Logo

O Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é a segunda opção mais em conta da “família” Pulse. Mais barata que ela, somente a versão Drive equipada com câmbio manual. A combinação motor 1.3 Firefly, que gera 107cv quando alimentado com etanol, e câmbio automático de tipo CVT (continuamente variável) dá conta do recado. A performance não chega a ser destaque, mas consegue manter um bom ritmo de viagem na estrada e uma boa agilidade no trânsito urbano e sem pesar no bolso com os gastos de combustível nas duas situações. Outro ponto positivo do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é o seu visual, que ganhou ainda mais charme com a cor Cinza Strato. Na lista de equipamentos de série, destaque para os quatro airbags, ar-condicionado automático e digital, controles eletrônicos de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 8,4 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, faróis, lanternas e luzes em LED e controle automático de velocidade.

Na frente do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT, destaque para os faróis e luzes em LED – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, que tem o capô mais alto, destaque para a grade na cor preto brilhante com barras transversais que abriga o grande logo da marca; os faróis com luzes de LED e integrados aos indicadores de direção e o para-choque com tomada de ar inferior.

Nas laterais

De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras, que dão um ar aventureiro ao SUV urbano; as capas dos retrovisores na cor preta, as maçanetas das portas na cor da carroceria e o desenho esportivo das rodas de 16 polegadas.

Cobertura plásticas nos para-lamas dão um toque aventureiro ao Fiat Pulse Drive 1.3 CVT – Foto: Eduardo Aquino

Lanternas em LED que têm um formato parecido com as do Argo e a tampa do porta-malas com um ressalto marcam a traseira. Completam o conjunto o defletor de ar no teto na cor da carroceira e o para-choque na cor preta, que dá uma pitada de aventura.

Acabamento interno

Por dentro, o acabamento do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é simples e escurecido, mas bem cuidado. Há um bom número de porta-objetos que atendem bem às necessidades dos ocupantes. Os bancos são forrados com tecido de toque agradável.

A cor Cinza Strato deu um charme diferente ao Fiat Pulse Drive 1.3 CVT – Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega e abriga alguns comandos (áudio, computador de bordo e controle de velocidade). Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajuste de altura do banco, mas a coluna de direção regula somente em altura.

Painel do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

De fácil visualização pelo motorista, o quadro de instrumentos tem tela de 3,5 polegadas em TFT, com informações do computador de bordo (que é bem completo) no centro, que pode ser personalizada de acordo com a preferência do condutor.

No alto do painel do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT está a central do multimídia, com tela de 8,4 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

A central multimídia que vem de série tem tela de 8,4 polegadas, sensível ao toque (do tipo “flutuante”), com duas portas USB (A e C), espelhamento sem fio de Apple Car Play e Android Auto e comandos de voz. O sistema é bem intuitivo e de fácil operação.

Leia mais: Peugeot 208 Road Trip

Leia mais: Biocombustível é bom?

Leia mais: Suzuki Jimny Sierra 4Style

Leia mais: Jeep Renegade 2025

Leia mais: Renault Duster Iconic

Bancos do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT são forrados em tecido de toque agradável – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno tem os limites naturais de um hatch compacto, mas acomoda com certo conforto quatro adultos. A capacidade (de 370 litros) do porta-malas é boa, mas o rebatimento total do encosto traseiro limita a versatilidade do transporte de objetos.

Itens de conforto

Na lista não muito longa de equipamentos de conforto para motorista e passageiros, o Fiat Pulse Drive 1.3 CVT traz como destaque o ar-condicionado automático e digital e o controle automático de velocidade.

Tela do computador de bordo do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT fica no centro do quadro de instrumentos – Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de segurança, destaque para os quatro airbags (frontais e laterais), os controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e sinalização de frenagem de emergência.

Nas manobras

Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços reduzidos, o motorista conta apenas com assistente de partida em subida e a boa calibragem da direção elétrica. Para facilitar essas manobras, o conduto tem que optar pelos sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, que são opcionais e fazem parte do Pack Plus.

O banco traseiro do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT acomoda dois adultos com certo conforto – Foto: Eduardo Aquino

O conjunto motor 1.3 Firefly, de 107cv, e câmbio automático de tipo CVT do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT proporciona um desempenho bem razoável tanto na estrada como no trânsito urbano, mas é preciso manter os giros um pouco mais elevados.

Consumo do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

E o nível de consumo é baixo. Rodando com apenas etanol no tanque, ar-condicionado desligado e somente o motorista a bordo, o computador de bordo registrou médias em torno de 10km/l no trânsito urbano; e de cerca de 12km/l na estrada.

O porta-malas do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT tem boa capacidade (de 370 litros) – Foto: Eduardo Aquino

Devido à boa altura do solo, aos bons ângulos de ataque e saída e ao sistema TC+ (Electronic Locker), o Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024 rodou com certa desenvolta por trechos de estrada de terra bem ruins que rodamos durante o nosso teste.

Apesar da maior altura do solo, a suspensão consegue equilibrar bem estabilidade e conforto, absorvendo bem as irregularidades do piso sem muitos ruídos e transmitindo um bom nível de segurança nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O Fiat Pulse Drive 1.3 CVT é equipado com motor aspirado de 107 cv com etanol – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, flex, oito válvulas, que gera potências de 98cv (gasolina) a 6.000rpm e de 107cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,2kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 13,7kgfm (etanol) a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo barra de torção

Dimensões – Comprimento, 4,09m; largura, 1,77m; altura, 1,57m; e entre-eixos, 2,53m

Altura mínima do solo – 18,8cm

Ângulo de entrada – 20,3°

Ângulo de saída – 31,4°

Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/60 R16

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 370 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.187 quilos

Rodas de liga são opcionais no Fiat Pulse Drive 1.3 CVT – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos; maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, modo Sport com botão de acionamento no volante, quatro airbags, alarme, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado automático e digital, controles eletrônicos de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto, central multimídia com tela de 8,4 polegadas do tipo touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C; chave tipo canivete com telecomando, comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), sinalização de frenagem de emergência, estepe temporário, faróis em LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, indicador de troca de marcha, grade preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, sistema de partida a frio sem tanque auxiliar, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, lanterna traseira em LED, LED DRL, controle automático de velocidade, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável; repetidores de seta laterais em LED, retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down, USB traseira (Tipo A) e volante com regularem de altura.

Preços – R$ 113.990,00. Com pintura especial Cinza Strato (R$ 1.490,00) e Pacote Pack Plus (roda de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, por R$ 2.890,00), o preço sobe para R$ 118.370,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Respostas de 2

plugins premium WordPress