Uma das atrações do Salão do Automóvel de Buenos Aires, que vai até o dia 20 deste mês, é a picape conceito Nissan Frontier Attack, inspirada nos “monster-trucks” mais imponentes. O conceito, que foi concebido e desenvolvido pelo estúdio de design que a marca japonesa mantém no Brasil, tem como objetivo avaliar a percepção dos consumidores argentinos em relação ao potencial de produção do modelo.
Como fez em 2015 com o Kicks Concept, a Nissan procura capturar as impressões do público argentino sobre a Attack para avaliar o possível potencial de produção dessa picape. Criado pela equipe do Estúdio de Design da Nissan no Brasil e inspirado nos terrenos mais extremos da América Latina, o conceito apresenta um design mais robusto e equipado, ideal para os fãs de picapes. A ideia da Nissan foi projetar um veículo para encarar aventuras mais radicais. O novo conceito é 40mm mais alto em relação à versão anterior e o teto e os pneus são consideravelmente mais largos, o que levou os designers a chamá-la de ´the beast´.
“As pessoas que não conheciam o projeto e nunca tinham ouvido falar da Frontier Attack apelidaram ela de ´the beast´ quando a viam pela primeira vez, um nome que o time de designers rapidamente também adotou. Com o design agressivo e inspirado nos fãs latinos do ´off-road´, a Attack Concept está pronta para superar qualquer barreira que apareça em sua frente”, disse Robert Bauer, Designer Chefe do Estúdio de Design da Nissan no Brasil.
Por fora, a nova Frontier Attack Concept se destaca pelos tons fortes (vermelho brilhante e preto cromado). Ela também apresenta faróis com máscara negra, estribos, barras de colisão e rack para mala com o nome do modelo, além de espelhos na cor cinza. O nome da versão ainda é visto nas laterais, nos pneus de aro 16 e no para-choque traseiro cromado. O interior também tem um toque cromado e detalhes em cinza no painel central e assentos, e volante com acabamento em vermelho.
Em relação ao tamanho, a nova pick-up é 40 mm mais alta do que a Frontier tradicional, o que junto com os assentos e o teto mais largos. O mecanismo de tração 4×4 pode ser ativado com o toque de um botão, o que permite mudar a tração em movimento. O sistema VDC (Controle Dinâmico do Veículo) ajuda a melhorar a performance da tração e a segurança em todas as 4 rodas. O sistema dá ainda mais tranquilidade e segurança à condução. Além disso, o sistema VDC é combinado com outras tecnologias, como o de trava anti-bloqueio que melhora a dirigibilidade em situações difíceis.
A Nissan Frontier Attack conta com um sistema de entretenimento chamado Nissan Multi-App, que inclui sistema de navegação por GPS e um monitor touch screen de 6.2″ de última geração, aplicativos como Waze e Spotify, sistema bluetooth e streaming de música. O Multi-App é parte da estratégia de Mobilidade Inteligente da Nissan, dentro do pilar de Direção Inteligente da Nissan.
O conceito mantém a moto 2.3 a diesel, de 190cv de potência e 45,9kgfm de torque, associado a um câmbio automático de seis velocidades. A suspensão traseira é do tipo multilink com eixo rígido. Segundo a Nissan, o motor 2.3 atinge um torque máximo em baixa rotação (entre 1.500rpm e 2.500rpm).
A Frontier Attack conta com dois sistemas de auxílio em ladeira. O HSA (Sistema Inteligente de Partida em Rampa) impede o carro de andar para trás quando está em um aclive, impedindo-o de bater em outro veículo, pessoa ou objeto atrás, proporcionando uma saída tranquila. O sistema detecta a situação, mantem a pressão do freio por até três segundos depois que o pé do motorista solta o pedal do freio. Ele funciona com a alavanca de mudanças nas posições “drive” ou ré.
O HDC (Controle Inteligente de Descida) permite que as descidas em pavimentos acidentados sejam controladas automaticamente, até a velocidade máxima de 25 km/h, sem que o condutor tenha de tocar no pedal do freio. Quando o sistema é ligado – por meio de um botão no painel –, o veículo desce usando os sistemas ABS e EBD para controlar a velocidade de cada roda. Se o veículo acelerar sem interferência do condutor, o HDC aplicará automaticamente os freios para diminuir a velocidade.
A Nissan Argentina se prepara para se tornar uma fabricante de automóveis local, com a produção da picape Frontier em 2018, em Santa Izabel, na província de Córdoba. O investimento total do projeto é de US$ 600 milhões e vai gerar a criação de 1.000 novas vagas de emprego. Com esse projeto, a Argentina vai se juntar às demais fábricas que produzem a Nissan Frontier ao redor do mundo: a da Tailândia, do México e da Espanha.
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