Andamos na opção mais top da picape da Ford, a Ranger Limited. Produzida na Argentina, o modelo tem como principais atrativos o visual, que foi passou por uma repaginação completa, ficando mais moderna e esportiva; o motor turbodiesel V6 3.0, que gera 250cv de potência e 61,2kgfm de torque, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade, mantendo um nível de consumo bem razoável para uma picape desse porte; o câmbio automático de dez marchas, que trabalha de forma suave e bem afinada com o motor; o conforto, proporcionado tanto pelo amplo espaço interno e pelo bom acerto do conjunto de suspensão; e o sofisticado pacote tecnológico, que inclui câmera 360°, monitoramento de ponto cego e assistentes de permanência em faixa, de manobras evasivas e de cruzamentos; assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, entre outros. Mas o preço é um pouco salgado.
Na frente, destaque para o visual inspirado da F-150 norte-americana, com molduras cromadas na barra central, na grade pontilhada e nos faróis que têm luzes de LED diurnas; capô bem marcado por vincos e luzes de neblina também com luzes de LED.
Muitos cromados
De perfil, chamam a atenção as bonitas rodas de 20 polegadas com desenho que mistura esportividade e elegância; os cromados das maçanetas das portas, das capas dos retrovisores e das molduras dos vidros e o estribo, que ajude bem no acesso à cabine.
Lanternas com luzes de LED, lentes escurecidas e desenho bem moderno e sofisticado; tampa da caçamba com o nome Ford estampado na parte inferior e para-choque cromado compõe o visual elegante e esportivo da traseira.
Acabamento interno da Ranger
Com bancos, volante e painéis de porta revestidos em couro, com costuras aparentes; detalhes em preto brilhante no volante, console e saídas do sistema de ventilação; e boa montagem de todos os materiais, o acabamento interno é de boa qualidade.
O sistema multimídia Sync 4 com tela de 12 polegada, posicionada na vertical, é uma atração à parte, proporcionando boa visualização de todas as informações e exibindo também as informações do sistema de ventilação.
Digital de 12 polegadas
A tela do painel de instrumentos é digital, colorida, bem completa (incluindo pressão do turbo) e tem 12 polegadas, podendo ser configurada pelo motorista de acordo com as suas preferências. As informações e os alertas são facilmente visualizadas.
Com amplo espaço para as pernas dos ocupantes do banco de trás, a Ford Ranger Limited acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, já que o passageiro do meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto.
Caçamba da Ford Ranger Limited
A capacidade de carga ultrapassa uma tonelada (1.023 quilos) e a caçamba, que dispõe de protetor, diversos ganchos para prender a carga e tampa de fácil operação, acomoda 1.250 litros. Por outro lado, falta protetor para o vidro traseiro.
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Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajustes elétricos do seu banco regulagens de altura e distância da coluna de direção. O volante tem boa pega e abriga comandos do multimídia, áudio, telefone e computador de bordo.
Conforto
O pacote de equipamentos de conforto inclui um item interessante que é o acionamento do sistema de ar-condicionado (que é de duas zonas) remoto. Muito útil naqueles dias quentes em que o carro fica estacionado muito tempo sob um sol forte.
Outros itens que proporcionam conforto é o carregamento de celular por indução, acendimento automático dos faróis, controle automático de velocidade, entradas USB (tipos A e C) na frente e atrás e sensor de chuva.
Segurança da Ranger Limited
Na lista de itens de segurança, destaque para assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres e monitoramento de ponto cego e assistentes de permanência em faixa, de manobras evasivas e de cruzamentos.
Também estão presentes itens importantes como sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista), controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e alerta de colisão.
Manobras
Para sair de vagas apertadas e em subida, já que o diâmetro de giro é um pouco longo, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; câmera 360°, retrovisores externos de bom tamanho e assistente de partida em rampa.
A Ford Ranger Limited tem boa desenvoltura no fora-de-estrada com a tração 4×4, o diferencial traseiro blocante, a boa altura do solo, os bons ângulos de entrada e saída e a boa capacidade de imersão. Faltam apenas pneus de uso mais misto.
Modos de condução
O motorista também pode escolher (no console) entre os modos de condução Normal, Eco, Rebocar, Escorregadio, Lama e Areia, deixando a suspensão, direção e câmbio da picape adaptados ao tipo de piso e ao desejo de economizar, acelerar etc.
Por falar em consumo, na posição Eco, com o ar-condicionado ligado e apenas o condutor, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,0km/l na cidade e de 11,6km/l na estrada, que são números bem razoáveis para uma picape desse porte.
Performance
Em termos de performance, o motor V6 3.0 turbo da Ford Ranger Limited garante uma condução prazerosa, gastando 8,7 segundos para ir de 0 a 100km/h. As retomadas de velocidade também proporcionam segurança nas ultrapassagens.
Atuando de forma bem afinada com o motor, o câmbio automático de dez marchas proporciona trocas suaves e rápidas. Destaque para a pequena alavanca de marchas no console, com pomo que facilita a pega.
A calibragem da suspensão conseguiu um bom equilíbrio entre o conforto, já que a Ford Ranger Limited não tem aquele pula-pula tão acentuado das picapes; e a estabilidade, já que a picape transmite bastante segurança nas curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
- Motor – Longitudinal, seis cilindros em “V”, 24 válvulas, 2.9993cm³ de cilindrada, diesel, turbo, que gera potência de 250cv a 3.250rpm e torque de 61,2kgfm a 1.750rpm
- Transmissão – Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de dez marchas
- Direção – Assistência elétrica
- Suspensão – Dianteira, independente, do tipo braço duplo; e traseira, tipo eixo rígido com feixe de molas
- Dimensões – Comprimento, 5,37m; largura, 1,91m; altura, 1,88m; e entre-eixos, 3,27m
- Altura do solo – 23,5cm
- Ângulo de entrada – 30°
- Ângulo de saída – 26°
- Capacidade de imersão – 800mm
- Freios – A disco ventilados nas quatro rodas
- Pneus e rodas – Rodas de liga de 20 polegadas, calçadas com pneus 255/55 R20
- Capacidade de carga – 1.023 quilos
- Caçamba – 1.250 litros
- Tanque – 80 litros
- Peso (em ordem de marcha) – 2.357 quilos
- Principais equipamentos – Rodas de liga de 20 polegadas, painel de instrumentos digital com tela de 12 polegadas, sete airbags, controlador de velocidade, acendimento automático dos faróis, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, limitador de velocidade, diferencial traseiro blocante, alarme, para-choque na cor da carroceria, quatro modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, saída de ar-condicionado para os passageiros de trás, carregador de celular por indução, partida e acionamento do ar-condicionado remoto, entradas USB (tipos A e C), faróis iluminados por LEDs com DRL, com diferencial traseiro blocante, assistente autônomo de frenagem, bancos (com ajuste elétrico), volante com revestimento de couro, estribos, retrovisores externos com rebatimento, sensor de chuva, comando de voz, freios a disco nas quatro rodas, start-stop, alerta de colisão, faróis de neblina com iluminação de LEDs, retrovisor eletrocrômico, câmbio eletrônico E-Shifter, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, freio de estacionamento eletrônico, bagageiro de teto, lanternas de LEDs, santantônio na cor da carroceria, ar-condicionado de duas zonas, partida sem chave, navegador off-road e, monitoramento de pressão dos pneus, Multimídia Sync 4 com tela de 12 polegadas, câmera 360°, monitoramento de ponto cego e assistentes de permanência em faixa, de manobras evasivas e de cruzamentos.
- Preço – R$ 321.890,00, incluindo pintura metálica.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)