Fórmula Sette

O mineiro Sérgio Sette Câmara testou, pela primeira vez, seu novo carro para a disputa do Campeonato Mundial de Fórmula-2 de 2018, categoria que serve de trampolim para a cobiçada Fórmula-1. Esta sessão aconteceu nesta quarta-feira (14 de fevereiro) no autódromo francês de Magny Cours.

Os engenheiros da equipe do piloto mineiro acreditam que o carro novo será em média um segundo mais veloz dependendo do circuito
Os engenheiros da equipe do piloto mineiro acreditam que o carro novo será em média um segundo mais veloz este ano

O piloto tomou o cockpit de seu Carlin/McLaren Júnior apenas no período da tarde. Ansioso para sentir as grandes diferenças esperadas, principalmente no que se refere ao novo motor turbo, ao câmbio e à parte aerodinâmica, ele completou aproximadamente 20 voltas e ficou muito satisfeito com o avanço do carro em relação ao equipamento com que ele competiu em 2017.

Segundo Sette Câmara, o carro mostrou-se extremamente veloz em baixas velocidades. “A força na hora que entra o turbo é impressionante. Nas arrancadas a diferença é brutal. Além disso, com os novos componentes aerodinâmicos o carro tem mais downforce o que nos permite imprimir uma velocidade maior nas curvas”, observou.
Mesmo com o conjunto estar 30 quilos mais pesado que o do ano passado, os engenheiros da Dallara acreditam que o carro novo será em média um segundo mais veloz dependendo do circuito. “O Hallo (protetor do cockpit), que muitos falaram que iria atrapalhar, na minha impressão foi como se estivesse usando um óculos. Na hora que você sai do box incomoda um pouco, mas, logo em seguida já se torna natural”, comentou o único brasileiro na categoria.

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Sette Câmara, contudo, destaca como o maior avanço do novo carro a parte tecnológica. “O novo carro está muito mais próximo de um F-1 agora não apenas na parte de motor, câmbio e aerodinâmica, mas, também, na eletrônica. O novo volante me lembrou muito o que utilizei quando tive o meu teste com a Toro Rosso, em 2016. Agora temos a chance de mudar a forma de aceleração, alterar ajustes de embreagem e várias outras coisas que nem mesmo nos apresentaram ainda. No carro do ano passado a única coisa que podíamos mexer era no balanço dos freios. Assim, seremos ainda mais exigidos durante as corridas uma vez que, ao clique de um botão do volante, teremos a chance real de mudar o setup do carro volta a volta, tornando assim o equipamento mais próximo de um ajuste ideal nos diferentes momentos da corrida. Tenho certeza que qualquer piloto da F2, com esta mudança, estará muito mais preparado para fazer um teste de F-1 do que antes”, avaliou o piloto de 19 anos.
A pré-temporada do Mundial de F-2 será realizada em duas sessões. A primeira delas, em Paul Ricard (França) entre os dias 6 e 8 de março. Já a segunda sessão, com mais três dias, será no Bahrein, entre 21 e 23 de março.

Fotos: Zak Mauger/FIA Formula 2

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