São mais de cinco metros e meio de comprimento, caçamba que acomoda mil litros, capacidade para rebocar mais de três mil quilos, motor V6 3.6 que rende 284cv e um incrível torque de 35,38 quilos, capaz de dar bastante agilidade a uma picape de mais de 2.200 quilos; suspensão independente nos dois eixos e um (já conhecido e consagrado) sistema de tração integral, com bloqueio de diferencial, associado a um câmbio automático de oito marchas. O acabamento segue ao pé da letra a filosofia Jeep, com bagageiros e partes removíveis da carroceria, mas o pacote tecnológico de conforto e segurança é bem recheado, incluindo itens importantes como aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado traseiro e sistema eletrônico anticapotamento. Mas a conta desse incrível pacote chega a meio milhão de reais.
A frente é inconfundivelmente a de um Jeep, com as sete barras da grade frontal, os faróis redondos, o capô preso por fora e o para-choque também separado, onde estão dois ganchos para reboque. A modernidade é ressaltada pelas luzes totalmente em LED.
Origem Rubicon
De perfil, a Gladiator mostra a origem Rubicon no capô, bonitas rodas de liga de 17 polegadas na cor preta, as portas com dobradiças aparentes, um estribo que ajuda bastante no acesso à cabine e para-lamas destacados da carroceria.
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Na traseira, chamam a atenção o nome da marca destacado na tampa da carroceria e as lanternas com lentes escurecidas e luzes totalmente em LED. Destaque também para o para-choque na cor preta, que abriga dois ganchos para reboque.
Removíveis
Um dos grandes baratos do Gladiator, herdado do Wrangler, é a possibilidade de remover portas e teto e rebater o para-brisa. Há ferramentas para a operação e as peças removidas podem ser armazenadas sob o banco traseiro, em caixas com chave.
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O acabamento interno é ao mesmo tempo rústico e sofisticado, com couro nos bancos, volante e portas com costuras aparentes e painel na cor vermelha, em contraste com porta-objetos em rede nas portas e em bolsas no costado dos bancos dianteiros.
Espaço interno
Na cabine, viajam com conforto quatro adultos e uma crianças, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo formato do encosto e do assento. O banco de trás proporciona um bom espaço para as pernas dos ocupantes.
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Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e ajustes da coluna de direção em altura e distância. A posição elevada e o bom tamanho dos retrovisores externos proporcionam uma boa visão em todos os sentidos.
Volante
Revestido em couro com costuras aparentes, o volante tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio, de voz, do computador de bordo (que é bem completo), do telefone e do controle automático de velocidade, que é adaptativo.
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De fácil visualização, o quadro de instrumentos mistura mostradores analógicos (velocímetro e conta-giros) e digitais, projetados em uma tela em alta resolução TFT de sete polegadas que podem ser personalizados.
Multimídia
Com tela sensível de 8,4 polegadas, totalmente integrada ao painel, o sistema multimídia Uconnect tem navegação nativa e conectividade por Apple CarPlay e Android Auto. O sistema é bem completo e fácil de ser operado.
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Outro item bem legal do Jeep Gladiator Rubicon é o sofisticado sistema de som da marca Alpine, que tem subwoofer, amplificador e alto-falante removível (com Bluetooth), que pode tornar um acampamento, por exemplo, bem divertido.
Manobras
Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços reduzidos (um veículo muito comprido e de grande diâmetro de giro), o motorista conta com câmera de ré, boa calibragem da direção elétrica e sensores de estacionamento traseiro.
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Na lista de itens de conforto, destaque para o ar-condicionado digital de duas zonas e para as portas USB dos tipos “A” e “C”. Por outro lado, os comandos elétricos dos vidros ficam posicionados no painel central, em local não muito adequado.
Segurança
No pacote de segurança, destaque para oaviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado traseiro, monitoramento da pressão dos pneus e de pontos cegos, airbags frontais e laterais e sistema eletrônico anticapotamento.
A caçamba conta com capota marítima, iluminação, bolsa impermeável para acomodar bagagens, tampa com três posições, tomada de 230V e ganchos para fixação de cargas na caçamba. Por outro lado, faltam forração e protetor do vidro traseiro.
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Outro ponto fraco da caçamba é a sua capacidade de carga útil (somando os ocupantes e a carga) de apenas 674 quilos e de volume de apenas 1.000 litros. Por outro lado, a tampa da caçamba tem chave e é bem leve e fácil de ser operada.
Tração integral
Com um eficiente sistema de tração integral, com bloqueio de diferencial e reduzida, boa altura do solo, bom ângulo de entrada, boa capacidade de imersão e pneus de uso misto, o desempenho fora do asfalto é fantástico e digno de um Jeep.
Também contribuem para a boa performance fora do asfalto a função off-road+ (para vários terrenos), controle de descida, câmera frontal (mostra o caminho dos pneus) e protetores do cárter, da caixa de transferência, do tanque e da transmissão.
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A única coisa que não ajuda no fora-de-estrada é o ângulo de saída, que é baixo para um veículo com essas dimensões. Em alguns trechos de estrada de terrar ruins que encaramos, a parte de baixo da carroceria raspou.
Motor V6 3.6
Debaixo do capô, o Jeep Rubicon Gladiator traz um motor V6 3.6, a gasolina, que rende 284cv de potência e 35,3 quilos de torque, suficientes para proporcionar bastante fôlego e agilidade à uma picape que pesa mais de 2.200 quilos.
A aceleração de 0 a 100km/h, por exemplo, é feita em pouco mais de 8 segundos. Por outro lado, a velocidade máxima é de 156km/h. As retomadas de velocidade também são ágeis, garantindo ultrapassagens com boa margem de segurança.
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Por outro lado, o consumo é compatível com um veículo do porte dessa picape Jeep. Com dois adultos a bordo e ar-desligado, o computador de bordo registrou médias que não chegaram a 7,0km/l na cidade. Na estrada, na mesma condição, a média foi de 8,2km/l.
Oito velocidades
O câmbio automático de oito marchas tem trocas rápidas, principalmente quando se usa as mudanças manuais, e nem tão suaves assim. Mas as relações de marcha estão muito bem escalonadas e aproveitam bem toda a força do motor.
Com sistemas multlinks e amortecedores de alta pressão nos dois eixos, o conjunto de suspensão enfrenta com muita desenvoltura o fora-de-estrada e evita que o conforto e a estabilidade sejam muito prejudicados no asfalto.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Seis cilindros em V, a gasolina, 3.604cm³ de cilindrada, 24 válvulas, que gera potência de 284cv a 6.400rpm e torque de 35,38kgfm a 4.100rpm
Transmissão – Tração integral (Rock Trak) com reduzida e bloqueio de diferencial e câmbio automático de oito marchas
Direção – Assistência eletro-hidráulica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo multlink, com eixo sólido, e traseira, independente, do tipo multlink, com eixo sólido, sendo que todos conjuntos têm amortecedores de alta pressão
Dimensões – Comprimento, 5,59m; largura, 1,90m; altura, 1,90m; e entre-eixos, 3,48m
Altura do solo – 26,8cm
Ângulo de entrada – 43°
Ângulo de saída – 26°
Ângulo de rampa – 20°
Imersão – 76cm
Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 245/75 R17 de uso misto
Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 674 quilos
Capacidade volumétrica de carga – 1.000 litros
Capacidade de reboque – 3.138 quilos
Tanque – 83 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.261 quilos
Principais equipamentos – Sistema de som com alto-falante removível (Bluetooth) Alpine, assistente de voz hands free, Mopar soft tri-fold tonneau folder, controle automático de velocidade adaptativo, embalagem para armazenamento do teto removível, body color hard top, porta-objetos com chave sob o banco traseiro, assistente de partida em rampa, multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4 polegadas e conectividade por Apple CarPlay e Android Auto, protetor da caixa de transferência, controles eletrônicos de tração e estabilidade, câmera de off-road frontal, ganchos para fixação de cargas na caçamba, controle de descida, banco do motorista com regulagem de altura, sistema off-road+, monitoramento da pressão dos pneus, volante multifuncional, capota marítima, para-brisa rebatível, ar-condicionado digital de duas zonas, off-road pages na central multimídia, faróis full LED com assinatura em LED, lanternas traseiras com iluminação em LED, teto removível na cor da carroceria, câmera de ré, coluna de direção ajustável em altura e distância, porta USB tipo A+C, sensor de estacionamento traseiro, navegação GPS, ganchos de reboque off-road, trail rail management system, trilhos de aço sob a carroceria, iluminação da caçamba, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sistema de escoamento de água para lavagem interna, airbags frontais e laterais, protetores de cárter, transmissão e tanque; tomada auxiliar de 220V na caçamba, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado traseiro, bancos revestidos em couro com inscrição Rubicon, quadro de instrumentos de alta resolução TFT de sete polegadas personalizável, sistema eletrônico anticapotamento, três posições para a porta da caçamba, barra de segurança anticapotamento, portas removíveis, tapetes de borracha Mopar, computador de bordo e monitoramento de pontos cegos.
Preço – R$ 499.990,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
Uma resposta
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