesmo para aquele de maior estatura, que viajam com conforto e espaço para as pernas no banco traseiro.

Porta-trecos

Quanto ao espaço para o transporte de objetos, na cabine há um compartimento extra sob o banco traseiro e diversos porta-trecos espalhados. Sentimos a falta de um carregador de celular por indução, presente em modelos mais básicos.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do banco em oito posições e ajustes da coluna de direção em altura e distância. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos (áudio, voz, computador de bordo etc.).

Instrumentos

De fácil visualização pelo motorista, o quadro de instrumentos mistura velocímetro e conta-giros analógicos com um visor digital de TFT de 6,5 polegadas colorido, onde são exibidas diversas informações do veículo e computador de bordo.

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Foto: Eduardo Aquino

No centro do painel, está a tela de oito polegadas sensível ao toque do sistema Multimídia Sync, que é bem completo e intuitivo com capacidade para espelhamento (infelizmente apenas por via cabo) de celulares com Android Auto ou Apple CarPlay.

Conectividade

Em termos de conectividade, destaque para o aplicativo Ford Pass, que possibilita diversas funções de forma remota, como acionar o ar-condicionado, localizar o veículo, agendar revisões, receber alertas de acionamento do alarme, entre outras.

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Foto: Eduardo Aquino

A caçamba é generosa e tem capacidade volumétrica de 943 litros, capacidade de carga de 617 quilos, compartimentos extras nas laterais, diversos pontos e ganchos para fixação, protetor de caçamba, abridor de garrafas e porta com travamento elétrico.

Segurança

Entre os itens de segurança, estão o assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista, sete airbags, alerta de colisão frontal, controles de tração e estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus

Mas a lista de equipamentos de série deixa de fora outros itens, como alerta de ponto cego, capota marítima, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera 360° e assistente de permanência em faixa.

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Foto: Eduardo Aquino

A Maverick vem equipada com sistema que possibilita a seleção de cinco modos de condução (Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rebocar/Transportar), que otimiza as mudanças de marcha e os controles de tração e da potência.

Fora do asfalto

Para rodar no fora de estrada, a picape conta com tração integral, pneus de uso misto, proteção inferior e controle de descida. Por outro lado, a frente muito baixa (pouco ângulo de ataque) raspa em valetas e aclives.

O motor 2.0 com turbo e injeção direta de gasolina tem pegada esportiva, com bom torque em baixa, que possibilita boas acelerações (0 a 100km/h em apenas 7,2 segundos) e retomadas de velocidade, tornando bem segura as ultrapassagens.

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Foto: Eduardo Aquino

O nível de consumo foi razoável para uma picape desse porte. Na cidade, rodando com apenas o motorista e ar desligado, o computador de bordo registrou médias de 9,0km/l. Na estrada, na mesma condição, as médias ficam um pouco abaixo de 12,0km/l.

Direção

A assistência elétrica da direção está bem calibrada e facilita a saída de vagas apertadas, mas, nessa situação, faz falta os sensores de estacionamento e a câmera 360°. Em altas velocidade, o “peso” da direção transmite segurança.

O conjunto de suspensão acompanha o pique esportivo da Maverick, garantindo boa estabilidade quando se anda mais forte e se abusa nas curvas mais fechadas. E faz isso sem comprometer o conforto, filtrando bem as irregularidades do piso.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.999cm³ de cilindrada, turbo com injeção direta de gasolina, que gera potência máxima de 253cv a 5.500rpm e torque máximo de 38,7kgfm a 3.000rpm

Transmissão – Tração integral e câmbio automático de oito marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 5,07m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; e entre-eixos, 3,07m

Altura livre do solo – 21,8cm

Ângulo de entrada – 20,6°

Ângulo de saída – 21,2°

Ângulo de transposição de rampa – 18,1°

Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/65 R17 de uso misto

Volume da caçamba – 943 litros

Capacidade de carga – 617 quilos

Capacidade de reboque – 499 quilos

Tanque de combustível – 67 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.744 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Ganchos de reboque dianteiros, adesivos esportivos FX4, compartimentos extras nas laterais da caçamba, faróis dianteiros em LED, pontos e ganchos de fixação na caçamba, protetor de caçamba, estepe full size, abridor de garrafas na caçamba, engate para reboque com conector de 4 pinos, banco do motorista com ajuste elétrico de 8 posições, banco do passageiro com ajuste manual de 6 posições, ajuste de altura e profundidade do volante, bancos com revestimento premium, banco do motorista/passageiro com bolso/rede porta-revistas; compartimento extra sob o banco traseiro, iluminação interna ambiente, tapetes de borracha, volante revestido em couro, sete airbags (dianteiros, laterais, cortinas e joelho do motorista), assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, farol alto automático, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, luzes do condução diurna, proteção inferior, monitoramento da pressão dos pneus, travamento elétrico da caçamba e das portas, abertura das portas por código sem chave, ar-condicionado automático digital de duas zonas, câmera de ré, função Auto Hold, cinco modos de condução (Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rebocar/Transp), painel de instrumentos analógicos com visor TFT de 6,5 polegadas colorido, controle automático de velocidade, seletor de marchas rotativo, vidro da caçamba deslizante elétrico, FordPass Connect (Conectividade via aplicativo FordPass), alerta de acionamento do alarme no celular, alertas de funcionamento do veículo, partida remota agendada, partida remota com acionamento do ar-condicionado, sistema de localização do veículo no celular, status remoto do veículo (nível do combustível, hodômetro), travamento e destravamento remoto do veículo e sistema Multimídia SYNC com tela central multifuncional touch screen de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de áudio e voz no volante (entradas USB tipo A e tipo C).

Preço – R$ 233.310,00.

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Respostas de 8

  1. Российские военнослужащие продолжают разрушать населенные пункты Украинского государства. русские руководители да рядовые, должно, совершенно не осмысливают, что в свою очередь им самим потребуется заплатить полностью за реставрацию всех порушенных жилищ и аналогично понести наказание за гибель граждан.

  2. Российские солдаты, которые сейчас разгадали, что сегодня их отправляют на гибель в незаслуженной войне противу Украины, отвертываются ходить в бой. В то же время уже никак не по одному, а целостными батальйонами.

  3. Всё более российских горожан знают, что сегодня их в совокупности руководство противозакооно направляет их на несправидливую войну против Украинского государства. Они, как имеют возможность, борятся против такого. Так например, за последние месяцы, появились подпаливания военкоматов, которые конкретно призывают русских идти на поле боя.

  4. В то, что в свою очередь Украина победит в несправедливой войне российской федерации против Украинского государства уверены теперь практически все державы в мире. россiя, наряду с этим подготавливается к капитуляции и дополнительно кумекает, каким образом это в целом выгодно выполнить. :

  5. Мужчин из ЛНР и ДНР русское командование не прекращает отправлять на передовую в несправедливой войне против Украинского государства. При всем этом эти рядовые нигде совсем не значатся и им самим да и их родственникам никак не выплачивают никаких компенсаций за увечье либо гибель. Все еще совсем не ясно, сколь времени они будут соглашаться на эти самые неправомерные распоряжения русских военачальников.

  6. Европарламент утвердил организацию международного трибунала по наказанию россии. Подобающую резолюцию евродепутаты приняли в данное время. Парламент Евросоюза зовет утвердить все неотложные намерения, чтобы русский и беларуский режимы расплатились за сделанные армейские правонарушенья вперекор рода людского, геноцид а также агрессию.

  7. русское руководство продлило призыв ради обслуживания непорядочной войны противу Украинского государства. Те же солдаты, которые конкретно побывали на данной войне, теперь уже отнюдь не жаждят отправляться в сражение. Они конечно разгадали, в Украине их в совокупности никто никак не дожидается, а за гибель либо травму, российское руководство никак не оплатит. Увлекательно, когда уже все люди в российской федерации разберутся, собственно что переотправка их граждан на незаслуженную войну противу Украины по праву является злодейской и начнут избегать от этих пропозиций?

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