A Ford apresentou esta semana o novo Fusion, que recebeu um tapa no visual, ampliou a lista de equipamentos de série, evoluiu os motores e ganhou sistema de condução semiautônoma, que faz muita coisa pelo motorista.
O novo sedã chega às concessionárias em outubro, em quatro versões de acabamento. A linha parte de R$ 121.500 do modelo flex e tem três versões com motor turbo EcoBoost, que gera 248cv, com preços de R$ 125.000 a R$ R$154.000, a topo da linha, com uma série de tecnologias semiautônomas.
O novo Fusion chega com novidades bem interessantes, como assistente de frenagem autônoma, com detecção de pedestres; controle automático adaptativo de velocidade com sistema “stop and go”, que, quando acionado, acelera e freia automaticamente na aproximação de outro veículo; alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma; além do sistema “start and go”, que desliga e liga o carro no trânsito para economizar combustível.
Outra novidade é o assistente de estacionamento de segunda geração, para vagas paralelas e perpendiculares. Em termos de conectividade, vem com o sistema SYNC 3 com tela de 8 polegadas, que possibilita, por comandos de voz, acesso a telefone, navegador, música, climatização e aplicativos, além de interface Apple CarPlay e Android Auto para smartphones.
Em vez da tradicional alavanca, o novo câmbio automático de seis velocidades á acionado pelo novo seletor E-shifter, que também fica no console. A lista de equipamentos de segurança inclui oito airbags, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa, sistema de detecção de cansaço, cintos de segurança traseiros infláveis e controle eletrônico de estabilidade e tração.
As mudanças no visual foram pequenas. Destacam-se a grade dianteira cromada, que foi redesenhada; os faróis, que ganharam perfil mais alongado, com lâmpadas halógenas nas versões SE e SEL e tecnologia Full LED na Titanium, ambos com luz diurna; as lanternas traseiras de LED, que foram redesenhadas e agora são unidas por um friso cromado; e as rodas de liga leve de 18 polegadas, que incorporam novos desenhos. São sete opções de cor: branco Sibéria, preto Astúrias, azul Belize, vermelho Vermont, cinza Moscou, prata Dublin e prata Sevilla.
Revestidos em couro, os bancos de couro têm ajuste elétrico, memória e aquecimento na frente, além de refrigeração na versão Titanium. O painel tem acabamento “soft”. A cabine, além do preto Ebony, oferece a opção Soft Ceramic, com bancos e detalhes das portas em couro claro na versão Titanium AWD.
A potência do motor 2.0 EcoBoost aumentou para 248cv e a economia de combustível, de acordo com a Ford, melhorou em 7%. O motor 2.5 Flex, de 175cv, melhorou o consumo na mesma proporção. O câmbio automático de seis velocidades conta com Paddle Shift nos modelos 2.0 EcoBoost e, junto com o seletor rotativo E-shifter, acrescenta a função “Low” na versão Flex e Sport na EcoBoost. A tração integral inteligente (AWD) tem uma nova interface, aumentando a estabilidade e tração em pistas escorregadias.
Preços do Fusion 2017
SE 2.5 flex – R$ 121.500
SEL 2.0 Ecoboost – R$ 125.500
Titanium 2.0 Ecoboost – R$ 138.000
Titanium 2.0 Ecoboost AWD – R$ 154.500
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)