Andamos na versão topo de linha do Honda HR-V, equipada com motor 1.5 turbo, que gera 177cv de potência e 25,5kgfm de torque. Trabalhando em conjunto com um câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas, o conjunto é um dos principais atrativos do modelo, tanto em termos de performance, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade; como de consumo, com bons números tanto na cidade como na estrada. Além de um visual elegante e esportivo, a versão Touring também traz um pacote bem completo de itens de segurança e conforto, incluindo seis airbags, controle automático de velocidade adaptativo, tampa traseira com funcionamento automático com sensor de presença, ar-condicionado digital automático de duas zonas, monitoramento da pressão dos pneus, banco do motorista com ajustes elétricos e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Na frente, destaque para a grande grade na cor preto brilhante, para os faróis totalmente em LED com três refletores, para a tomada de ar inferior com grade tipo rede e para as luzes de neblina em LED na parte de baixo do para-choque.
Linha de cintura alta
De perfil, chamam a atenção a linha de cintura alta, as maçanetas dianteiras (as traseiras continuam embutidas como as da geração anterior) e as capas dos retrovisores na cor da carroceira e as esportivas rodas de 17 polegadas.
Lanternas com lentes escurecidas de desenho mais horizontal, que “invadem” a tampa do porta-malas e são unidas por uma barra com luzes de LED; defletor de ar no teto e para-choque mais elevado formam um conjunto de estilo elegante na traseira.
Acabamento do Honda HR-V Touring
O acabamento interno é de boa qualidade, incluindo bancos, painel e painéis de porta forrados em couro na cor branca; volante e console em couro na cor preta; e detalhes em preto brilhante no volante, que deixam boa impressão e bom nível de montagem.
Quatro adultos e uma criança viajam com bastante conforto no HR-V, principalmente com espaço de sobra para as pernas dos passageiros de trás. Mesmo pessoas de estatura elevada, ficam confortáveis no banco traseiro.
Espaço para bagagens
Embora não seja uma referência, o porta-malas também tem boa capacidade (354 litros). Além disso, o encosto do banco traseiro pode ser rebatido em 1/3 e 2/3 para permitir transportar passageiros e objetos longos ao mesmo tempo.
Para tornar o interior ainda mais flexível, o HR-V tem vários recursos: o encosto do banco traseiro é reclinável e o sistema Magic Seat possibilita o “recolhimento” dos bancos, formando um piso único com o do porta-malas.
Posição de dirigir
Na busca por uma boa posição de dirigir, que já é mais elevada, o motorista conta com regulagens de altura e de distância da coluna de direção e de altura do seu banco. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.
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Alguns detalhes interessantes, melhoram o conforto interno, como o ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro, quatro tomadas USB disponíveis e porta-celulares nos costados dos bancos dianteiros.
Multimídia
Destaque também para o sistema multimídia, compatível com sistemas Android Auto e Apple Car Play, com tela do tipo “flutuante” e sensível ao toque de oito polegada, que possibilita uma boa visualização de todas as informações.
O painel digital de sete polegadas em TFT de alta resolução possibilita uma boa visualização das informações, incluindo as do computador de bordo, e pode ser configurado. Mas não traz a informação sobre temperatura do motor.
Manobras
Para manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com boa calibragem elétrica da direção, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa.
A versão Touring inclui alguns itens de assistência à condução, como controle automático de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa e de evasão de pista e farol alto automático.
Segurança no HR-V
Na lista de segurança, destaque para os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente para redução de ponto cego.
Em termos de conforto, o motorista conta com ajustes elétricos do seu banco, ar-condicionado digital de duas zonas, com saída para o banco traseiro; carregador do celular por indução e tampa traseira com funcionamento automático com sensor de presença.
Turbo e injeção direta
Um dos principais atrativos do HR-V Touring está debaixo do capô: o motor 1.5 com turbo e injeção direta de combustível, que gera 177cv de potência e 24,5kgfm de torque, que proporciona um desempenho bastante eficiente.
Em termos de performance, principalmente o bom torque já em baixas rotações, esse fôlego possibilita boas acelerações e retomadas de velocidade, o que garante ultrapassagens mais seguras e um bom ritmo de viagem.
Consumo
O conjunto também proporciona baixo de nível de consumo. Com apenas etanol no tanque, ar desligado, no modo econômico e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,2km/l na cidade e de 12km/l na estrada.
Existem três modos de condução, que podem ser escolhidos por meio de tecla: econômico, normal e esporte. A reação do câmbio CVT fica mais esperta quando se usa o modo esporte e as trocas manuais por meio das “borboletas” junto ao volante.
Com sistema McPherson na dianteira e barra de torção na traseira, o conjunto de suspensão consegue filtrar de forma eficiente as imperfeições do piso e contribuir para um bom equilíbrio quando se abusa nas curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
- Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, turbo com injeção direta, Flex, 1497cm³ de cilindrada, que gera potência de 177cv (gasolina ou etanol) a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm (gasolina ou etanol) de 1.700rpm a 4.500rpm
- Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
- Direção – Assistência elétrica
- Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo barra de torção
- Dimensões – Comprimento, 4,38m; largura, 1,79m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,61m
- Altura do solo – 18,1cm
- Ângulo de entrada – 16°
- Ângulo de saída – 20,3°
- Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
- Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17
- Porta-malas – 354 litros
- Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
- Tanque – 50 litros
- Peso (em ordem de marcha) – 1.422 quilos
Equipamentos – Assistente de frenagem de emergência, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de dirigibilidade ágil, assistente de controle de descida, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro, assistente para redução de ponto cego, controle automático de velocidade adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de permanência de faixa, sistema para mitigação de evasão de pista, assistente de farol alto automático, lanternas traseiras em LED, luz de placa em LED, antena tipo tubarão, espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico automático, luzes de rodagem diurna em LED, sensores crepuscular e de chuva, faróis de neblina em LED, para-choques esportivos com detalhes pintado em preto, escapamento Duplo com ponteiras, lanternas traseiras com acabamento fumê e barra horizontal em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado digital automático de duas zonas com saída para os ocupantes traseiros, entradas USB (2 dianteiras + 2 traseiras), banco traseiro Bipartido (60/40) com tecnologia Magic Seat, volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, acabamento do volante em Black Piano (comandos e raio inferior), revestimento dos bancos em couro, bancos com estabilizador corporal, central multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque, comando de voz e interface com Apple CarPlay e Android Auto), controle de áudio no volante, painel digital TFT de alta resolução de sete polegadas, carregador por indução, seleção de modo de condução (Normal, ECO e Sport), tampa traseira com fechamento automático com sensor de presença (abertura e fechamento) e myHonda Connect.
Preço – R$ 194.800,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 196.800. Com a perolizada, sobe para R$ 197.100,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)