Para manter o bom desempenho do seu hatch compacto no mercado brasileiro diante da forte concorrência, a marca coreana resolveu mudar um pouco o visual do modelo e dotá-lo de TV digital na central multimídia blueMedia. Andamos na versão topo de linha, que se destaca pela boa performance do motor 1.6 e ampla de lista de equipamentos. Mas o consumo é um pouco elevado e faltam controles de tração e estabilidade e apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro do meio.
Desde o seu lançamento, em setembro de 2012, o HB20 se mantém entre os hatchs compactos mais vendidos no Brasil. Para tentar manter o bom fôlego, a Hyundai promoveu uma pequena mudança no visual externo, com destaque para a grade frontal Mesh Type com contorno cromado, que deu um ar mais moderno e elegante ao modelo; e para as rodas de liga de 15 polegadas diamantadas, que têm um bonito desenho.
Bancos em couro marrom
Por dentro, a principal novidade é que a central multimídia blueMedia incorporou a TV digital, recurso interessante para quem curte assistir filmes e vídeos a bordo. A central tem tela de sete polegadas sensível ao toque, conectividade com Apple CarPlay® e Google Android Auto (possibilita o uso do Waze), Bluetooth e botão de reconhecimento de voz no volante. O nível do acabamento interno é bom, com destaque para o revestimento em curo marrom nos bancos, que deu um toque de elegância ao interior.
A mecânica continua a mesma. O motor 1.6 tem um bom fôlego. Mas, para conseguir uma boa performance, é preciso manter os giros um pouco elevados. Nessa condição, ele proporciona boas retomadas de velocidade e um bom ritmo de viagem. Por outro lado, o nível de consumo é um pouco elevado, tanto na cidade como na estrada. Na estrada, com apenas gasolina, ar ligado e somente o motorista, sem pressionar muito fundo o acelerador, o HB20 não ultrapassou a média de 13km/l.
Seis velocidades
O câmbio automático de seis velocidades tem boa sintonia com o motor 1.6, com trocas suaves. As mudanças manuais sequenciais, por meio da alavanca de marcha, também agradam. A direção tem boa calibragem, tanto para manobras quanto para velocidade elevadas, mas a assistência poderia ser elétrica para ajudar a reduzir o consumo. A suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, com boa filtragem das irregularidades do piso.
O espaço interno do HB20 é bem razoável, oferecendo um bom nível de conforto para quatro adultos e uma boa capacidade no porta-malas (300 litros) para um hatch compacto. A lista de equipamentos de conforto é bem ampla, com destaque para o ar digital, o acendimento automático dos faróis e a regulagem em altura e distância da coluna de direção, que facilita encontrar uma boa posição de dirigir.
Se, por um lado, a lista de itens de segurança inclui equipamentos importantes como airbags laterais, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e sensores de estacionamento traseiro, por outro, deixa de fora controles de tração e estabilidade e apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro do meio do banco traseiro.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.591cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que gera potências de 122cv (gasolina) e 128cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 16kgfm (gasolina) a 4.500rpm e 16,5kgfm (etanol) a 5.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, com eixo de torção
Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Dimensões – Comprimento, 3,92m; largura, 1,68m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,50m
Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15
Porta-malas – 300 litros
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.040 quilos
Principais equipamentos de série – Airbgas laterais, faróis com projetor e light guide de LED, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, faróis de neblina, sensores de estacionamento traseiro, central multimídia blueMedia® com TV digital, computador de bordo, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos com rebatimento automático, faróis com acendimento automático, banco traseiro bipartido, travamento automático das portas e do porta-malas a 15 km/h, volante revestido em couro, alarme volumétrico, coluna de direção com regulagem de altura e distância e vidros com acionamento elétrico one-touch (subida e descida), com abertura e fechamento pela chave canivete.
Preços – R$ 66.790. Com bancos em couro e pintura metálica, sobe para R$ 69.040.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews