Andamos na versão intermediária do sedã compacto da marca italiana, que tem como principais atrativos o amplo espaço interno, incluindo o generoso porta-malas; o bom fôlego do motor 1.8, de 139cv, que trabalha afinado com o eficiente câmbio automático de seis marchas; a central multimídia UConnect, que é bem completa e de fácil operação; e o acabamento interno, que não fica a dever para as versões mais caras. Por outro lado, as borboletas junto ao volante que agilizam as trocas de marchas manuais estão disponíveis apenas como opcionais, num pacote que aumenta bem o preço.
O Cronos tem linhas bem equilibradas e elegantes. Na frente, destaque para os faróis de duplo projetor, com assinatura de LED e unidos pela grade em colmeia, que é “cortada” por um friso cromado; e para os vincos acentuados no capô. Os faróis de neblina são opcionais na versão Drive.
Coluna preta
De perfil, chamam a atenção a coluna central na cor preta, as maçanetas das portas na cor da carroceria e os repetidores de seta nos retrovisores. As rodas de liga de 16 polegadas são opcionais, mas as calotas cumprem bem a função estética.
Leia também: Bons sinais do mercado
Na traseira, as lanternas em forma de gota e o desnível da tampa do porta-malas dão um aspecto elegante enquanto a parte de baixo do para-choque na cor preta dá a impressão de uma traseira mais alta do que realmente é.
Bom acabamento
Por dentro, embora seja uma versão intermediária, que use materiais mais simples, o acabamento é de bom nível. O volante tem boa pega e abriga os comandos mais básicos, mas falta ajuste de distância da coluna de direção.
Leia também: Teste da Ford Ranger Storm
Um dos pontos positivos do Cronos Drive é a central multimídia Uconnect, que é item de série e tem tela sensível ao toque de sete polegadas, compatível com Android Auto e Apple Car Play e sistema de reconhecimento de voz.
Pessoas e bagagens
O espaço interno é outro atrativo. Quatro adultos e uma criança viajam com conforto e o porta-malas tem excelente capacidade (525 litros). Também vale mencionar a porta USB para o banco traseiro e o quadro de instrumentos digital multifuncional de 3,5 polegadas.
Leia também: Novo Peugeot 208
O pacote de série de segurança inclui itens importantes, como sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento da pressão dos pneus.
Leia também: Teste do Tracker Premier 1.2
Para quem quer rechear o Drive com mais conforto, há opcionais como ar automático digital, controle automático de velocidade e volante em couro.
Bom fôlego
O motor 1.8 tem bom fôlego quando se mantém os giros um pouco mais elevados. As acelerações são bem progressivas e as retomadas proporcionam ultrapassagens seguras. Embora não seja uma referência, o nível de consumo é razoável.
Leia também: Nova Multistrada 950 S
O câmbio automático de seis velocidades aproveita bem a força do motor, tem funcionamento suave e relações bem escalonadas. Mas faz falta as “borboletas” junto ao volante para agilizar as trocas manuais.
Equilíbrio
A suspensão tem um bom acerto, conseguindo absorver bem as irregularidades do piso e acompanhar bem uma tocada um pouco mais esportiva. A assistência elétrica está bem calibrada tanto para as manobras quanto para as velocidades elevadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.747cm³ de cilindrada, flex, que gera potências de 135cv (gasolina) e 139cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 18,7kgfm (gasolina) e 19,2kgfm (etanol) a 3.750rpm
Transmissão – Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, com eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,36m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,52m
Rodas e pneus – Rodas em aço estampado, calçadas com pneus 185/60 R15
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Porta-malas – 525 litros
Tanque – 48 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.243 quilos
Principais equipamentos de série – Segunda porta USB para passageiros do banco traseiro, alarme, ar-condicionado, central multimídia UCONNECT com tela de sete polegadas touchscreen, Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz; computador de bordo, direção elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina, assistência de partida em subida, função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e volante multifuncional.
Opcionais – Kit Convenience (vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas, rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré e câmera de ré com linhas dinâmicas), R$ 3.290,00; e Kit Stile 2 (faróis de neblina, banco traseiro bi partido, controle automático de velocidade, volante em couro, volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta e rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55 R16), R$ 4.290,00.
Preços – R$ 73.990. Completo, incluindo pintura perolizada, sobe para R$ 83.360.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh