Andamos na versão intermediária com cabine dupla da nova geração da picape compacta da Fiat, que ser renovou para tentar manter a liderança disparada que detêm nesse segmento. Com linhas claramente inspiradas na Toro, o design é um dos pontos positivos do novo modelo, assim como a lista de equipamentos de série de segurança, que traz quatro airbags, sensor de pressão dos pneus e controles de tração e estabilidade. Equipada com motor 1.3 Firefly de 109cv (com etanol) e câmbio automático de cinco marchas, a opção tem bom desempenho, mas o consumo é um pouco elevado.
Não tem como olhar para a nova Strada e não lembrar picape Toro, principalmente quando vista de perfil e de traseira, já que as lanternas são praticamente idênticas às da irmã maior.
Linhas de frente
Já a frente é um pouco diferente e tem mais personalidade e deve servir de inspiração para a reestilização de outros modelos da marca. Os faróis e a grade dianteira formam um conjunto harmônico que dá um ar de modernidade à picape.
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Ao entrar na parte de trás da cabine, dá para perceber que o acesso e o espaço interno melhoraram para quem viaja atrás. Mas ainda não é suficiente para oferecer um bom nível de conforto para adultos de maior estatura.
Acabamento interno
O acabamento interno é razoável para uma versão intermediária. O painel herdou peças do Mobi, como as saídas de ar do sistema de climatização e o quadro de instrumentos com visor em TFT que, por ser centralizado, é de fácil visualização.
O volante de base achatada tem boa pega e abriga comandos do som, computador de bordo, telefone etc. As teclas posicionadas no alto do painel (acionam luz da caçamba, de emergência etc.) facilitam o acesso do motorista.
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Com tela sensível de sete polegadas, a central multimídia Uconnect é bem completa com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, possibilitando o pareamento de até dois smartphones e facilitando funções como a navegação, leitura e resposta de mensagem, ouvir música etc.
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Outro ponto positivo da nova Strada Freedom é a segurança, começando pela carroceria que usa aços de alta e ultra resistência, passando por quatro airbags, controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus e finalizando com a combinação de sistemas de fixação de cadeiras infantis que garantem ainda mais segurança para esses passageiros.
Bora trabalhar!
Para quem quiser usar a picape para o transporte de carga, a caçamba acomoda 844 litros e tem capacidade para levar 650 quilos. A versão Freedom inclui capota marítima e protetor do vidro traseiro e da caçamba.
Andamos por algumas estradas de terra e a boa altura do solo e os ângulos de entrada (24°) e de saída (28°) permitiram uma boa desenvoltura. A picape é equipada com sistema de controle de tração que funciona com a ABS Off-Road e melhora a frenagem em pisos de areia, terra, brita etc.
Firefly 1.3
O motor 1.3 Firefly tem bom fôlego e se comporta bem mesmo quando a picape está transportando quatro adultos. Mas o consumo nessa condição também foi um pouco alto. Com etanol no tanque e rodando na estrada (sem ar ligado), as médias do computador de bordo não passaram de 8,4km/l.
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O câmbio está com marchas bem escalonadas e os engates são macios, embora nem tanto precisos. A assistência elétrica da direção está bem calibrada.
Conforto
Como acontece com outras picapes, a suspensão não prima pelo conforto, já que também tem que dar conta do trabalho pesado, mas a Strada consegue cuidar bem dos ocupantes e sem pregar sustos em curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, 1.332cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, que gera potências de 101cv (gasolina) a 6.000rpm e de 109cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,7kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) a 3.500rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido com molas parabólicas longitudinais
Dimensões – Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,60m; e entre-eixos, 2,73
Freios – A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 195/65 R15
Volume da caçamba – 844 litros
Capacidade de carga – 650 quilos
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.167 quilos
Principais equipamentos de série – Direção elétrica, ar-condicionado, sensor de pressão dos pneus, quatro airbags, volante multifuncional, computador de bordo, retrovisores elétricos, quadro de 3,5 polegadas de TFT, capota marítima, rodas de liga leve, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema Isofix (complementado por Top Tether) para fixar cadeiras infantis.
Opcionais – Pacote PacTeck, que inclui central multimídia Uconnect com tela de sete polegadas, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Preço – R$ 77.990. Com todos os opcionais (incluindo pintura perolizada), sobe para R$ 83.480,00.
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