Honda HR-V Touring

Andamos na versão topo de linha do Honda HR-V, que é líder no segmento dos SUV’s compactos. Com o mesmo motor 1.8 das outras versões, aliado ao câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), a opção tem como destaques os novos faróis com luzes diurnas em LED e airbags frontais, laterais e de cortina.

 

Na frente, a versão Touring se destaca pelos faróis com luzes diurnas em LED
Na frente, a versão Touring se destaca pelos faróis com luzes diurnas em LED

 

Por fora, a versão Touring não traz nenhum adesivo ou emblema. Ela se diferencia pelos novos faróis em LED, com luzes diurnas, muito importante para iluminarem melhor a estrada durante a noite e evitar multas durante o dia por rodar sem acender os faróis. As lanternas traseiras também ganharam um novo desenho, com guias de LED. Detaque também para as bonitas rodas de liga de 17 polegadas. Ao reparar bem o design do HR-V, dá para perceber que suas linhas estão entre os atributos que fizeram dele o líder do segmento. Seu visual é moderno e mistura esportividade com elegância.

 

A linha de cintura alta e o teto em arco são características marcantes do HR-V
A linha de cintura alta e o teto em arco são características marcantes do HR-V

 

Por dentro, a opção mais luxuosa do HR-V ganhou acabamentos cromados nas portas. Destaque também para o sistema multimídia com tela de sete polegadas, que tem navegador integrado ao painel, com informações de trânsito das principais capitais brasileiras. O equipamento é bem intuitivo e, junto com o volante multifuncional, fica fácil para o motorista navegar (mapa bem preciso), ouvir música, atender e realizar chamas telefônicas (Bluetooth) e navegar pela internet por conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso do browser. Outro item interessante é o freio de estacionamento automático, que ajuda bastante em congestionamentos.

 

As lanternas traseiras também ganharam luzes de LED, bem mais visíveis à noite
As lanternas traseiras também ganharam luzes de LED, bem mais visíveis à noite

 

Mas um dos grandes baratos do habitáculo do SUV da Honda é o aproveitamento do espaço interno, graças ao emprego da filosofia que a marca japonesa chama de “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”. Além de um bom espaço, o sistema de arranjo dos assentos possibilita um bom aproveitamento do interior e a flexibilidade total na configuração dos bancos. Além de contar com um porta-malas de boa capacidade (437 litros), você pode adaptar o interior à carga que estiver transportando. O banco traseiro acomoda com certo conforto três adultos.

 

Volante multifuncional e tela e sistema multimída facilitam navegação, áudio e uso do telefone
Volante multifuncional e tela do sistema multimídia facilitam navegação, áudio e uso do telefone

 

A mecânica é a mesma da versão HLX: o motor i-VTEC 1.8 (que aboliu o tanquinho de partida a frio), aliado ao câmbio continuamente variável (CVT), com possibilidade de trocas junto ao volante. A performance não chega a entusiasmar, mas o fôlego é suficiente para manter um bom ritmo de viagem e não fazer feio nas ultrapassagens. O câmbio CVT faz de forma suave as trocas simuladas, mas seu funcionamento deixa o motor um pouco barulhento. O consumo também foi bem razoável: na estrada, com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 14km/l. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade, com baixo nível de ruídos; e a direção está bem calibrada para altas velocidades e manobras.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Motor é o mesmo 1.8 da versão EXL, que rende 140cv com somente etanol no tanque
Motor é o mesmo 1.8 da versão EXL, que rende 140cv com somente etanol no tanque

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.747cm³ de cilindrada, 16V, que gera potências de 139cv (gasolina) a 6.300rpm e 140cv (etanol) a 6.500rpm e torques de 17,3kgfm (gasolina) a 4.800rpm e 17,4kgfm (etanol) a 5.000rpm

Câmbio – Tração dianteira e câmbio do tipo CVT (continuamente variável), com sete velocidades simuladas

Suspensão – Dianteira, do tipo McPherson; e traseira, com barra de torção

Dimensões – Comprimento, 4,29m; largura, 1,77m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,61m

Direção – Com assistência elétrica progressiva (EPS)

Rodas e pneus – Em liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17

Tanque – 51 litros

Porta-malas – 437 litros

Peso – 1.279 quilos

 

Com três apoios e três cintos de três pontos, banco traseiro acomoda três adultos com certo conforto
Com três apoios e três cintos de três pontos, banco traseiro acomoda três adultos com certo conforto

 

Equipamentos – Sensores crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis de neblina, sistema multimídia com tela touchscreen de sete polegadas, com navegador GPS, entrada HDMI, 2 conexões USB e Bluetooh; ar-condicionado com tela do tipo touchscreen, coluna de direção com ajuste de altura e distância, computador de bordo, controle automático de velocidade, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme, chave do tipo canivete, assistente de partidas em aclive, controles de tração e estabilidade e sistema para fixação de cadeiras infantis.

Preço – R$ 107.900

 

As bonitas rodas de liga leve de 17 polegadas contribuem para deixar o HR-V com visual mais esportivo
As bonitas rodas de liga leve de 17 polegadas contribuem para deixar o HR-V com visual mais esportivo

 

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