Só mesmo ele, o Fusca, para ter um dia mundial, comemorado no próximo dia 22 de junho. A data marca a assinatura do contrato entre o engenheiro Ferdinand Porsche e o Conselho da Indústria Automotiva Alemã em 1934, que culminou no modelo que seria considerado o “Carro do Povo”.
No Brasil, o Besouro foi importado de 1951 a 1959, quando começou a ser fabricado pela Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) até 1986. Sete anos depois, o então presidente Itamar Franco pediu a volta do “Fuquinha”, que foi produzido até junho de 1996. O México foi o último país a montá-lo em série até 2013, na cidade de Puebla.
O Fusca merece comemorações por todos os cantos. Em Belo Horizonte, uma delas será durante o primeiro encontro anual da Fuscaria BH, uma das confrarias mais ativas de Minas, no próximo domingo, dia 24 de junho, a partir das 9 horas, no Power Shopping Centerminas, no bairro União.
Este encontro promete ser um marco, pois a maioria dos eventos do gênero está concentrada no Rio e em São Paulo e agora Minas toma a frente ao realizar algo importante e de destaque. Entre as atrações do evento estarão muitos exemplares da década de 50, que são o sonho de todo colecionador e proprietário de Fusca. Mas outros clubes tradicionais da região, tais como Aircooled BH, Ratoramas, Clube do Fusca, Beer e Brother, Kombi Clube BH, German Volks, Volks Club Nova Lima, Fusca Mania BH e Fuscarada metropolitana também foram convidados a se participar para garantir essa diversidade.
Contudo, o encontro de domingo não é a única oportunidade de o belo-horizontino apreciar os Besouros. O Fuscaria BH promove encontros de seus associados desde 2015. Todo mês, o parque Lagoa do Nado, na região da Pampulha, vira estacionamento para a paixão dessa turma animada. Há ainda encontros quinzenais próximos ao Aeroporto da Pampulha, onde é possível encontrar todo tipo de veículo da Volkswagen com motor refrigerado a ar e derivados do Fusca, tais como a Brasília e a Variant, além da Kombi.
Não tem preço
Só mesmo o tamanho do entusiasmo dos fãs de automóveis antigos é capaz de definir quanto custará levar essa paixão adiante. Um dos oito diretores do Fuscaria, o advogado Bernardo Fonseca entende que é possível se tornar colecionador sem investir muito. “De fato, existem algumas peças são mais em conta, mas um fator que pode influenciar no preço é o ano do Fusca”, afirma.
Para ele, quanto mais antigo, mais raro e mais difícil de encontrar peças. “Ainda mais se forem originais”, observa, sem deixar de frisar que o Fusca tem o melhor custo-benefício sobre a manutenção.
Como qualquer carro antigo, Fuscas requerem cuidados especiais. O melhor, garantem os colecionadores, é recorrer a especialistas. Fundador e presidente da confraria, Rafael Fella é dono de uma oficina especializada no Bairro Santa Mônica. Pegou emprestado o nome da Fuscaria para batizar seu negócio, oferecendo apoio técnico e mecânico aos aficionados, ligados ao grupo ou não.
Fotos: Fuscaria BH/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires e Robson Leite
SERVIÇO
O que: Projeto Feito em Casa recebe Fuscaria BH
Quando: 24 de Junho, a partir das 9 às 18 horas
Onde: Power Shopping Centerminas (Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1.495, União, Belo Horizonte), com entrada gratuita
Informações: (31) 3140-4195. Quem quiser participar do Fuscaria BH, basta acessar www.facebook.com/Fuscariabh ou mesmo no Instagram @Fuscariabh
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews