Para quem quer uma picape com um visual mais descolado e capaz de encarar com desenvoltura aquelas estradas de terra com pisos bem ruins, essa versão aventureira da Ranger é uma boa opção. A tração 4×4, a boa altura do solo, os pneus de uso misto, diferencial traseiro blocante e os bons ângulos de entrada e saída formam um pacote ideal para encarar esses trechos. O bom torque em baixas rotações do motor 3.2 a diesel, que trabalha bem afinado com o câmbio automático de seis marchas, ajuda nessa tarefa. Por outro lado, a lista de itens de série não inclui Isofix para fixar cadeiras infantis e nem protetores do vidro traseiro e da caçamba.
O visual da versão aventureira da Ranger inclui nova grade dianteira com a assinatura Storm, adesivos com grafismos no capô e nas laterais, faróis e lanternas escurecidas, estribos laterais e rodas de liga, santantônio, coberturas dos para-lamas, maçanetas, retrovisores e molduras na cor preta.
Por dentro, o acabamento é simples, mas de boa qualidade. Os bancos são revestidos em tecido que combinam com aventuras e com o nosso clima tropical.
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Em termos de conforto, o espaço interno acomoda bem cinco adultos e o ar-condicionado digital de duas zonas é eficiente quando se precisa trafegar na poeira num dia quente com os vidros fechados.
Multimídia SYNC 3
Destaque também para o volante multifuncional, que abriga comandos do som, do computador de bordo, entre outros; para o quadro de instrumentos configurável com duas telas de 4,2 polegadas e para a central multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas.
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O pacote de segurança da Ranger Storm é um ponto positivo, incluindo sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque e assistência de frenagem de emergência.
Falta Isofix
Mas deixa de fora o sistema para fixar cadeiras infantis (Isofix) e a proteção do vidro traseiro, que serve para impedir a entrada de objetos que estejam na carroceria em virtude de uma batida ou mesmo de uma freada forte.
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Também falta protetor de caçamba para evitar danos no transporte de carga (a capacidade é de 1.040 quilos).
Motor eficiente
A versão aventureira é equipada com o eficiente motor 3.2 a diesel, que tem um abundante torque em baixa, dando muita agilidade para a picape tanto no asfalto quanto fora dele.
O câmbio automático de seis velocidades apresenta trocas suaves e tem opção de trocas manuais na alavanca de marchas e opção “S” de mudanças mais esportivas. A tração 4×4 é engata por meio de um botão seletor próximo à alavanca de marchas.
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Com pacote aventureiro (já mencionado no início, com tração 4×4, pneus de uso misto, altura do solo etc.), a Ranger Storm se sai muito bem em trechos de terrenos ruins. A assistência elétrica da direção também está bem calibrada.
Conforto
O conforto não é uma prioridade dessa versão aventureira, mas a suspensão não prejudica muito o conforto quando a picape roda vazia sobre pisos irregulares. A estabilidade é como a de outras picapes, ou seja, exige um certo cuidado naquelas curvas mais fechadas e de piso irregular.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, longitudinal, cinco cilindros em linha, 3.198cm³ de cilindrada, 20V, a diesel, que gera potência de 200cv a 3.000rpm e torque de 47,9kgfm entre 1.750 e 2.500rpm
Transmissão – Tração 4×4 com câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, com molas helicoidais; e traseira, eixo rígido com feixe de molas longitudinais
Dimensões – Comprimento, 5,35m; largura, 1,97m; altura, 1,82m; e entre-eixos, 3,22m
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 265/65 R17
Altura livre do solo – 232mm
Ângulos de entrada e saída – 28° e 27°, respectivamente
Volume da caçamba – 1.180 litros
Capacidade de carga – 1.040 quilos
Tanque de combustível – 80 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.230 quilos
Principais equipamentos – Estribos tipo plataforma, santantônio, rodas de liga de 17 polegadas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, direção elétrica, ar-condicionado automático e digital de duas zonas, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), central multimídia SYNC com tela de oito polegadas, comandos de voz e conexão para Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, controle automático e velocidade, computador de bordo e faróis de neblina.
Preços – R$ 174.890. Com pintura perolizada, R$ 176.640.
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