Ford Maverick Hybrid

Nível de consumo que ultrapassa os 35km/l na cidade e os 17km/l na estrada, autonomia de mais de 800 quilômetros e aceleração de 0 a 100km/h em pouco mais de 8 segundos são alguns números bem interessantes da picape Ford Marverick Hybrid, versão que combina um motor 2.5 aspirado, de 164cv, com outro elétrico, de 128cv, para, juntos, desenvolverem 194cv de potência e 21,4kgfm de torque; tem câmbio automático de tipo CVT, tração apenas na dianteira e custa R$ 10 mil a mais que a outra versão equipada com motor 2.0 turbo. A lista de equipamentos de conforto e segurança também são pontos positivos da picape Ford que é importada do México, incluindo sete airbags, cinco modos de condução, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, partida remota com acionamento do ar condicionado, abertura das portas por código sem chave e alerta de acionamento do alarme no celular.

Ford Maverick Hybrid de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade na cor preta e a barra que a “atravessa” e une os indicadores de direção, localizados dentro dos faróis em LED e com formato em “C”, e a tomada inferior na cor preta, que não tem os ganchos de reboque da outra versão.

Na cor da carroceria

De perfil, chamam a atenção as soleiras das portas e coluna central na cor preta, as maçanetas das portas e capas dos retrovisores na cor da carroceria, as rodas esportivas de 18 polegadas e o teclado para codificar a abertura das portas sem chave.

Ford Maverick Hybrid de perfil – Foto: Eduardo Aquino

O nome do modelo em destaque na tampa da caçamba, que tem chave; o para-choque na cor preta com estribo para facilitar o acesso, entrada para o engate do reboque e as lanternas verticalizadas em LED destacam-se na traseira.

Elegância e aventura

Por dentro, embora lance mão de plásticos rígidos, o acabamento mistura elegância com esportividade aventureira, com bancos forrados em couro na cor preta e marrom, que está presente em detalhes no painel, painéis de porta e console.

Ford Maverick Hybrid de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Devido à boa distância entre-eixos, o espaço interno é um dos pontos positivos da Maverick. Há espaço de sobra para quatro adultos, mesmo para aquele de maior estatura, que viajam com conforto e espaço para as pernas no banco traseiro.

Espaço da Ford Maverick Hybrid

Quanto ao espaço para o transporte de objetos, na cabine há um compartimento extra sob o banco traseiro e diversos porta-trecos espalhados. Sentimos a falta de um carregador de celular por indução, presente em modelos mais básicos.

Painel da Ford Maverick Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do banco em oito posições e ajustes da coluna de direção em altura e distância. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos (áudio, voz, computador de bordo etc.).

Analógico e digital

De fácil visualização pelo motorista, o quadro de instrumentos mistura velocímetro e conta-giros analógicos com um visor digital de TFT de 6,5 polegadas colorido, onde são exibidas diversas informações do veículo e computador de bordo.

No centro do painel, está a tela de oito polegadas sensível ao toque do sistema Multimídia Sync, que é bem completo e intuitivo com capacidade para espelhamento (infelizmente apenas por via cabo) de celulares com Android Auto ou Apple CarPlay.

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Bancos dianteiros da Ford Maverick Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de conectividade, destaque para o aplicativo Ford Pass, que possibilita diversas funções de forma remota, como acionar o ar-condicionado, localizar o veículo, agendar revisões, receber alertas de acionamento do alarme, entre outras.

Caçamba generosa

A caçamba é generosa e tem capacidade volumétrica de 943 litros, capacidade de carga de 659 quilos, compartimentos extras nas laterais, diversos pontos e ganchos para fixação, protetor de caçamba, abridor de garrafas e porta com travamento elétrico.

Banco traseiro da Ford Maverick Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de segurança, estão o assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista, sete airbags, alerta de colisão frontal, controles de tração e estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus.

Itens da Ford Maverick Hybrid

Mas a lista de equipamentos de série deixa de fora outros itens, como alerta de ponto cego, capota marítima, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera 360° e assistente de permanência em faixa.

Ford Maverick Hybrid de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A Maverick vem equipada com sistema que possibilita a seleção de cinco modos de condução (Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rebocar/Transportar), que otimiza as mudanças de marcha e os controles de tração e da potência.

Fora do asfalto

Para rodar no fora de estrada, o desempenho da picape na versão híbrida é um pouco limitado devido à falta de tração nas quatro rodas (a tração é apenas na dianteira) e ao fato da frente ser muito baixa (pouco ângulo de ataque) e raspar em valetas e aclives.

Banco traseiro da Ford Maverick Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

Embora não tenha a mesma performance da versão com motor 2.0 turbo, os 194cv gerados pela combinação dos motores a combustão e elétrico garantem também boas arrancadas e retomadas de velocidade (0 a 100km/h em apenas 8,4 segundos).

Consumo da Maverick Hybrid

Por outro lado, o nível de consumo tanto na cidade (mais de 35km/l) quando na estrada (mais de 17km/l), rodando com apenas o motorista e ar desligado, é fantástico para a Ford Maverick Hybrid, que pesa 1.700 quilos, além da autonomia de mais de 800 quilômetros.

Caçamba da Ford Maverick Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica da direção está bem calibrada e facilita a saída de vagas apertadas, mas, nessa situação, faz falta os sensores de estacionamento e a câmera 360°. Em altas velocidade, o “peso” da direção transmite segurança.

Em vez de sistema multilink na traseira, a Ford Maverick Hybrid tem eixo de torção, mas isso não muda o bom compromisso que a picape tem entre estabilidade numa pegada mais esportiva e conforto ao passar por pisos irregulares.

Fotos e texto: Eduardo Aquino

Motor da Ford Maverick Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 2.5, 16V, aspirado; e motor elétrico, que desenvolvem juntos a potência de 194cv a 5.600rpm e o torque de 21,4kgfm a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de tipo CVT

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 5,07m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; e entre-eixos, 3,07m

Altura do solo – 21,8cm

Ângulo de entrada – 20,6°

Ângulo de saída – 21,2°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R18

Caçamba – 943 litros

Capacidade de carga – 659 quilos

Tanque – 57 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.700 quilos

Roda e pneu da Ford Maverick Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Rodas de liga leve de 18 polegadas, abridor de garrafas na caçamba, compartimentos extra nas laterais da caçamba, engate para reboque com conector de 4 pinos, estepe Full Size, faróis Dianteiros em LED, farol alto automático, sensor crepuscular, luzes de condução diurna, luz elevada de freio, pontos e ganchos de fixação na caçamba, protetor de caçamba, retrovisores externos com ajuste elétrico, retrovisores externos com luzes indicadoras de condução, vidros elétricos com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo (dianteiros / traseiros), três alças de segurança dianteira/traseira, sete airbags (dianteiros, laterais, cortinas e joelho motorista), alarme de segurança com imobilizador, alarme perimétrico, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de partida em rampas, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores, cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus, travamento elétrico da caçamba e das portas, alerta de acionamento do alarme no celular, alertas de funcionamento do veículo, partida remota com acionamento do ar condicionado, sistema de localização do veículo no celular, travamento e destravamento remoto do veículo, status remoto do veículo (nível do combustível, hodômetro), cinco modos de condução selecionáveis (Normal, Escorregadio, Eco, Sport e Rebocar/Transp), abertura das portas por código sem chave, câmera de ré, chave com sensor de presença: Acesso inteligente e partida sem chave, freio de mão eletrônico, função Auto Hold, controle automático de velocidade e vidro da caçamba deslizante e elétrico.

Preço – R$ 234.890,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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