O mercado norte-americano é conhecido pelo domínio das pick-ups, que ocupam sempre os primeiros lugares nas vendas. E esse mercado, assim como vem acontecendo em todo o mundo, começa a ser invadido por modelos movidos a eletricidade.
No ano passado, a Tesla apresentou a Ciber Truck, a Ford anunciou a F-150 movida a eletricidade, a Hummer desvendou uma pick-up elétrica e a fabricante Atlis trouxe a inovadora picape XT, que tem três opções de bateria, com diferentes autonomias, sendo a maior de 800 quilômetros.
Confira o vídeo do Chevrolet Bolt EV, outro produto elétrico da marca já à venda no Brasil:
A General Motors, na última semana, anunciou a produção de uma versão elétrica da pick-up Silverado, o modelo mais vendido da marca nos Estados Unidos. Com esse e outros lançamentos, a GM pretende liderar o segmento de veículos elétricos na América do Norte até meados desta década.
Para isso, está investindo US$ 27 bilhões no desenvolvimento de veículos elétricos e na renovação completa de uma fábrica em Detroit (EUA) voltada para a produção de veículos de zero emissão. A meta é comercializar mais de 1 milhão dos elétricos até 2025 pelo mundo.
Várias opções
A ação mostra como as montadoras em todo o mundo estão apostando suas fichas no desenvolvimento de modelos elétricos, desde compactos até ônibus e caminhões, passando pelas pick-ups que dominam o mercado norte-americano e que também têm um mercado cativo no Brasil.
Aqui, já temos várias opções de compactos, sedãs, esportivos e até ônibus e caminhão elétrico, mas, por enquanto, apenas uma opção de pick-up, da chinesa Jac Motors, com autonomia declarada de 300 quilômetros com um carga completa e preço de R$ 300 mil.
Leia mais: O teste do Volvo XC 40 Híbrido
A Chevrolet Silverado elétrica será produzida na Factory Zero, em Detroit (EUA), junto com a GMC Hummer EV, segundo garante o presidente global da companhia, Mark Reuss.
Segundo a empresa, a criação da plataforma Ultium, específica para EVs, além de ferramentas de desenvolvimento virtual, estão contribuindo para a redução do período de desenvolvimento de novos produtos quase pela metade, ou apenas 26 meses.
Autonomia
A versão elétrica da Silverado está sendo projetada desde o início para ser um legítimo EV. A previsão é que o produto supere os 640 quilômetros de autonomia com carga total das baterias quando chegar ao mercado.
Já o EV SUV representa o próximo capítulo desta fase eletrificada do Hummer, que começou recentemente com a apresentação de uma super pick-up com início de produção programada para o fim deste ano.
O SUV chegará depois para ser mais uma opção, permitindo ao consumidor escolher qual modelo mais combina com o seu estilo de vida, sem abrir mão da extraordinária capacidade de superar obstáculos e de viajar num veículo zero emissão.
Leia mais: Como o Onix Midnight se saiu na avaliação
O Hummer elétrico possui até três unidades de propulsão que, juntas, ultrapassam os 840 cv de potência e permitem ao veículo arrancar de 0-100 km/h em cerca 3,5 segundos, de acordo com estimativas.
Ele oferece ainda funcionalidades como o modo Crabwalk para esterçamento das quatro rodas em manobras. Possui também o Super Cruise para condução autônoma em estradas, além de um gerador próprio capaz de alimentar desde eletrônicos até outros EVs.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraaibh/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh
Uma resposta