Começou no último dia 25 o campeonato virtual da Fórmula E (competição que reúne bólidos movidos somente a eletricidade), chamado oficialmente de ABB Fórmula E Race at Home Challenge. A competição, que acontece em apoio à UNICEF, começou no último dia 25, com uma prova no circuito de Hong Kong, terá um total de oito corridas on-line, que contam com a participação de todas as equipes que disputam atualmente a categoria e de 23 dos atuais pilotos da Fórmula E. Os pilotos competem no formato ‘race royale’ direto de duas casas usando o software de simulador fFactor2.
A corrida on-line será transmitida ao vivo no Fox Sports 2 às 11h30 (Horário de Brasília) e o piloto alemão Maximilian Guenther da BMW i Andretti Motorsport começa como um dos favoritos por ter dominado o teste de pré-temporada realizado no último fim de semana.
23 pilotos
A prova do dia 25 de abril teve a presença de 23 dos 24 pilotos que pertencem ao atual grid da categoria (a exceção foi o britânico Sam Bird, que foi substituído na Envision Virgin Racing por Nick Cassidy).
A competição virtual é realizada com o software de simulador rFactor 2, que conta com os carros das 12 equipes presentes na sexta temporada da Fórmula E, inclusive com suas pinturas originais.
Pilotos brasileiros
O desafio representa uma chance de os fãs acompanharem os principais nomes da categoria de carros elétricos como o atual bicampeão Jean-Eric Vergne, o português Antonio Félix da Costa e os brasileiros Lucas di Grassi e Felipe Massa, que disputarão a prova curva a curva neste período de paralisação dos eventos esportivos por conta da pandemia do COVID-19.
Leia também: Uma cavalaria eletrizante
Cada prova conta com dois grids diferentes. O primeiro é formado por gamers e influencers, os quais são selecionados em qualificadores online no decorrer da semana, além de convidados especiais da categoria, totalizando 18 carros no grid.
Treino classificatório
Na sequência, é realizada um treino classificatório com os 24 pilotos oficiais da Fórmula E para definir o grid de largada da segunda prova.
A prova é realizada no formato “race royale”, ou seja: a cada volta, o último piloto que cruza a linha de chegada é eliminado. Não há eliminação na primeira volta e nas duas últimas, sendo que, no final, apenas doze carros terminam a corrida virtual.
Danos nas batidas
Ao contrário do que ocorreu na corrida de testes antes do início da competição, nas corridas há danos aos carros em caso de batidas, o que exige um cuidado maior por parte dos pilotos.
Leia também: Audi e-tron no Brasil
A pontuação segue a mesma sequência da competição real: os dez primeiros colocados recebem a pontuação na sequência: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. O piloto que conquista a Julius Baer Pole Position ganha um ponto extra, assim como aquele que crava a volta mais rápida também é premiado com um ponto adicional.
Finais de semana
O campeonato será disputado em todos os próximos finais de semana até junho. A última etapa será realizada uma rodada dupla (sábado e domingo), dias 6 e 7 de junho, respectivamente.
Aqui no Brasil, é possível acompanhar a ABB Formula E Race at Home Challenge no canal Fox Sports 2 a partir das 11h30 (horário de Brasília), porém os fãs também podem assistir nos canais oficiais da categoria (Facebook, Twitter, Twitch e YouTube).
Leia também: Elétricos querem mais
Quem optou pela transmissão oficial da categoria, teve uma surpresa na primeira corrida: além da equipe tradicional utilizada nas transmissões dos eprix, a prova contou com a presença da cantora e embaixadora da UNICEF no Reino Unido e apoiadora da Fórmula E, Rita Ora.
Embaixadora da UNICEF
Rita Ora já marcou presença em uma das etapas da Fórmula E: no Antofagasta Minerals Santiago E-Prix de 2019, na quinta temporada. Recentemente, a artista conferiu de perto o trabalho realizado pela UNICEF em seu país natal, Kosovo, onde sua família buscou asilo político quando ela era criança.
Para o piloto da BMW i Andretti Motorsport, Maximilian Guenther, “deve ser divertido para as pessoas acompanharem competições esportivas ao vivo novamente. É ótimo que esta corrida seja por uma boa causa e também pelos fãs, por isso cabe a nós dar um bom show”.
Leia também: 100 pílulas de tecnologia
Maximilian acredita que esse é o melhor caminho para continuar competindo, “e como as coisas não estão certas para todos nós neste momento, o Race at Home Challenge nos permite manter o nível de competitividade o mais alto possível”.
Fotos: Cortesia da Fórmula E
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh