Andamos na versão com visual mais esportivo do utilitário-esportivo compacto da marca coreana. Além de rodas, detalhes em preto brilhante, spoiler e acabamento interno na cor preta, também contribui para o apelo esportivo o motor 2.0, que gera 166cv, e o câmbio automático de seis velocidades. O pacote de segurança também é destaque.
Design – Por fora, o apelo esportivo dessa versão é ressaltado pelas rodas de liga “diamantada” de 17 polegadas, pelos detalhes diferenciados em preto brilhante, incluindo o spoiler traseiro, o protetor de para-choques, as barras de teto longitudinais e os faróis; e os frisos pretos da grade hexagonal. No interior, a veia esportiva é destacada pelo acabamento na cor preta no teto, nos bancos (que têm revestimento em couro e tecido) e volante (revestido em couro e com comandos do áudio e do controle automático de velocidade).
Conforto – O Creta proporciona um bom espaço interno para quatro adultos e uma criança e o espaço no porta-malas é razoável para as dimensões do carro: 431 litros. Os ocupantes desfrutam de ar digital (com saídas para o banco de trás), de um sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas Digital (mas falta GPS) e de uma direção com assistência elétrica que tem boa calibragem (macia em manobras e bom peso em altas velocidades). A suspensão também contribui para absorver as irregularidades do piso e proporcionar conforto, sem comprometer a estabilidade.
Desempenho – O motor é o mesmo 2.0 das outras versões mais caras. Com bloco e cabeçote em alumínio e duplo comando de válvulas, o motor proporciona um bom fôlego (falta um pouco de força em baixa) e combina bem com o câmbio automático de seis velocidades, que tem funcionamento suave e opção de trocas manuais pela alavanca. Graças ao sistema start/stop, que desliga o motor durante as paradas, o nível de consumo na cidade é bem razoável (9,8km/l com gasolina, só o motorista e ar ligado). Nas mesmas condições na estrada, as médias giraram em torno de 12km/l.
Segurança – A lista é bem recheada, com destaque para os controles de tração e estabilidade, o assistente de partida em subidas, o monitoramento da pressão e da temperatura dos pneus, o sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, a câmera de ré (muito importante para evitar atropelamentos e acidentes em manobras) e sinalização de frenagem de emergência, que aciona automaticamente as luzes de emergência quando o veículo realiza uma frenagem brusca. Por outro lado, pelo preço da versão Sport, faltam airbags laterais.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.999cm³ de cilindrada, flex, que gera potências de 156cv (gasolina) e de 166cv (etanol), ambos a 6.200rpm, e torques de 19,1kgfm (gasolina) e 20,5kgfm (etanol), ambos a 4.700rpm
Câmbio – Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
Direção – Com assistência elétrica
Suspensão – Independente, do tipo McPherson, na dianteira; e eixo de torção na traseira
Freios – A disco na dianteira e tambor na traseira
Rodas – De liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17
Dimensões – Comprimento, 4,27m; largura, 1,78m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,59m
Tanque – 55 litros
Porta-malas – 431 litros
Peso – 1.399 quilos
Principais equipamentos – Sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, controles de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, sistema multimídia com tela de sete polegadas (Apple Car Paley e Google Android Auto, Bluetooth, conexões USB etc.), sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, controle automático de velocidade, direção elétrica e ar-condicionado digital.
Preço – R$ 96.350. Com pintura metálica ou perolizada, R$ 97.450.
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