Andamos na versão topo de linha do Honda HR-V, que é líder no segmento dos SUV’s compactos. Com o mesmo motor 1.8 das outras versões, aliado ao câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), a opção tem como destaques os novos faróis com luzes diurnas em LED e airbags frontais, laterais e de cortina.
Por fora, a versão Touring não traz nenhum adesivo ou emblema. Ela se diferencia pelos novos faróis em LED, com luzes diurnas, muito importante para iluminarem melhor a estrada durante a noite e evitar multas durante o dia por rodar sem acender os faróis. As lanternas traseiras também ganharam um novo desenho, com guias de LED. Detaque também para as bonitas rodas de liga de 17 polegadas. Ao reparar bem o design do HR-V, dá para perceber que suas linhas estão entre os atributos que fizeram dele o líder do segmento. Seu visual é moderno e mistura esportividade com elegância.
Por dentro, a opção mais luxuosa do HR-V ganhou acabamentos cromados nas portas. Destaque também para o sistema multimídia com tela de sete polegadas, que tem navegador integrado ao painel, com informações de trânsito das principais capitais brasileiras. O equipamento é bem intuitivo e, junto com o volante multifuncional, fica fácil para o motorista navegar (mapa bem preciso), ouvir música, atender e realizar chamas telefônicas (Bluetooth) e navegar pela internet por conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso do browser. Outro item interessante é o freio de estacionamento automático, que ajuda bastante em congestionamentos.
Mas um dos grandes baratos do habitáculo do SUV da Honda é o aproveitamento do espaço interno, graças ao emprego da filosofia que a marca japonesa chama de “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”. Além de um bom espaço, o sistema de arranjo dos assentos possibilita um bom aproveitamento do interior e a flexibilidade total na configuração dos bancos. Além de contar com um porta-malas de boa capacidade (437 litros), você pode adaptar o interior à carga que estiver transportando. O banco traseiro acomoda com certo conforto três adultos.
A mecânica é a mesma da versão HLX: o motor i-VTEC 1.8 (que aboliu o tanquinho de partida a frio), aliado ao câmbio continuamente variável (CVT), com possibilidade de trocas junto ao volante. A performance não chega a entusiasmar, mas o fôlego é suficiente para manter um bom ritmo de viagem e não fazer feio nas ultrapassagens. O câmbio CVT faz de forma suave as trocas simuladas, mas seu funcionamento deixa o motor um pouco barulhento. O consumo também foi bem razoável: na estrada, com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 14km/l. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade, com baixo nível de ruídos; e a direção está bem calibrada para altas velocidades e manobras.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.747cm³ de cilindrada, 16V, que gera potências de 139cv (gasolina) a 6.300rpm e 140cv (etanol) a 6.500rpm e torques de 17,3kgfm (gasolina) a 4.800rpm e 17,4kgfm (etanol) a 5.000rpm
Câmbio – Tração dianteira e câmbio do tipo CVT (continuamente variável), com sete velocidades simuladas
Suspensão – Dianteira, do tipo McPherson; e traseira, com barra de torção
Dimensões – Comprimento, 4,29m; largura, 1,77m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,61m
Direção – Com assistência elétrica progressiva (EPS)
Rodas e pneus – Em liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17
Tanque – 51 litros
Porta-malas – 437 litros
Peso – 1.279 quilos
Equipamentos – Sensores crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis de neblina, sistema multimídia com tela touchscreen de sete polegadas, com navegador GPS, entrada HDMI, 2 conexões USB e Bluetooh; ar-condicionado com tela do tipo touchscreen, coluna de direção com ajuste de altura e distância, computador de bordo, controle automático de velocidade, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme, chave do tipo canivete, assistente de partidas em aclive, controles de tração e estabilidade e sistema para fixação de cadeiras infantis.
Preço – R$ 107.900
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