A marca chinesa lança no Brasil o novo SUV compacto T50, na verdade uma reformulação mais profunda do T5. Além da mudança bem marcante no visual, o modelo ganhou motor 1.6 16V a gasolina, de 138cv; novo câmbio CVT e cinco câmeras, que possibilitam uma visão de 360º do veículo. Como um bom chinês, o novo T50 tem ampla lista de equipamentos de série e custa a partir de R$ 83.990.
As primeiras unidades do SUV compacto começam a ser entregues aos concessionários ainda este mês de novembro. Ele começa a ser vendido em versão única, com motor 1.6 16V, câmbio do tipo CVT e um ampla lista de equipamentos de série num pacote chamado de Pack2 (veja lista no final do texto), por R$ 83.990. Mas existe a opção de equipá-lo anda mais com o Pack 3 (veja itens no final do texto), que eleva o preço para R$ 87.990.
Visual renovado
As mudanças externas em relação ao T5 incluem novos faróis, grade dianteira, luzes de neblina, lanternas traseiras, para-choques, spoilers, tampa traseira, acabamentos cromados, ponteiras de escape e rodas de liga, que ganharam um desenho mais esportivo. Destaque também para as luzes diurnas em LED.
Por dentro, o T50 também mudou muito (novos painel, quadro de instrumentos, multimídia com tela de boa visualização de oito polegadas e possibilidade de espelhamento do celular por Android Auto ou Apple Car Play e volante multifuncional) e do T5 sobraram apenas as maçanetas das portas e a alavanca de marchas.
Chinês folgado
Em termos de espaço e conforto, o T50 acomoda quatro adultos com conforto e tem um porta-malas com uma excelente capacidade de 600 litros. Ajuda também no conforto o ar-condicionado automático e digital, o controle automático de velocidades, a boa calibragem da direção e o bom acerto da suspensão.
Debaixo do capô, o novo T50 traz um motor 1.6 16V, que tem variador de fase no comando de admissão e no de escape, o chamado DVVT (Dual Variable Valve Timing). Essa variação ajuda a garantir um bom torque nos baixos regimes e potência em altas velocidades. No curto teste que fizemos, em trechos urbanos e de estrada, ele foi eficiente.
Seis marchas simuladas
O câmbio CVT, de seis marchas simuladas, combina bem com o motor, mas hesita um pouco em algumas situações. O volante tem boa pega e a direção tem boa calibragem, mas falta ajuste de profundidade da coluna de direção para encontrar uma melhor posição de dirigir. A câmera de ré ajuda bastante nas manobras, já que a traseira é alta.
Texto e fotos: Eduardo Aquino (*)
(*) Jornalista viajou à convite da JAC Motors do Brasil.
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros, a gasolina, 1.590cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera 138cv de potência (a 6.000rpm) e 17,1kgfm de torque (a 4.000rpm)
Câmbio – Do tipo CVT (continuamente variável), com seis marchas virtuais
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, eixo de torção
Direção – Assistência elétrica
Dimensões – Comprimento, 4,34m; largura, 1,76m; altura, 1,64m; e entre-eixos, 2,56m
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R16
Porta-malas – 600 litros
Tanque – 42 litros
Peso – 1.220 quilos
Equipamentos (Pack 2) – Ar-condicionado digital e automático, vidros das quatro portas com antiesmagamento, trava central, retrovisores com acionamento elétrico, função one-touch para subir/descer os vidros, alarme antifurto, HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives; controle eletrônico de estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de frenagens de emergência, sistema BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, coluna de direção ajustável na altura, computador de bordo, faróis com regulagem elétrica de altura, banco traseiro bipartido 60/40, banco do motorista com ajuste de altura, bancos revestidos em couro ecológico, luzes de neblina, luzes de conversão estática (cornering lights), rodas de liga de 16 polegadas, volante multifuncional, duas entradas USB, tomada 12V no porta-malas e direção com assistência elétrica.
Equipamentos (Pack 3) – Em relação ao Pack 2, acrescenta câmera frontal, câmera de imagem panorâmica 360 graus, câmera de ré, rebatimento elétrico dos retrovisores, função “follow me home, faróis com acendimento automático (sensor crepuscular), luzes diurnas em LED, rack no teto, volante revestido em couro, controle automático de velocidade e kit multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de sistemas Android e IOS.
Preços – Pack 2, R$ 83.990; e Pack 3, R$ 87.990.
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