Lobo em pele de lobo

Ao contrário de algumas versões esportivas, que ganham apenas uma maquiagem em relação à versão normal, a série limitada (a 1.500 unidades) RS Racing Spirit do Sandero não fica apenas na aparência, pois o motor 2.0 aliado ao baixo peso do carro garante uma performance que agrada a quem gosta mais do pedal da direita.

 

Na frente, destaca-se a faixa vermelha no contorno inferior do para-choque
Na frente, destaca-se a faixa vermelha no contorno inferior do para-choque

 

Desenvolvida pela Renault Sport Cars, em conjunto com as equipes do estúdio Renault Design América Latina e do centro Renault Tecnologia Américas, a série especial preserva a mesma mecânica da versão na qual se baseou: motor 2.0 flex, que gera potências de 145cv (gasolina) e 150cv (etanol), associado a um câmbio manual de seis velocidades com relações mais curtas. A suspensão continua a mesma, embora a altura do solo tenha sido reduzida em função dos novos pneus 205/45 R17 Michelin Pilot Sport 4, de perfil mais baixo.

 

O vermelho também se destaca nas laterais: nas faixas com o nome da série, nas capas dos retrovisores e nas pinças de freio
O vermelho também se destaca nas laterais: nas faixas com o nome da série, nas capas dos retrovisores e nas pinças de freio

 

Na prática, trata-se de um hatch para quem curte uma tocada mais esportiva, pois tem uma boa relação peso (1.161 kg) / potência (150cv). As reações ao acelerador são rápidas. Rodamos com etanol no tanque e a tecla Sport acionada e, tanto as acelerações quanto as retomadas de velocidades, são estimulantes. As relações curtas e os engates precisos do câmbio também ajudam a manter o bom fôlego. Com reações bem diretas, a direção de assistência eletro-hidráulica também está em sintonia com o conjunto.

 

Na traseira, defletor de ar no teto, extrator de ar na cor vermelha e saída dupla de escape
Na traseira, defletor de ar no teto, extrator de ar na cor vermelha e saída dupla de escape

 

Mesmo usando a tecla Sport+, que desliga os controles de tração e estabilidade, a suspensão garante que o motorista abuse um pouco mesmo naquelas curvas bem fechadas e de piso irregular. Por outro lado, o conforto fica um pouco prejudicado, principalmente quando se roda em asfalto com ondulações. Os modos Sports mudam o ronco do 2.0, que passa a emitir um som que agrada aos ouvidos de quem gosta de “sentir” o barulho da aceleração. Também se destacam os freios, que param o Sandero esportivo com muita eficiência e equilíbrio.

 

Por dentro, pedaleira esportiva e vermelho no aro do velocímetro,volante e forração dos bancos
Por dentro, pedaleira esportiva e vermelho no aro do velocímetro, volante e forração dos bancos

 

Por fora, o Sandero Racing Spirit se estaque pelas pinças de freio e a parte central pintadas em vermelho, cor que também está presente no contorno inferior do para-choque específico com desenho das lâminas em estilo F1, espelhos retrovisores, difusor e nova faixa lateral com a inscrição “Racing Spirit”. No interior, chamam a atenção uma placa numerada, localizada perto do câmbio, identifica o número de série da edição Racing Spirit, o teto na cor preta e o vermelho presente nos aros dos difusores de ar laterais, no contorno do velocímetro e nas costuras e faixas dos bancos.

 

O motor é o mesmo 2.0 da versão RS, que gera 145cv com gasolina e 150cv com etanol
O motor é o mesmo 2.0 da versão RS, que gera 145cv com gasolina e 150cv com etanol

 

Em termos de equipamento, a série Racing Spirit traz de fábrica controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), assistente de arrancada em subidas (HSA), faróis de rodagem diurna (DRL) de LED, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco do motorista regulável em altura, piloto automático (controlador e limitador de velocidade), sensores de estacionamento e sistema Media NAV Evolution, com a central multimídia integrada ao painel com tela de 7 polegadas do tipo touchscreen.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Faltam cinto de três pontos e apoio de cabeça para quem senta no meio do banco traseiro
Faltam cinto de três pontos e apoio de cabeça para quem senta no meio do banco traseiro

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros, 1.998cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que rende potências de 145cv (gasolina) e 150cv (etanol), ambas a 5.750rpm; e torques de 20,2kgfm (gasolina) e 20,9kgfm (etanol), ambos a 4.000 rpm

Câmbio – Tração dianteira, com câmbio manual de seis velocidades

Suspensão – Tipo McPherson, com triângulos inferiores, na dianteira; e rodas semi-independentes na traseira

Dimensões – Comprimento, 4,06m; largura, 1,73m; altura, 1,49m; e entre-eixos, 2,59m

Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Direção – Com assistência eletro-hidráulica

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 320 litros

Peso – 1.161 quilos

Preço – R$ 66.400

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh

 

 

Últimas postagens

Teste
Da Redação

Novo Peugeot 2008

A Peugeot escolheu o Hotel Vila Galé, em Alagoas, para o lançamento da nova geração do SUV 2008, que chega ao mercado esta semana em

Leia mais »
plugins premium WordPress