Jeep Wrangler Rubicon

Se tem um veículo que melhor traduz o espírito aventureiro da marca Jeep, com muita, mais muita disposição para encarar o fora-de-estrada, esse veículo chama-se Wrangler Rubicon. Andamos na versão de quatro portas e cinco lugares, que tem portas e teto removíveis, motor 2.0 turbo de 272cv de potência e 40,8kgfmde torque, tração integral, câmbio automático de oito marchas, bloqueio do diferencial, pneus off-road e um grande número de equipamentos e acessórios que garantem uma excelente performance fora do asfalto. Por outro lado, no asfalto o Rubicon deixa um pouco a desejar, principalmente em termos de conforto; e o preço é um pouco salgado quando comparado a outros SUV’s mais sofisticados e que também vão bem no fora de estrada.

Foto: Eduardo Aquino

A linha Wrangler Rubicon representa a marca Jeep no sentido mais aventureiro e encarna tudo aquilo que o público do fora-de-estrada sonha. Rubicon é o nome de uma trilha bastante difícil que fica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Sete barras

A começar pela aparência. Na frente, as sete barras entre os dois faróis redondos com luzes de LED e os para-lamas destacados, que também incorporam luzes de LED, compõem o legítimo DNA de estilo da Jeep.

Leia mais: Chegou o Cinquecento elétrico

Foto: Eduardo Aquino

De perfil, destacam-se as rodas esportivas de 17 polegadas, os pneus para uso no fora de estrada, os para-lamas na cor preta, as portas e tetos removíveis e o nome Rubicon estampado na tampa do capô do motor, que é presa por duas travas nas laterais.

Dependurado na tampa

Na traseira, estão o velho e bom estepe dependurado na tampa, as lanternas quadradas que identificam a marca Jeep, as aberturas individuais do vidro e da tampa e o gancho para reboque em destaque na cor vermelha.

Leia mais: Teste Nissan Kicks Sense

Foto: Eduardo Aquino

Antes de entrar, uma voltinha em torno do Rubicon mostra a sua disposição para sair do asfalto: a boa altura do solo de quase 27cm, os bons ângulos de ataque (43,9°), de saída (37°) e de rampa (22,6°) e a capacidade de afundar na água (imersão de 76cm).

Espaço interno

Para acessar o interior, os estribos ajudam bem devido à altura. O espaço interno acomoda bem quatro adultos, mas os que vão no banco traseiro sofrem com a posição reta do encosto.

Leia mais: O flagra da picape Rubicon

Foto: Eduardo Aquino

O interior também é voltado para a aventura, incluindo desde o revestimento dos bancos em couro de fácil limpeza, os tapetes, os porta-trecos em rede e o piso, que tem pontos de escoamento de água para que possa ser lavado com facilidade.

Removíveis

No porta-malas, há um saco impermeável para armazenar o teto removível e ganchos para fixar cargas espalhados (são seis somente no piso). Um detalhe importante é que a tampa do porta-malas se abre para o lado da calçada, evitando acidentes.

Leia mais: Renault vitamina o Captur

Foto: Eduardo Aquino

Mas nem tudo é espartano no interior do Rubicon, a iluminação interna é por LED e o sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes (distribuídos ao longo da estrutura do teto) e subwoofer no porta-malas tem alta qualidade

Vermelho

Com a cor vermelha no centro, o painel é um capítulo à parte, com destaque para o painel de instrumentos de sete polegadas colorido e configurável, a tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia ao centro e as quatro saídas circulares de ar.

Leia mais: Fiat completa 45 anos

Foto: Eduardo Aquino

Um detalhe ruim é que os comandos dos vidros ficam localizados no centro do painel e desvia um pouco a atenção de quem vai acioná-los. E a posição de dirigir não possibilita uma boa visualização do caminho à frente.

Anticapotamento

O pacote de segurança inclui, entre outros, controles de tração, estabilidade, anticapotamento e de oscilação da carroceria, detector de pontos cegos e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Leia mais: Teste do Argo S-Design

Foto: Eduardo Aquino

O motor 2.0 turbo consegue proporcionar uma boa performance para o Rubicon, que pesa mais de duas toneladas, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade e um torque impressionante em baixas rotações, garantindo agilidade e força nas trilhas.

Bloqueio e desconexão

O câmbio automático de oito marchas tem funcionamento suave. O engate da tração 4×4 é feita por uma alavanca menor. No painel, ficam os comandos dos bloqueios dos diferenciais e desconexão da barra estabilizadora, que transformam os obstáculos do fora-de-estrada em meras diversões.

Leia mais: Teste da Chevrolet Trailblazer 2.8

Foto: Eduardo Aquino

A assistência eletro-hidráulica da direção é bem calibrada tanto para as manobras no fora-de-estrada como para ajudar a sair de vagas mais apertadas, pois a visibilidade dianteira é ruim e não há sensor de estacionamento dianteiro.

Leia mais: Teste do Renegade Moab

Indireta

Por outro lado, a relação mais indireta da direção exige um certo cuidado no asfalto, principalmente nas velocidades mais elevadas.

Com sistema de eixo rígido na dianteira e na traseira, o conjunto de suspensão também é voltado para o bom desempenho fora do asfalto, superando os obstáculos mais difíceis, mas exige atenção do motorista nas curvas mais fechadas no asfalto.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.995cm³ de cilindrada, 16V, gasolina, turbo, que gera 272cv de potência a 5.250rpm e 40,8kgfm de torque a 3.000rpm

Transmissão – Tração integral e câmbio automático de oito marchas, com bloqueio do diferencial

Direção – Assistência eletro-hidráulica

Suspensão – Dianteira, eixo rígido, braços longitudinais, barra Panhard e barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, braços longitudinais, barra Panhard e barra estabilizadora

Dimensões – Comprimento, 4,78m; largura, 1,89m; altura, 1,87m; e entre-eixos, 3,00m

Altura do solo – 26,9cm

Imersão – 76 centímetros

Ângulo de ataque – 43,9°

Ângulo de saída – 37°

Ângulo de rampa – 22,6°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 255/75 R17

Porta-malas – 548 litros

Tanque – 66,2 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.043 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Airbags frontais (de múltiplo estágio), airbags de assento frontal, amortecimento de reboque, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, navegação GPS, painel de instrumentos de sete polegadas colorido e configurável, bancos revestidos em couro, barra de segurança anticapotamento, controle automático de velocidade, barra estabilizadora dianteira com desconexão, porta-malas com tapete, protetores da caixa de transferência e tanque de combustível, câmera de ré, cobertura do teto em material rígido e na cor do veículo, rodas de liga de 17 polegadas com pneus fora de estrada, coluna de direção ajustável em altura e distância, volante multifuncional, sensores de estacionamento traseiro, computador de bordo, sistema de áudio com tela de 8.4 polegadas (Apple Carplay e Android Auto e comando de voz), controles de tração, estabilidade e anticapotamento, sistema de escoamento de água para lavagem interna, detector de pontos cegos, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, diferencial dianteiro e traseiro bloqueáveis Tru-Lok, sisitema de som premium Alpine (nove alto falantes), eixo traseiro diferencial anti-rotação, embalagem para armazenamento do teto removível, soleiras com proteção contra pedras, tapete no compartimento de carga, tapetes Mopar porta-lama, controle de oscilação da carroceria, tomada auxiliar 230V, estepe tamanho normal, tração 4×4 Rock-Trac 4:1 (Active On-Demand), faróis e lanterna traseira de neblina em LED, ganchos para amarração de carga vermelhos, assistente de descida e partidas em rampas), iluminação Interior em LED, Sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e faróis diurnos em LED.

Preço – R$ 453.977.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraaibh/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.