Com características de crossover, SUV e hatch, o HR-V caiu nas graças do consumidor brasileiro e o modelo está sempre entre os mais vendidos no segmento dos SUV’s. Andamos na versão EXL, que tem motor 1.8 e câmbio CVT. Entre os pontos positivos, destacam-se o bom pacote de itens de conforto e segurança e a modularidade do amplo espaço interno.
Sorriso cromado
A nova linha do Honda HR-V trouxe pequenas mudanças no visual externo. A maioria de concentra na frente, com destaque para o “sorriso largo da barra cromada” que une os dois faróis, que agora têm luzes diurnas em LED; e os novos faróis de neblina, que ganharam um formato arredondado. De perfil, as rodas ganharam um bonito desenho e, na traseira, chamam a atenção as lanternas com luzes de LED.
Por dentro, um dos grandes baratos do Honda é a flexibilidade do amplo espaço interno (incluindo o porta-malas de 437 litros) proporcionada pelo prático sistema de rebatimento de bancos (Magic Seat Honda). Com ele, você pode transformar o HR-V em um pequeno furgão, rebatendo os bancos traseiros e deixando a superfície plana; levar objetos altos, acomodando-os no fundo do assoalho; e levar aquela escada (ou outro objeto comprido), rebatendo também o encosto do banco da frente.
Leia também: Civic feito de lego
Central multimídia
Outras atrações do habitáculo são a central multimídia, que é bem completa (até comando vocal), com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegação, interface para smartphones Android AutoTM e Apple CarPlay® 4 etc.; o bom nível de acabamento de uma forma geral, a posição de dirigir elevada, os bancos com bom nível de conforto, o ar-condicionado digital e a quadro de instrumentos, que tem boa visualização.
Quando se fala em segurança, a versão EXL tem bom pacote, que inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, sistema para fixação de cadeiras infantis (nos assentos laterais) e sistema de alerta de frenagem emergencial. Para dar segurança em manobras, o motorista conta com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Leia também: Honda elétrico em Genebra
Proposta familiar
O conjunto motor 1.8 e câmbio CVT proporcionam um desempenho satisfatório levando em conta a sua proposta familiar (a Honda acaba de lançar a versão Touring com motor 1.5 turbo, de 173cv, que é uma opção mais esportiva). As acelerações são razoáveis e as trocas de marcha no modo manual melhoram as retomadas de velocidade. Falta um pouco de fôlego ao motor 1.8 em baixas rotações. O nível de consumo é baixo.
Leia também: Honda CR-V 1.5 Turbo
A suspensão, que passou por melhorias na nova linha, consegue equilibrar bem conforto e estabilidade. A direção, que tem efeito progressivo, é macia em manobras e adquire um bom “peso” em velocidades elevadas. O HR-V tem uma altura razoável do solo. Mas as suas aptidões como um legítimo SUV param por aí.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.799cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, que gera potências de 139cv (etanol) e 140cv (gasolina) a 6.300rpm e torques de 17,3kgfm (gasolina) e de 17,5kgfm (etanol) a 4.800rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio do tipo CVT (continuamente variável)
Direção – Assistência elétrica progressiva
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, barra de torção
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira
Dimensões – Comprimento, 4.32m; largura, 1,77m; altura, 1,58m; e distância entre-eixos, 2,61m
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17
Porta-malas – 437 litros
Tanque – 51 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.276 quilos
Principais equipamentos de série – Seis airbags, alarme, chave do tipo canivete, todos os vidros com um toque e anti-esmagamento, freio de estacionamento eletrônico, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sistema de alerta de frenagem emergencial, assistente de partidas em rampa, controles de tração e estabilidade, luzes diurnas, faróis de neblina, rack de teto, ar-condicionado digital, sensores de chuva e crepuscular, central multimídia com tela de sete polegadas e interface para smartphones Android AutoTM e Apple CarPlay® 4, câmera de ré multivisão, controle automático de velocidade, volante multifuncional, coluna de direção ajustável em altura e distância, sistema de configuração de bancos Magic Seat Honda, bancos revestidos em couro sintético, computador de bordo e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Preço – R$ 113.250, incluindo pintura metálica.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews