Fiat Argo Trekking

A versão aventureira do hatch segue à risca bem a fórmula de sucesso que esses modelos fazem no mercado brasileiro: apliques na cor preta nos para-lamas e saias laterais, maior altura do solo, adesivos da versão, faróis com máscara negra e barras no teto. O Trekking ainda acrescenta teto na cor preta e pneus todo terreno, que garante um melhor desempenho fora do asfalto. O motor 1.3 tem bom torque em baixa e trabalha em boa sintonia com o câmbio manual de cinco marchas.

Como já falamos do Trekking por fora, agora vamos para dentro do carro. Combinando do a proposta esportiva do carro, o habitáculo é todo na cor preta, incluindo o teto e até o logo da Fiat no centro do volante. Os detalhes imitando cromado nas molduras das saídas de ar, no volante e nas portas quebram um pouco a esportividade. Forrados com tecido mais voltado para aventuras e com o nome “Trekking” bordado no alto, os bancos são confortáveis. O espaço interno oferece conforto para quatro adultos e uma criança e a capacidade do porta-malas (de 300 litros) está na média dos hatchs compactos.

Reconhecimento de voz

Também se destacam no interior a central multimídia UCONNECT com tela sensível de tamanho razoável (sete polegadas), compatível com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz; o volante multifuncional com boa pega; e o computador de bordo, com muitas funções e boa visualização (tela de LCD).

Leia também: Linha 2020 do Fiat Cronos

As listas de itens de conforto e segurança ainda incluem monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sinalização de frenagem de emergência (as luzes piscam nessa situação, alertando o motorista que vem atrás), sensor de estacionamento traseiro e retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down (o rebatimento evita danos em ruas e locais mais apertados). Mas fica devendo itens de série como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subida e câmera de ré (este existe como opcional, por R$ 700) e opcionais como airbags laterais e teto solar.

Leia também: Teste com Cronos 1.3 GSR

Bom fôlego em baixa

O bom torque disponível em baixas rotações do motor 1.3 Firefly garante um boa agilidade no trânsito urbano e em trechos de estrada de terra, onde o Trekking tem um importante diferencial além da boa altura do solo: os pneus de uso misto. O funcionamento do 1.3 é suave mas, por outro lado, falta um pouco de fôlego para que ele fique compatível com a proposta aventureira em acelerações e retomadas de velocidade. A direção é bem calibrada e a suspensão, equilibrada, tanto no asfalto quanto fora dele.

Texto e fotos: Eduardo Aquino    

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, 1.332cm³ de cilindrada, flex, que gera potências de 101cv (gasolina) a 6.000rpm e de 109cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,7kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) ambos a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,00m; largura, 1,72m; altura, 1,57m; e entre-eixos, 2,52m

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga leve de 15 polegadas (opcionais), calçadas com pneus 205/60 R15

Porta-malas – 300 litros

Tanque – 48 litros

Peso (em ordem de marchas) – 1.130 quilos

Principais equipamentos de série – Alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto, central multimídia UCONNECT com tela sensível de sete polegadas (Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz), chave canivete, computador de Bordo, direção elétrica, sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, sistema Isofix, função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa, retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down, pneus de uso misto ATR 205/60 R15, sensor de estacionamento traseiro e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Preços – R$ 59.990. Com os opcionais rodas de liga de 15 polegadas e câmera de ré, sobe para R$ 62.350.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnew

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.