Com tração 4×4, boa altura do solo, bons ângulos de entrada e saída, bloqueio do diferencial traseiro, pneus de uso misto e boa capacidade de imersão, a versão aventureira da picape encarou com muita disposição e desenvoltura trechos de estradas de terra ruim, lama e cascalho. O visual acompanha o ritmo de aventura, com adesivos com o nome da versão e grade dianteira, rodas, santantônio, estribos laterais e traseiro e coberturas plásticas nos para-lamas na cor preta, além de faróis e lanternas com máscara negra. O motor 3.2 turbodiesel também tem bastante fôlego para encarar qualquer parada no asfalto ou fora dele. Por outro lado, o preço é um pouco salgado, ultrapassando os R$ 300 mil.
Na frente, destaque para a grade em colmeia na cor preto brilhante, que se harmoniza bem com os faróis totalmente em LED e traz estampado na barra superior o nome da picape; e para os faróis de neblina.
Coberturas plásticas
De perfil, os adesivos nas portas e na caçamba, as rodas de liga de 18 polegadas, o santantônio, os estribos, as coberturas plásticas nos para-lamas e os para-barros e as maçanetas das portas na cor preta compõem o visual esportivo.
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Na traseira, o nome da picape em letras grandes “domina” a tampa da caçamba (o adesivo da versão fica menos destacado), que tem chave e maçaneta na cor preta; e o estribo antiderrapante facilita muito o acesso à caçamba.
Interior
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade e deixa o ambiente com um visual esportivo elegante, com bancos e volante revestidos em couro e costuras vermelhas aparentes; e detalhes em preto brilhante, no volante, painéis e painéis de porta.
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O quadro de instrumentos traz o velocímetro analógico no centro e duas telas digitais que mostram o conta-giros, os marcadores de combustível e de temperatura do motor e as informações do computador de bordo, do áudio, entre outras.
Ajustes elétricos
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com diversos ajustes elétricos do banco, incluindo o lombar, que é manual. Mas falta o ajuste de distância da coluna de direção, que é regulável apenas em altura.
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A Ranger FX4 vem com o multimídia Sync 3, que tem tela sensível ao toque de oito polegadas completamente integrada ao painel, em local de boa visualização, e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Conectividade
Em termos de conectividade, destaque também para o aplicativo FordPass Connect, que possibilita diversas funções, entre elas dar a partida remota e climatizar a cabine; acessar informações importantes, receber alertas e agendar serviços.
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O espaço interno acomoda com relativo conforto cinco adultos. Relativo porque o assento do banco traseiro é um pouco curto e baixo para o conforto em longas viagens e porque o passageiro do meio é incomodado pela parte de trás do console.
Caçamba
A caçamba tem boa capacidade de carga, acomodando 1.180 litros e transportando 1.014 quilos, e tampa com chave e fácil de operar. Mas falta protetor de caçamba e cobertura marítima, que são opcionais; e protetor do vidro traseiro.
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Para facilitar as manobras em lugares apertados, o motorista conta com retrovisores externos de bom tamanho, sensores de estacionamento traseiro (faltam os dianteiros), câmera de ré e boa calibragem da assistência elétrica da direção.
Conforto
No pacote de itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular, duas tomadas USB e duas de 12V e controle automático de velocidade, mas falta saída do ar para o banco traseiro.
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Entre os itens de segurança, vale citar os sete airbags, os controles de tração, estabilidade e de oscilação do reboque; o sistema anti-capotamento e adaptativo de carga e os assistentes de permanência em faixa e de fadiga.
Fora do asfalto
Na avaliação, a Ranger FX4 se mostrou bem à vontade fora do asfalto com tração 4×4, bons ângulos de entrada e saída, boa altura do solo, diferencial traseiro blocante, pneus de uso misto e boa capacidade (de 80cm) de imersão.
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Para se enquadrar nas novas normas anti-poluição do Programa de Controle de Emissões Proconve 7, a picape agora vem com tanque (com capacidade de 20 litros) para encher do aditivo Arla 32.
Fôlego
O motor turbodiesel 3.2 dá conta da tarefa de dar bom fôlego para uma picape que pesa mais de 2.200 quilos, tanto no asfalto quando fora dele. Com quatro adultos e carga de cerca de 300 quilos na caçamba, a performance foi razoável.
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Nessa condição, e com o ar-condicionado ligado, o consumo também ficou dentro do razoável. Na estrada, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,8km/l sem forçar o ritmo de viagem.
Seis velocidades
O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave e trabalha de forma eficiente para extrair toda a força do motor. As trocas manuais, que podem ser feitas na alavanca, melhoram a resposta nas acelerações e retomadas.
Como acontece com a maioria das picapes, quando está com a caçamba vazia, a Ranger FX4 pula um pouco, incomodando principalmente os passageiros do banco traseiro. Mas com ocupantes e carga, a situação de conforto melhora bastante.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Longitudinal, cinco cilindros em linha, 3.198cm³ de cilindrada, turbodiesel, que gera potência de 200cv de potência a 3.000rpm e torque de 47,9kgfm entre 1.750rpm e 2.500rpm
Transmissão – Tração 4×4, com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, do tipo independente; e traseira, eixo rígido
Dimensões – Comprimento, 5,35m; largura, 1,97m; altura, 1,82m; e distância entre-eixos, 3,22m
Altura do solo – 23,2cm
Ângulo de entrada – 28°
Ângulo de saída – 26°
Capacidade de imersão – 80cm
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus de uso misto 265/60 R18
Capacidade de carga – 1.014 quilos
Volume da caçamba – 1.180 litros
Tanque – 80 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.247 quilos
Principais equipamentos – Sistema de redução de poluentes com Arla 32, diferencial traseiro blocante eletrônico, faróis full-LED, sistema AdvanceTrac: controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema anticapotamento e adaptativo de carga, controle de oscilação de reboque, assistente de partida em rampas, assistente de permanência em faixa, assistente de fadiga, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, conectividade FordPass, central multimídia SYNC 3, ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, sete airbags, painel digital com duas telas, rodas de liga de 18 polegadas, Pirelli Scorpion ATR 18” (50% on road – 50% offroad), tampa traseira assistida, cinco anos de garantia, santantônio exclusivo, estribos plataforma, alargadores de para-lama, grade exclusiva, faixas laterais e emblema traseiro FX4, bancos com revestimento premium, ajuste elétrico e lombar para o motorista, puxadores internos e painel e volante com acabamento exclusivo.
Preço – R$ 301.790.
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