O Jeep Compass Blackhawk Hurricane honra o sobrenome

Debaixo do capô do Jeep Compass Blackhawk tem motor 2.0 turbo de 272cv

O sobrenome furacão, que vem do motor 2.0 turbo com turbo e injeção direta de gasolina, cai bem para o Jeep Compass BlackHawk Hurricane. Afinal, são 272cv de potência e 40,8kgfm de torque, que fazem com que o SUV médio saia da imobilidade e chegue aos 100km/h em apenas 6,3 segundos e alcance a velocidade máxima de 228km/h. E o nível de consumo é até razoável para um modelo com o porte do Compass BlackHawk Hurricane, que pesa mais de 1.700 quilos. Destaque também para o câmbio automático de nove marchas, que consegue explorar bem toda a força do motor; e para a tração 4×4 sob demanda, que ajuda bem no desempenho fora do asfalto. O modelo é equipado com diversos itens de assistência ao condutor, incluindo frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, centralização do carro na faixa sinalizada com controle de velocidade, reconhecimento de placas de trânsito, detecção de tráfego traseiro cruzado, entre outros. O pacote de segurança inclui ainda sete airbags.

Grade em black piano é destaque na frente do Jeep Compass Blackhawk Hurricane – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, além da já famosa grade com sete blocos que identificam os modelos da Jeep, o Compass BlackHawk tem grade em preto brilhante, que também aparece em detalhes na parte de cima e de baixo do para-choque e faróis e luzes de neblina em LED.

Rodas na cor preta

De perfil, destaque para rodas de liga de 19 polegadas na cor preta e com desenho esportivo, que deixam à mostra as pinças de freio vermelhas, o teto na cor preta e as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras e maçanetas na cor da carroceria.

Jeep Compass Blackhawk Hurricane tem teto na cor preta – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, chamam a atenção as lanternas escurecidas e com luzes totalmente em LED, que “invadem” a tampa do porta-malas, o defletor de ar no teto e a saída dupla de escape, que mostram as intenções esportivas do Jeep Compass BlackHawk Hurricane.

Acabamento do Jeep Compass BlackHawk Hurricane

Por dentro, nível de acabamento é sofisticado, com destaque para o revestimento dos bancos (que têm o nome Balckhwk no encosto), volante e painéis de porta; e para os detalhes em black piano no console e painéis de porta.

Lanternas traseiras do Jeep Compass Blackhawk Hurricane têm lentes escuras – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno do Compass acomoda com conforto quatro adultos e uma criança. O porta-malas tem boa capacidade (476 litros) e ganchos para fixar a carga. O espaço pode ser ampliado e flexibilizado com o rebatimento em 1/3 e 2/3 do banco traseiro.

Central multimídia

A central multimídia do Jeep Compass BlackHawk Hurricane é bem completa e fácil de operar, com tela central e no alto (em local de boa visualização) de 10,1 polegadas sensível ao toque e com Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio.

Acabamento interno do Jeep Compass Blackhawk Hurricane é sofisticado – Foto: Eduardo Aquino

Acompanhando a pegada esportiva, o quadro de instrumentos digital com tela colorida em HD de 10,25 polegadas informa a pressão do turbo, a ação da força “G” (é legal observá-la nas curvas fechadas) e as porcentagens de potência e torque.

Posição de dirigir

O volante tem boa pega e abriga diversos comandos (do áudio, computador de bordo, multimídia etc.). A coluna de direção regula em altura e distância e, junto com os ajustes elétricos do banco, permite ao motorista encontrar fácil uma boa posição de dirigir.

Em termos de assistência à condução (ADAS), o Jeep Compass BlackHawk Hurricane vem de fábrica frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, reconhecimento de placas de trânsito, detecção de tráfego traseiro cruzado, entre outros.

Bancos dianteiros do Jeep Compass Blackhawk Hurricane tem ajustes elétricos – Foto: Eduardo Aquino

Completam o pacote de segurança, os sete airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, detector de fadiga do motorista, farol alto automático e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Conforto do Jeep Compass BlackHawk Hurricane

Entre os itens de conforto e comodidade, destaque para o ar-condicionado digital e de duas zonas, navegação GPS, controle automático de velocidade adaptativo, abertura e fechamento do porta-malas eletrônicos e com sensor de presença (ele abre passando o pé embaixo) e a assistente virtual Alexa.

Painel digital do Jeep Compass Blackhawk Hurricane mostra performance – Foto: Eduardo Aquino

Outros itens de conforto do Jeep Compass Blackhawk Hurricane que merecem ser citados é o sistema de som premium da Beats de 506w de potência, que dá prazer de ouvir qualquer tipo de música; e o carregamento de celular por indução.

Manobras

Para manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com o sistema Park Assist, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, boa calibragem elétrica da direção, câmera de ré e assistente de partida em rampa.

Duplo escape do Jeep Compass Blackhawk Hurricane denuncia esportividade – Foto: Eduardo Aquino

O motor 2.0 com turbo e injeção direta de gasolina é um dos pontos mais positivos do Jeep Compass Blackhawk, proporcionando um desempenho esportivo, com boas acelerações (0 a 100km/h em apenas 6,3 segundos) e retomadas de velocidade.

Consumo do Jeep Compass BlackHawk Hurricane

Em termos de consumo, quando rodamos numa boa, o computador de bordo registrou números até razoáveis para um SUV do porte do Compass: 8,0km/l em trânsito urbano e em torno de 10km/l em estrada de pista dupla.

Dois adultos e uma criança se acomodam bem no banco de trás do Jeep Compass Blackhawk Hurricane – Foto: Eduardo Aquino

Mas, dirigindo o Jeep Compass Blackhawk Hurricane é difícil resistir à tentação de atacar o pedal da direita, principalmente quando surge uma boa reta numa boa estrada. Nessa pegada, o nível de consumo não passou de 8,2km/l.

Nove marchas

O câmbio automático de nove marchas consegue aproveitar bem toda a força do motor turbo. Ao acionar o modo Sport, o SUV fica mais esperto, e ao usar as “borboletas” junto ao volante, as trocas ficam mais rápidas, melhorando a performance.

No porta-malas do Jeep Compass Blackhawk Hurricane cabe 476 litros – Foto: Eduardo Aquino

Com sistemas McPherson na dianteira e traseira, o conjunto de suspensão garante boa estabilidade mesmo quando se abusa nas curvas mais fechadas e de piso irregular. E o nível de conforto também é bom, com boa filtragem das imperfeições do piso.

Fora do asfalto, o sistema de tração 4×4 do Jeep Compass Blackhawk Hurricane, o seletor de terrenos, a boa altura do solo, o bom ângulo de saída e os protetores do cárter e do câmbio ajudam bastante. Faltam apenas pneus de uso misto.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Debaixo do capô do Jeep Compass Blackhawk Hurricane tem motor de 272cv – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.995cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta de gasolina, que gera potência de 272cv a 5.200rpm e torque de 40,8kgfm a 3.000rpm

Transmissão – Tração 4×4 sob demanda, com reduzida; e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson, com braços laterais e transversais

Dimensões – Comprimento, 4,40m; largura, 1,81m; altura, 1,64m; e entre-eixos, 2,63m

Altura do solo – 19,8cm

Ângulo de entrada – 21,7°

Ângulo de saída – 28,5°

Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/45 R19

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 476 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.720 quilos

Rodas do Jeep Compass Blackhawk Hurricane deixam à mostra as pinças de freio – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, detecção de trafego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, Park Assist, Performance Pages, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar panorâmico, tomada auxiliar de 127V, acendimento automático dos faróis, Adventure Intelligence Plus, aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas), Alexa in vehicle, sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio; ar-condicionado automático dual zone, assistente ativo de direção (ADA), aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas; aviso de mudanças de faixas com assistente ativo, banco do motorista com regulagem de altura, banco elétrico para o motorista (6 posições), banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, bancos em couro, comutação automática dos faróis, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, câmera de ré, detector de fadiga do motorista, faróis Full LED com assinatura em LED, controle de descida, assistente de partida em rampa, lanternas com assinatura em LED, controle automático de velocidade, painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25 polegadas, controle automático de velocidade adaptativo, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, pneus com tecnologia Seal Inside, protetor de tanque de combustível, rack do teto na cor preta, reconhecimento de placas de transito, repetidor lateral nos retrovisores, revestimento interno do teto em preto, seletor de terrenos, sensor de chuva, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), sistema Auto Hold, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema de navegação GPS, sistema de som Premium Beats de 506w (8 alto falantes + subwoofer), sistema de áudio com 6 alto falantes , USB e Bluetooth; tapetes dianteiros e traseiros, teto pintado na cor preta, tração 4×4 Jeep Active Drive Low, volante com acabamento em couro e carregados de celular por indução.

Preços – R$ 285.590,00. Com pintura perolizada (R$ 2.500,00), sobe para R$ R$ 288.090,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.