Em sua opção mais sofisticada, o hatch compacto traz equipamentos interessantes de condução semiautônoma e segurança, como frenagem automática de emergência para carros, pedestres e ciclistas e assistente de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga e alerta de colisão. Com um bom torque já disponível em baixas rotações, o motor 1.0 turbo de três cilindros proporciona boas acelerações e retomadas de velocidade e com um baixo nível de consumo. O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave e trabalha de forma bem afinada com o motor, aproveitando bem a sua força. A mudança de estilo da nova geração deixou o hatch com uma aparência mais moderna e equilibrada. O acabamento interno passa uma boa impressão e a suspensão é mais voltada para a estabilidade e menos para o conforto.
Na frente, a enorme grade em forma de colmeia na cor preto brilhante, que integra também a tomada de ar inferior; as luzes diurnas em LED, os faróis de neblina e as setas deslocadas para o para-choque dão um toque de modernidade.
Cor preta
De perfil, chamam a atenção as novas rodas de liga de 16 polegadas com acabamento diamantado e detalhes na cor preta e com desenho que mistura elegância e esportividade; e o detalhe na cor preta característico da versão na coluna “C”.
Leia mais: Hyundai Creta N Line Night Edition
Na traseira, os destaques são para as lanternas em LED, com desenho completamente diferente da geração anterior, e interligadas por uma barra que não é acesa em toda a sua extensão. As setas também foram deslocadas para o para-choque.
Acabamento
Mesmo com muitos plásticos duros, o aspecto do acabamento interno é bom e digno de uma versão topo de linha de um carro dessa categoria. Bancos são revestidos parcialmente em couro sintético, também presente no volante e painéis de porta.
Leia mais: Jeep Commander Limited T270
Também contribuem para a boa impressão os detalhes em preto brilhante nos controles do volante e nas saídas de ar do sistema de climatização, os detalhes imitando metal no painel e volante e a boa montagem dos componentes.
Espaço interno
O espaço interno não é dos melhores, principalmente para os passageiros do banco traseiro. O porta-malas tem capacidade compatível com a de um hatch compacto e o rebatimento do encosto traseiro em 1/3 e 2/3 proporciona flexibilidade.
Leia mais: Peugeot e-208 GT
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem da coluna de direção em altura e profundidade e de altura do seu banco. O volante tem boa pega e abriga comandos de voz, de áudio e de funções do computador de bordo.
Instrumentos
Completamente digital e de boa visualização, o quadro de instrumentos tem tela de 4,2 polegadas colorida, que mostra velocidade, rotação de motor e níveis de combustível e de temperatura do motor. No centro, estão as informações do computador de bordo.
Leia mais: GWM lança Haval H6 GT
Localizada no alto e no centro, do tipo flutuante, a tela sensível ao toque de oito polegadas do sistema multimídia blueMedia (Android Auto e Apple CarPlay sem fio e comando de voz) também possibilita boa visualização pelo motorista.
Itens de conforto
Na lista de equipamentos de conforto, destaque para o ar-condicionado digital, carregamento de celular por indução, retrovisores externos com rebatimento elétrico e três entradas USB, incluindo uma para os passageiros do banco traseiro.
Leia mais: Nissan Frontier XE 4×4
A versão Platinum Plus do HB20 vem equipada com itens importantes para a segurança, como frenagem automática de emergência para carros, pedestres e ciclistas, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitor de permanência em faixa.
Segurança
O pacote de segurança ainda conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade, detector de fadiga, alertas de colisão, de ponto cego e de saída segura (avisa sobre aproximação de veículo ao abrir a porta) e monitoramento da pressão dos pneus.
Leia mais: VW Jetta GLi
Para sair de vagas e manobrar em espaços mais apertados, ou sair de vagas estreitas em subida, o motorista conta com boa calibração elétrica da direção, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e assistente de partida em subida.
Turbo 1.0
Com um pequeno “retardo”, o motor 1.0 turbo, que desenvolve 120cv de potência, tem bom fôlego já em baixas rotações, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens mais seguras.
Leia mais: Peugeot 2008 Griffe
Rodando com gasolina no tanque, apenas o motorista e ar-condicionado desligado, o computador de bordo registrou média em torno de 10,8km/l na cidade (com a ajuda do start/stop, que desliga o motor nas paradas) e de 14km/l na estrada.
Automático de seis
O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave, sem trancos durante as trocas, e trabalha afinado com o motor. Para agilizar as mudanças, o motorista conta com a possibilidade de trocas manuais por “borboletas” junto ao volante.
A suspensão tem uma calibragem mais voltada para a estabilidade, sendo mais firme nas curvas e, com as rodas de 16 polegadas com pneus de perfil um pouco mais baixo, os ocupantes sentem um pouco as imperfeições do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, turbo, que desenvolve potência de 120cv a 6.000rpm e torque de 17,5kgfm a 1.500rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,01m; largura, 1,72m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,53m
Altura em relação ao solo – 16cm
Freios – Discos ventilados na dianteira; e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16
Porta-malas – 300 litros
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 423 quilos
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.110 quilos
Principais equipamentos – Bancos revestidos em couro, quadro de instrumentos digital, direção elétrica, partida sem chave, computador de bordo, ar-condicionado digital, multimídia blueMedia com tela sensível de oito polegadas e comando de voz (Android Auto e Apple CarPlay), câmera de ré, portas USB e USB-C, carregamento de celular por indução, abertura elétrica do porta-malas, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, seis airbags, controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, monitor de permanência em faixa (com centralização de guia), farol alto adaptativo, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência para carros, pedestres e ciclistas; assistente de tráfego cruzado traseiro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, controle automático de velocidade, assistente de desembarque, detector de fadiga e alerta de colisão.
Preço – R$ 117.790,00.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)