O Jeep Compass Longitude é aquela opção que, por R$ 20 mil a mais que a versão de entrada Sport, vem com um pacote bem mais recheado de itens de conforto e, principalmente, de segurança. Destaque também para o bom desempenho do motor 1.3 turbo, que gera 185cv de potência quando abastecido com etanol, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade e com um nível bem razoável de consumo para um SUV desse porte. Com faróis e lanternas totalmente em LED e rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado, o Jeep Compass Longitude tem visual que mistura esportividade e elegância. Vale destacar na lista de equipamentos, o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas; detector de fadiga do motorista, aviso de mudanças de faixas com assistente ativo, seis airbags, ar-condicionado digital e de duas zonas, controle automático de velocidade adaptativo, leitor de placas de velocidade e sistema de som de 506W de potência.
Na frente, além da já famosa grade com sete blocos que identificam os modelos da Jeep, o Compass Longitude tem faróis totalmente em LED, tomada de ar inferior com grade em colmeia, luzes de neblina e para-choque com desenho bem esportivo.
Pinças de freio à mostra
De perfil, destaque para rodas de liga de 18 polegadas com desenho esportivo e acabamento diamantado, que deixa à mostra os discos de freio; as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras e as maçanetas das portas na cor da carroceria.
Na traseira, chamam a atenção as lanternas escurecidas e com luzes totalmente em LED, que “invadem” a tampa do porta-malas, o defletor de ar no teto, o para-choque com desenho mais aventureiro e que abriga as luzes de neblina.
Acabamento do Jeep Compass Longitude
Por dentro, nível de acabamento é bom, com destaque para o revestimento dos bancos, volante e painéis de porta em couro com costuras aparentes; e para os detalhes em black piano no console e imitando metal no painel e maçanetas das portas.
O espaço interno do Compass acomoda com conforto quatro adultos e uma criança. O porta-malas tem boa capacidade (410 litros) e ganchos para fixar a carga. O espaço pode ser ampliado e flexibilizado com o rebatimento em 1/3 e 2/3 do banco traseiro.
Tela de 10,1 polegadas
A central multimídia do Jeep Compass Longitude é bem completa e fácil de operar, com tela central de 10,1 polegadas sensível ao toque e posicionada no alto do painel, em local de boa visualização, e com Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio.
O quadro de instrumentos é totalmente digital com tela colorida em HD de 10,25 polegadas, com mostradores de temperatura do motor e do nível de combustível em baixo e pode ser configurado pelo motorista de acordo com o seu gosto.
Posição de dirigir
O volante tem boa pega e abriga diversos comandos (do áudio, computador de bordo, multimídia etc.). A coluna de direção regula em altura e distância e, junto com o ajuste de altura do banco, permite ao motorista encontrar fácil uma boa posição de dirigir.
No quesito segurança, o Jeep Compass Longitude vem de fábrica com aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas; detector de fadiga do motorista e aviso de mudanças de faixas com assistente ativo.
Segurança do Jeep Compass Longitude
Completam o pacote os seis airbags (frontais, laterais e de cortina) , controles de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.
Entre os itens de conforto e comodidade, destaque para o ar-condicionado digital e de duas zonas, navegação GPS, controle automático de velocidade adaptativo, leitor de placas de velocidade, comutação automática dos faróis e sensores de chuva e crepuscular.
Sistema de som premium
Outros itens de conforto do Jeep Compass Longitude que merecem ser citados é o sistema de som premium da Beats, com 506w de potência, que dá prazer de ouvir qualquer tipo de música; e o carregamento de celular por indução, que facilita bastante as coisas.
Para manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com a boa calibragem elétrica da direção, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré com imagens de boa resolução e assistente de partida em rampa.
Bom fôlego em baixa
O motor 1.3 turbo, de 185cv com etanol e bom torque em baixa, é um dos pontos mais positivos do Jeep Compass Longitude, proporcionando um desempenho esportivo, com boas acelerações (0 a 100km/h em menos de 9 segundos) e retomadas de velocidade.
Se o motorista andar numa boa, sem pressionar demais o acelerador, o nível de consumo é bem interessante para um carro desse porte. Na cidade, com etanol, o computador de bordo registrou médias em torno de 7,6km/l; e na estrada, em torno de 9,4km/l.
Câmbio do Jeep Compass Longitude
O câmbio automático de seis marchas consegue aproveitar bem toda a força do motor turbo. Ao acionar o modo Sport, o SUV fica mais esperto, e ao usar as “borboletas” junto ao volante, as trocas ficam mais rápidas, melhorando a performance.
Com sistemas McPherson na dianteira e traseira, o conjunto de suspensão garante boa estabilidade mesmo quando se abusa nas curvas mais fechadas e de piso irregular. E o nível de conforto também é bom, com boa filtragem das imperfeições do piso.
Fora do asfalto, onde não é a praia do Jeep Compass Longitude, ajudam bem o sistema de controle Jeep Traction Control+, a boa altura do solo, o bom ângulo de saída e os protetores do cárter e do e câmbio.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.298cm³ de cilindrada, flex, turbo, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson
Dimensões – Comprimento, 4,42m; largura, 1,81m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,63m
Altura livre do solo – 20,5cm
Ângulo de entrada – 16,2°
Ângulo de saída – 31°
Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/55 R18
Porta-malas – 410 litros
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.585 quilos
Principais equipamentos – Aletas para trocas de marcha no volante, assistente ativo de direcao (ADA), aviso de colisão frontal com frenagem de emergencia com deteccao de automoveis, pedestres e ciclistas (FCW + PEB), aviso de mudancas de faixas com assistente ativo, bancos em couro, central multimídia com tela de 10,1 polegadas com Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio, comutação automática dos faróis, detector de fadiga do motorista (DDD), painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25 polegadas, controle automático de velocidade adaptativo, reconhecimento de placas de transito, sistema de navegação GPS, sistema de som Premium Beats de 506w (8 alto falantes + subwoofer), condução Semi-Autônoma, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático dual zone, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, chave presencial com telecomando para abertura de portas e vidros – Keyless Entry n Go, controles de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, câmera de estacionamento traseira, estepe de uso emergencial, faróis Full LED com assinatura em LED, assistente de partida em rampa, Jeep Traction Control+, lanternas com assinatura em LED, modo Sport, protetor de Tanque de Combustível, protetor de cárter, rack do teto na cor preta, repetidor lateral nos retrovisores, seis airbags (Frontais, laterais e de cortina), sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, sistema Auto Hold, sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), sistema de monitoramento de pressão dos pneus, tapetes dianteiros e traseiros e volante com acabamento em couro.
Preços – R$ 202.990,00. Com pintura perolizada (R$ 2.500,00) e teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 10.000,00), sobe para R$ 215.490,00.