Andamos na versão topo de linha do SUV compacto da marca coreana, o Hyndai Creta Ultimate. Os pontos positivos do modelo começam pelo design, com linhas bem modernas e equilibradas, que representa uma “virada de mesa” em relação ao visual da geração anterior, alvo de diversas críticas. Destaque para a bonita grade dianteira, que se harmoniza bem com os faróis em LED mais estreitos; o desenho bem estilizado das rodas de 18 polegadas e para as lanternas traseiras, que seguem o mesmo estilo com uma barra iluminada e em preto brilhante. Mas o Hyundai Creta Ultimate não se destaca apenas pela beleza. Seu motor 1.6 turbo, de 193cv, proporciona boa performance sem exagerar no consumo; o acabamento interno é de boa qualidade, com bancos forrados em couro nas cores cinza claro e escuro; e a lista de equipamentos de conforto, segurança de itens de assistência à condução é bem recheada.

Na frente, destaque para a grande grade em preto brilhante e com retângulos, que se encaixa de forma bem harmônica com os faróis em LED e com as luzes de direção; e para o protetor de para-choque na cor cinza, que dá um toque aventureiro ao SUV.
Teto na cor preta
De perfil, o que mais chama a atenção o teto na cor preta (presente nessa versão que avaliamos), as coberturas dos para-lamas na cor preta e as rodas de liga de 18 polegadas que mistura acabamento diamantado e detalhes na cor preta.

As lanternas em LED e unidas por uma barra luminosa e em preto brilhante dão um toque de elegância e esportividade à traseira do Hyundai Creta Ultimate, enquanto o protetor de para-choque na cor cinza coloca uma pitada aventureira no modelo.
Interior do Hyundai Creta Ultimate
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com painel com revestimento dos bancos, volante e console nas cores cinza claro e cinza escuro com costuras aparentes; e detalhes em preto brilhante e cinza imitando metal no console e no painel.

Com entre-eixos de 2,61m, o Creta proporciona um bom nível de conforto para quatro adultos e uma criança, com bom espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro. A capacidade do porta-malas (de 422 litros) é razoável para uma bagagem familiar.
Volante multifuncional
Para encontrar uma boa posição de dirigir, a coluna de direção regula em altura e distância e o banco do motorista tem ajustes elétricos em quatro posições. O volante tem boa pega, um estilo também bem personalizado e abriga os controles de áudio e Bluetooth.

O quadro de instrumentos digital colorido de 10.25 polegadas forma “uma peça única” com a central multimídia, que tem tela de mesmo tamanho. Com desenhos em 3D, ele é de fácil visualização e traz todas as informações mais importantes.
Multimídia do Hyundai Creta Ultimate
A central multimídia, que tem tela sensível ao toque de 10,25 polegadas ligeiramente voltada para o motorista, é bem completa, fácil de operar e traz navegação GPS, oferta de diversos serviços e conexão com Apple CarPlay e Android Auto.

Em termos de conforto, o Hyundai Creta Ultimate traz itens como ar-condicionado automático digital de duas zonas e com saída para o banco traseiro; banco do motorista com ventilação, carregador de celular por indução e teto solar panorâmico.
Assistência à condução
Entre os itens de assistência à condução, destaque para o assistente de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura, controle de velocidade adaptativo e sistema de alerta e frenagem autônomo para carros, pedestres e ciclistas.

Completam o pacote de segurança, os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), os controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sinalização de frenagem de emergência e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Fora do asfalto
Embora não tenha nenhuma pegada aventureira, o SUV da marca coreana, por ter uma boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, consegue trafegar com certa desenvoltura por estradas de terra com piso ruim.

Para sair das vagas de estacionamento mais apertadas e em subida, o motorista do Hyundai Creta Ultimate conta com a boa calibragem da direção para manobras, a câmera de ré, câmera 360° e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Fôlego do Hyundai Creta Ultimate
Uma das boas novidades da linha 2025 do Hyundai Creta Ultimate é o motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina, que gera 193cv de potência e 27 quilos de toprque e substitui o 2.0 aspirado de 167cv da geração anterior.

Com esse bom torque já disponível em baixas rotações, o SUV possibilita boas acelerações (ele sai da imobilidade e chega aos 100km/h em apenas 7,8 segundos e crava a velocidade máxima de 210km/h) e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens bem seguras.
Nível de consumo
E consegue essa boa performance com níveis de consumo bem razoáveis. Selecionando o modo ECO e com apenas o motorista e o ar-condicionado desligado, o computador de bordo registrou médias de consumo de 11,6km/l na cidade e de 14km/l na estrada.

Outra novidade da linha 2025 é o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, que entra no lugar do automático de seis marchas. Embora muitos torçam o nariz para esse tipo de câmbio, no nosso teste, ele foi muito bem, aproveitando bem toda a força do motor.
O ajuste da suspensão também é um dos pontos positivos do Hyundai Creta Ultimate Creta, que consegue absorver e filtrar bem as irregularidades do piso e permitir que o motorista abuse um pouco naquelas curvas mais fechadas e de piso irregular.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, turbo com injeção direta de gasolina, 16 válvulas, que gera 193cv de potência a 6.000rpm e 27kgfm de torque a 1.700rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,33m; largura, 1,79m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,61m
Altura do solo – 19cm
Ângulo de entrada – 19,9°
Ângulo de saída – 30,3°
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R18
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 422 litros
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.355 quilos

Principais equipamentos – Sistema de carro conectado Hyundai Bluelink, painel de instrumentos e central multimídia integrados com tela de 10,25 polegadas cada, assistente de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura, teto solar panorâmico, controles de aúdio e Bluetooth® no volante com reconhecimento de voz, central multimídia com tela de 10.25 polegadas” com navegação GPS, Apple CarPlay®, Google Android Auto®, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player; conexões USB (2x), volante com regulagem de altura e profundidade, sensor crepuscular, banco traseiro rebatível e bipartido 60:40, câmera de ré com linhas dinâmicas, saída de ar para o banco traseiro, banco do motorista com ventilação, banco do motorista com ajuste de altura, controle automático de velocidade, conexão USB traseira, carregador sem fio para smartphones, alavancas no volante para trocas de marcha, Smart câmera 360°, seleção do modo de direção, controle de velocidade adaptativo, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, ar-condicionado automático digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico de 4 posições (frente/trás e inclinação do encosto), maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores externos na cor da carroceria, acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B, barras de teto longitudinais na cor prata, luzes diurnas em LED (DRL), spoiler traseiro, moldura lateral da coluna “C” na cor prata, protetores dos para-choques dianteiro e traseiro na cor prata, teto solar panorâmico com funções one-touch (abertura e fechamento) e antiesmagamento, faróis em LED, rodas de liga leve diamantadas, lanternas em LED, grade frontal com acabamento em black piano e contorno em black piano, faixa de luz longitudinal em LED na grade frontal, faixa de luz longitudinal em LED na tampa traseira, luz indicadora de direção sequencial, maçanetas internas em cromo acetinado, detalhes em cromo acetinado no volante, no painel e no console, painel de instrumentos digital colorido de 10.25 polegadas, painel com acabamento nas cores cinza claro e cinza escuro, iluminação ambiente, volante revestido em couro na cor cinza com costura na cor cinza, bancos revestidos em couro sintético nas cores cinza claro e cinza escuro, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, controles de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa (HAC), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (indicação), câmera para monitoramento de ponto cego, detector de fadiga, sistema de alerta e frenagem autônomo para carros, pedestres e ciclistas, sistema de frenagem autônomo (convergência à esquerda), assistente de centralização em faixa, assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, assistente de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída segura.
Preços – R$ 196.990,00. Na cor Prata Brisk com teto preto, sobe para R$ 200.290,00.
Respostas de 3
Staying updated on the latest financial trends is vital for success. Iraq Business News provides financial insights, including currency fluctuations and investment patterns, helping businesses make sound financial decisions.
Muita grana para pouca lata essa dupla embreagem uma merda ,existem coisas melhores que isso .
Through BusinessIraq.com, readers gain access to exclusive reports on market trends, business forecasts, and economic analysis from leading experts. Our coverage includes detailed reporting on stock market performance, currency fluctuations, and investment trends, similar to the comprehensive coverage style of nytimes.com. We focus on delivering actionable intelligence for businesses operating in or entering the Iraqi market.