Fiat Strada Freedom

Andamos na versão intermediária com cabine dupla da nova geração da picape compacta da Fiat, que ser renovou para tentar manter a liderança disparada que detêm nesse segmento. Com linhas claramente inspiradas na Toro, o design é um dos pontos positivos do novo modelo, assim como a lista de equipamentos de série de segurança, que traz quatro airbags, sensor de pressão dos pneus e controles de tração e estabilidade. Equipada com motor 1.3 Firefly de 109cv (com etanol) e câmbio automático de cinco marchas, a opção tem bom desempenho, mas o consumo é um pouco elevado.

Foto: Eduardo Aquino

Não tem como olhar para a nova Strada e não lembrar picape Toro, principalmente quando vista de perfil e de traseira, já que as lanternas são praticamente idênticas às da irmã maior.

Linhas de frente

Já a frente é um pouco diferente e tem mais personalidade e deve servir de inspiração para a reestilização de outros modelos da marca. Os faróis e a grade dianteira formam um conjunto harmônico que dá um ar de modernidade à picape.

Leia também: Sem derrapar no seguro

Foto: Eduardo Aquino

Ao entrar na parte de trás da cabine, dá para perceber que o acesso e o espaço interno melhoraram para quem viaja atrás. Mas ainda não é suficiente para oferecer um bom nível de conforto para adultos de maior estatura.

Acabamento interno

O acabamento interno é razoável para uma versão intermediária. O painel herdou peças do Mobi, como as saídas de ar do sistema de climatização e o quadro de instrumentos com visor em TFT que, por ser centralizado, é de fácil visualização.

O volante de base achatada tem boa pega e abriga comandos do som, computador de bordo, telefone etc. As teclas posicionadas no alto do painel (acionam luz da caçamba, de emergência etc.) facilitam o acesso do motorista.

Leia também: Teste do Ford Territory Titanium

Foto: Eduardo Aquino

Com tela sensível de sete polegadas, a central multimídia Uconnect é bem completa com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, possibilitando o pareamento de até dois smartphones e facilitando funções como a navegação, leitura e resposta de mensagem, ouvir música etc.

Leia também: Cuidar das luzes do carro

Foto: Eduardo Aquino

Outro ponto positivo da nova Strada Freedom é a segurança, começando pela carroceria que usa aços de alta e ultra resistência, passando por quatro airbags, controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus e finalizando com a combinação de sistemas de fixação de cadeiras infantis que garantem ainda mais segurança para esses passageiros.

Bora trabalhar!

Para quem quiser usar a picape para o transporte de carga, a caçamba acomoda 844 litros e tem capacidade para levar 650 quilos. A versão Freedom inclui capota marítima e protetor do vidro traseiro e da caçamba.

Foto: Eduardo Aquino

Andamos por algumas estradas de terra e a boa altura do solo e os ângulos de entrada (24°) e de saída (28°) permitiram uma boa desenvoltura. A picape é equipada com sistema de controle de tração que funciona com a ABS Off-Road e melhora a frenagem em pisos de areia, terra, brita etc.

Firefly 1.3

O motor 1.3 Firefly tem bom fôlego e se comporta bem mesmo quando a picape está transportando quatro adultos. Mas o consumo nessa condição também foi um pouco alto. Com etanol no tanque e rodando na estrada (sem ar ligado), as médias do computador de bordo não passaram de 8,4km/l.

Leia também: Teste da Nissan Frontier S

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio está com marchas bem escalonadas e os engates são macios, embora nem tanto precisos. A assistência elétrica da direção está bem calibrada.

Conforto

Como acontece com outras picapes, a suspensão não prima pelo conforto, já que também tem que dar conta do trabalho pesado, mas a Strada consegue cuidar bem dos ocupantes e sem pregar sustos em curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, 1.332cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, que gera potências de 101cv (gasolina) a 6.000rpm e de 109cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,7kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido com molas parabólicas longitudinais

Dimensões – Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,60m; e entre-eixos, 2,73

Freios – A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 195/65 R15

Volume da caçamba – 844 litros

Capacidade de carga – 650 quilos

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.167 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Direção elétrica, ar-condicionado, sensor de pressão dos pneus, quatro airbags, volante multifuncional, computador de bordo, retrovisores elétricos, quadro de 3,5 polegadas de TFT, capota marítima, rodas de liga leve, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema Isofix (complementado por Top Tether) para fixar cadeiras infantis.

Opcionais – Pacote PacTeck, que inclui central multimídia Uconnect com tela de sete polegadas, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Preço – R$ 77.990. Com todos os opcionais (incluindo pintura perolizada), sobe para R$ 83.480,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.