Andamos na versão intermediária do SUV, que é equipada com motor 1.0 turbo, que gera 130cv de potência e 20 quilos de torque com etanol; e câmbio automático do tipo CVT com possibilidade de trocas manuais por aletas junto ao volante. Embora não tenha um motor tão potente quanto a versão de topo de linha, o desempenho é satisfatório, proporcionando acelerações e retomadas de velocidade razoáveis e um nível de consumo compatível com um carro desse porte. A lista de equipamentos também é bem recheada, com destaque para frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, seis airbags, carregador de celular por indução e monitoramento da pressão dos pneus. Com revestimento dos bancos e volante em couro, o acabamento interno também passa uma boa impressão.
Na frente, destaque para a grade dianteira e a sua moldura na cor preta brilhante, onde está abrigada a sigla “Fiat” cromada; para a barra cromada que fica abaixo da tampa do capô; para os faróis e luzes de neblina e diurnas totalmente em LED.
Silhueta de cupê
De perfil, chamam a atenção o perfil “cupê” da carroceria, as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras, a capa dos retrovisores na cor preta, as maçanetas das portas na cor da carroceria e as rodas de liga de 18 polegadas diamantadas.
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Na traseira, sobressaem-se as lanternas escurecidas e totalmente em LED, com desenho bem horizontalizado, o ressalto na tampa traseira e o para-choque, que traz uma fixa cromada que deixa de longe a impressão de dupla saída de escape.
Bancos em couro
O acabamento interno é de boa qualidade e busca dar ao ambiente um toque mais elegante, com bancos e volante revestidos em couro, interior na cor escura e detalhes imitando metal no painel e que se estende pelas portas e maçanetas.
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Quanto ao espaço interno, o Fastback acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pela própria moldura do banco. Os que sentam nas laterais desfrutam de bom espaço para as pernas.
Bagagem
Já o porta-malas é um dos maiores da categoria com 516 litros. Com o banco traseiro rebatido, sobe para 1.087 litros. Destaques também para o bom acesso devido à abertura da tampa e o tapete tipo bandeja, que facilita a limpeza.
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Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco (que prende bem o corpo com as abas laterais) e com regulagem de altura e distância da coluna de direção.
Botão vermelho
De base achatada e revestido em couro, o volante tem boa pega e abriga os principais comandos de áudio, telefone, computador de bordo e multimídia, além do “botão vermelho” para acionar o modo esportivo.
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O quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas em TFT de boa visualização, independente do ajuste de altura da coluna de direção, e que pode ser configurado de acordo com as informações que o motorista deseja ter na tela.
Multimídia
Com tela sensível ao toque de bom tamanho (10,1 polegadas) e bem posicionada, no alto e no centro do painel, a central multimídia possibilita o espelhamento de celulares, disponibiliza internet pela Wi-Fi embarcada e tem comando vocal.
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Na lista de itens de conforto, destaque para os sensores de chuva e crepuscular, o carregamento de celular por indução, ar-condicionado automático que, embora não seja de duas zonas, tem saídas para o banco traseiro e controle automático de velocidade.
Segurança
Já o pacote de segurança inclui equipamentos como airbags frontais e laterais, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, controles de tração e estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus.
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A lista ainda inclui sistema Isofix para fixar cadeiras infantis (em dois pontos) e comutação automática de farol alto, que evita a perigosa “guerra dos faróis” que acaba cegando os motoristas que cruzam em direções opostas.
Manobras
Para manobrar em espaços apertados, o Fastback Impetus conta com boa calibragem da direção elétrica, assistente de partida em rampa (para ajudar a sair das vagas em subida), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
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Mesmo sem ter os 185cv da versão topo de linha, a Limited Edition, o motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 130cv e 20 quilos de torque quando alimentado com etanol, consegue ter um desempenho razoável na cidade e na estrada.
Modo esportivo
Quando se aciona o “botão vermelho” no volante, as acelerações de 0 a 100km/h, por exemplo, são feitas abaixo dos 10 segundos; e as retomadas de velocidade não decepcionam quando se precisa ultrapassar de forma mais “apertada”.
A tocada também fica mais prazerosa quando de opta pelas trocas manuais do câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável) por meio das aletas junto do volante. O funcionamento do câmbio é suave e sem trancos nas trocas das marchas simuladas.
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Quando ao consumo, rodando com dois adultos, apenas etanol no tanque e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 10km/l nas estradas e de 7,8km/l em um trânsito urbano bem travado.
O conjunto de suspensão, embora tenha configuração simples (McPherson na dianteira e exito de torção na traseira), consegue equilibrar bem conforto e esportividade, filtrando bem as imperfeições do piso sem comprometer a estabilidade.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, Flex, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina ou etanol) entre 1.750rpm e 3.750rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de tipo CVT de sete marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,42m; largura, 1,77m; altura, 1,54m; e entre-eixos, 2,53m
Altura mínima do solo – 19,2cm
Ângulo de entrada – 20,4°
Ângulo de saída – 24,3°
Freios – Discos na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/45 R18
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 516 litros
Tanque – 47 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.262 quilos
Principais equipamentos – Câmera de ré, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, rodas de liga de 18 polegadas diamantadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado automático e digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, faróis em LED, controle automático de velocidade, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, sinalização de frenagem de emergência, controles eletrônicos de tração e estabilidade, lanterna traseira em LED, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), quadro de instrumentos com tela de sete polegadas totalmente digital com relógio, calendário e informações do veículo em TFT personalizável; seis airbags, TC+ (Electronic Locker), tapetes em carpete, carregador de celular por indução, coluna de direção com regulagem de altura e distância, partida remota por chave canivete, saídas do ar condicionado para os bancos traseiros, assistente de partida em rampa, grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, volante em couro, central multimídia com tela sensível de 10,1 polegadas (Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C), função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa, USB traseira (Tipo A), monitoramento da pressão dos pneus, bancos revestidos em couro, luzes diurnas em LED, teto bicolor, comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, modo Sport com botão de acionamento no volante, sensores de chuva e crepuscular, repetidores de seta laterais em LED, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps e aletas para mudança de marcha no volante.
Preços – R$ 145.490,00. Com pintura metálica (R$ 990,00), bancos em couro (R$ 1.290,00) e rodas premium de 18 polegadas (R$ 990,00), sobe para R$ 149.760,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
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