Após encerrar produção em São Bernardo do Campo (SP), no fim de outubro, a Ford inicia os preparativos para uma nova fase no País. O primeiro ato foi uma reunião do presidente Lyle Watters (foto) com funcionários e fornecedores de Camaçari (BA) – agora sua única fábrica produtora de veículos no País.
Ajustar para investir
São grandes os desafios de custos na operação. “É preciso fazer uma reestruturação de custos com mão de obra. Na área da engenharia há a questão logística e a necessidade de aumentar a produtividade. Vamos trabalhar em conjunto com fornecedores e funcionários para que isso aconteça. O lado bom é que, se conseguirmos fazer estas melhorias em Camaçari, vejo um futuro brilhante para a planta”, afirmou Watters.
Leia também: O teste do Ford Edge ST
Bahia e Dearborn
Lyle Watters pediu aos fornecedores esforços para viabilizar novo ciclo de investimentos, com potencial de ocupar toda a capacidade produtiva na Bahia com uma linha de veículos. Mas antes o presidente da Ford precisa avançar nas discussões com todos os elos da cadeia e levar um plano com compromissos firmados com esses parceiros para a sede em Dearborn. Nos Estados Unidos, a cúpula da Ford definirá os rumos e o investimento no Brasil.
Vem novidade
Fornecedores e trabalhadores entenderam o recado e a matriz da Ford não deverá criar muitos obstáculos e o investimento, segundo fontes, deverá ser anunciado no primeiro semestre de 2020.
Leia também: O teste do Ford Ka Freestyle 1.0
Confiante
Em paralelo, o presidente da Ford do Brasil negocia com dois novos interessados a fábrica do Taboão, no ABCD Paulista. “Estou confiante em um final feliz para São Bernardo”.
Jogando a toalha
O empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, um dos primeiros a manifestar interesse em adquirir a fábrica, admitiu ser remota a possibilidade de seu Grupo Caoa comprar a unidade da Ford.
Mais chineses
O que não significa, porém, que CAOA está parado: o empresário confirmou que conversa com dois grupos chineses interessados em produzir automóveis no Brasil, em parceria com o Grupo Caoa – que já tem associação com a chinesa Chery e produz em Jacareí (SP) e Anápolis (GO), sedãs e SUVs.
Leia também: O teste do Volkswagen Jetta GLI
Jeep 10
Em reunião na primeira semana de dezembro para comemorar o bom desempenho e a oitava posição em vendas no mercado nacional, superando a Honda, a Jeep anunciou que lançará dez novos modelos até 2022. Um deles, inclusive, será feito em Pernambuco, inaugurando nova plataforma produtiva na fábrica de Goiana. Será um SUV maior que o Compass, com sete lugares.
Nivus
E a Volkswagen divulgou o nome de seu SUV compacto, por ela chamado cupê urbano. É o Nivus. Chega no primeiro semestre de 2020, produzido em São Bernardo do Campo.
Bastidores do recall
AutoData contou os bastidores da General Motors durante o defeito do novíssimo Onix Plus, que gerou um recall do modelo. O primeiro episódio dessa série especial descreve as primeiras horas e os dias seguintes do presidente da montadora, Carlos Zarlenga. Para os interessados, aqui estão os links das quatro reportagens.
O dia que abalou a General Motors – https://www.autodata.com.br/noticias/2019/12/05/o-dia-que-abalou-a-general-motors/30198/
O mundo GM na sala de guerra em São Caetano – https://www.autodata.com.br/noticias/2019/12/06/o-mundo-gm-na-sala-de-guerra-em-sao-caetano/30209/
A mão invisível de Detroit – https://www.autodata.com.br/noticias/2019/12/09/a-mao-invisivel-de-detroit/30221/
Quando o recall deixou de ser um monstro – https://www.autodata.com.br/noticias/2019/12/10/quando-o-recall-deixou-de-ser-um-monstro/30231/
Texto: Leandro Alves
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews