Andamos na versão do pequeno SUV da Renault que é ao mesmo tempo a versão aventureira e a opção topo de linha do modelo. Além da reestilização pela qual o Kwid passou recentemente, que deixou o carro mais moderno e com a aparência mais sofisticada, a versão Outsider traz a roupagem de aventura, com coberturas plásticas nos para-lamas, para-choque traseiro na cor preta e altura do solo um pouco elevada. Destaque para o motor, que ganhou um pouco mais de potência e torque e para o pacote de equipamentos, que inclui controle de estabilidade, quatro airbags, monitoramento da pressão dos pneus e o novo sistema multimídia, com uma tela maior, de oito polegadas.
Na frente, destaque para os faróis com luzes diurnas em LED, para-choque mais encorpado e a grade em estilo colmeia, que integra os indicadores de direção, abriga o símbolo da marca e dá um toque mais elegante ao pequeno SUV.
Aventureiro
De perfil, as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas, os bumps na parte de baixo das portas, as capas dos retrovisores também na cor preta, a maior altura do solo e o desenho das rodas de 14 polegadas compõem o visual aventureiro.
Leia mais: Campeonato Brasileiro de Motohabilidade
Na traseira, o novo desenho das lanternas em LED dá um toque de modernidade e de elegância, enquanto o para-choque na cor preta com aplique protetor na cor cinza busca ressaltar o lado aventureiro dessa versão do Kwid.
Bancos exclusivos
Por dentro, a versão Outsider traz bancos revestidos em tecido exclusivo e personalizado e quadro de instrumentos completo com mostradores em LED, que exibem no centro a velocidade e as informações do computador de bordo.
Leia mais: Mercedes C200 AMG Line
Destaque também para a nova central multimídia Media Evolution, que tem tela sensível ao toque de oito polegadas e possibilita espelhamento de smartphone (Android Auto e Apple CarPlay) para uso em diversos aplicativos.
Preto brilhante
Detalhes em preto brilhante no volante, na moldura do painel central, englobando a tela do sistema multimídia, comandos elétricos dos vidros, travamento das portas e aquecimento do vidro traseiro, dá um toque mais elegante ao interior.
Leia mais: Nova picape Nissan Frontier
O espaço interno do Kwid é razoável para um carro com vocação urbana e acomoda quatro adultos com certo conforto. O porta-malas (de 290 litros) tem capacidade dos hatchs pequenos e o rebatimento do banco traseiro ajuda a melhorar a capacidade.
Segurança
O pacote de segurança da opção Outsider inclui quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade, dois pontos de Isofix (para fixar cadeiras infantis) no banco traseiro e monitoramento da pressão dos pneus.
Leia mais: Compass Longitude T270
Para ajudar na tarefa de condução, o motorista conta com assistente de partida em rampa e a boa calibragem da assistência elétrica da direção que, associada à câmera de ré, ajudam nas manobras para entrar e sair de vagas apertadas.
Posição de dirigir
O volante tem boa pega, mas não abriga nenhum comando. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o condutor conta apenas com a regulagem de altura do banco, já que a coluna de direção não regula em altura e distância.
Leia mais: VW Taos Comfortline
O Kwid Outsider não é um modelo voltado para o uso fora do asfalto, mas a boa altura do solo (18,5cm) e os bons ângulos de ataque (24,1°) e de saída (41,7°) ajudam a rodar por pisos esburacados, quebra-molas altos e estradas de terra.
Motor
Com alteração no sensor de fase do comando de válvulas e recalibragem da central eletrônica, que gerou um pequeno aumento na potência e torque, o motor 1.0 de três cilindros também é um dos destaques do pequeno SUV.
Leia mais: Nissan Leaf em Minas
As mudanças melhoraram um pouco as acelerações e retomadas de velocidade, que não são empolgantes, mas razoáveis para um carro dessa categoria e suficientes para o bom desempenho na sua principal “praia”: o trânsito urbano.
Baixo consumo
Mas o melhor do Kwid é o baixo nível de consumo, que é ajudado pelos pneus de baixa resistência ao rolamento, pelo sistema Start&Stop (que desliga o motor nas paradas) e pelo sistema de regeneração de energia.
Com apenas o motorista a bordo, ar-condicionado desligado e abastecido com apenas gasolina no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 14,6km/l na cidade e de 16km/l na estrada.
O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e macios e as relações de marchas aproveitam bem toda a força do motor, ajudando a ter boa mobilidade no trânsito urbano. O Kwid Outsider conta com indicador de troca de marcha.
Leia mais: Hyundai Creta Ultimate
Apesar da altura maior em relação ao solo, a regulagem da suspensão consegue proporcionar boa estabilidade ao pequeno SUV. O nível de conforto é razoável, com pequena transferência das imperfeições do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, flex, que gera potências de 68cv (gasolina) e de 71cv (etanol) a 5.500rpm e torques de 9,4kgfm (gasolina) e de 10kgfm (etanol) a 4.250rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido
Dimensões – Comprimento, 3,68m; largura, 1,57m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,43m
Altura do solo – 18,5cm
Ângulo de ataque – 24,1°
Ângulo de saída – 41,7°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 14 polegadas, calçadas com pneus 165/70 R14
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 375 quilos
Porta-malas – 290 litros
Tanque – 38 litros
Peso (em ordem de marcha) – 825 quilos
Principais equipamentos – Retrovisores com ajuste elétrico, ar-condicionado, banco rebatível 1/1, apoio de cabeça traseiro central e laterais com ajuste de altura, espelhamento de smartphone, Media Evolution com Android Auto e Apple Carplay, quatro airbags (dois frontais e dois laterais), cintos de segurança traseiros de três pontos, sistema de travamento automático a 6 km/h, dois pontos de Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de partida em rampa (HSA), luzes de circulação diurna em LED (DRL), câmera de ré, direção elétrica, sistema Start&Stop, indicador de troca de marcha, retrovisores na cor preto brilhante, adesivos Outsider nas laterais e rodas de liga de 14 polegadas diamantada Biton e bancos exclusivos Outsider.
Preços – R$ 68.690,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 70.190,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh
Uma resposta
I was excited to discover this website. I want to to thank you for your time for this wonderful read!! I definitely liked every part of it and i also have you book-marked to look at new things on your website.