Andamos na versão mais apimentada do Jetta, equipada com motor 2.0 TSI (turbo e injeção direta) de 230cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas e vestindo um “traje” mais esporte. Com esse conjunto mecânico, o modelo importado do México mostra um fôlego que agrada a quem procura um sedã com pegada esportiva, acelerando de 0 a 100km/h em apenas 6,8 segundos. O pacote tecnológico de segurança e de assistência à condução também merece elogio.
Já que se trata de uma opção esportiva, por que a VW não chamou a versão de GTI? A resposta é que a sigla GTI é utilizada exclusivamente para modelos hatchs ao redor do mundo.
Por outro lado, a nomenclatura GLI (Gran Luxury Injection) nasceu na década de 1980, nos Estados Unidos, como parte da estratégia de esportivos da Volkswagen no mundo, e se refere aos modelos de topo de gama, trazendo o apelo dos modelos GTI à classe mais elegante dos sedãs.
Por fora, a GLI se destaca pelas saias laterais e spoilers, que dão ao sedã uma aparência mais baixa; as rodas de liga de 18 polegadas com estilo dinâmico, calçadas com pneus de perfil mais baixo (225/45 R18); grade dianteira com elementos em formato de colmeia e um friso horizontal na cor vermelha na parte de baixo e uma barra na cor preta na parte de cima, unindo os faróis; faróis Full LED com desenho exclusivo; discreto aerofólio na tampa traseira, saída dupla de escape e pinças de freio dianteiras na cor vermelha.
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Detalhes em vermelho
Já o interior do Jetta GLI é marcado pela predominância da cor escura, presente na forração do teto, colunas, laterais das portas, painel e bancos. O tom escuro deixa em evidência os elementos cromados do volante (o mesmo do GTI, com base reta), capas dos pedais e soleiras de porta; e os detalhes em vermelho, presentes nas costuras do banco, no volante e nos tapetes.
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajustes elétricos do banco, que tem memória, aquecimento e prende bem o corpo do motorista (e isso faz diferenla quando se acelera forte). O espaço interno acomoda bem quatro adultos e uma criança e o porta-malas tem boa capacidade (510 litros).
Dez tonalidades de luz
O pacote de conforto também inclui outros itens interessantes, como ar-condicionado de duas zonas e com saída para o banco traseiro, central multimídia Discovery Media com tela de oito polegadas touchscreen de fácil visualização e operação, com App-Connect e sistema de navegação; iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades e um sistema de som digno de elogio, da Beats, com 300 Watts e amplificador digital de 8 canais.
A lista de itens de segurança é bem ampla, com destaque para os seis airbags, o controle automático de velocidade adaptativo, sistema de Frenagem Pós-Colisão (evita uma segunda batida em caso de acidente), o Front Assist com função City Emergency Brake (freia em baixas velocidades em caso de risco de colisão) e regulagem automática do farol alto (evita a perigosa “guerra dos faróis”).
A pimenta mexicana
Ao rodar com o Jetta GLI, percebe-se facilmente que o “pacote” inspira a acelerar. O sedã reage rapidamente aos comandos do acelerador, o câmbio DSG é rápido nas mudanças (principalmente nas trocas manuais), a direção é bem direta, a suspensão segura bem o ritmo e os grandes discos de freio garantem uma parada rápida.
Por outro lado, o motorista pode, por meio da Seleção do Modo de Direção, passar do “Sport” para uma tocada mais econômica (“Eco”), voltar para os ajustes de fábrica (“Normal”) e fazer o seu próprio ajuste de direção, transmissão e outros assistentes de condução (“Individual”).
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O único opcional é o teto solar panorâmico, que vem acompanhado de duas luzes de leitura na frente. O Jetta GLI está disponível em seis cores: três sólidas (Branco Puro, Cinza Puro e Vermelho Tornado), duas metálicas (Cinza Platinum e Prata Pyrit) e uma perolizada (Preto Mystic).
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1984cm³ de cilindrada, 16V, Turbo com injeção direta e indireta, gasolina, que gera potência de 230cv a 4.700rpm e torque de 35,7kgfm a 1.500rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, multilink
Dimensões – Comprimento, 4,70m; largura, 1,799m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,68m
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R18
Porta-malas – 510 litros
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.432 quilos
Principais equipamentos de série – Rodas de liga de 18 polegadas, retrovisores externos elétricos com função memória e aquecíveis, seis airbags (dois frontais, dois laterais de dos de cortina), controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência, bancos do motorista com ajustes elétricos e memória, bancos dianteiros com aquecimento, ar-condicionado de suas zonas, bloqueio eletrônico do diferencial, saída de ar para o banco traseiro, controles eletrônicos de tração e estabilidade, câmera traseira, farol com regulagem de luz alta “Light Assist”, Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos digital programável (“Active Info Display”), revestimento dos bancos em couro, controle de modos de condução (Normal, Esporte, Eco ou Individual), sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema start/stop, central multimídia Discovery Media (rádio, tela touchscreen de oito polegadas, App-Connect e sistema de navegação), sistema de monitoramento frontal “Front Assist” e sistema de som “BEATS” com sensor de aproximação, comando de voz, seis alto- falantes e entrada SD card.
Preços – R$ 144.990. Com opcionais (teto solar elétrico e duas luzes de leitura na frente) e pintura perolizada, sobe para R$ 151.560.
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