Fiat Argo 1.3 CVT

Andamos na versão com câmbio automático do tipo CVT do hatch da Fiat, que leva por enquanto o título de “o automático mais barato do Brasil”. Com sete marchas simuladas, o câmbio trabalha de forma suave, aproveita bem toda a força de motor e reage um pouco mais rápido do que alguns CVT’s que “pensam” demais para agir. Existe a possibilidade de trocas manuais, por meio da alavanca; e, na opção esportiva (“S”), ele fica mais prazeroso de guiar. O nível de consumo é bem razoável, tanto na cidade como na estrada. Na lista de equipamentos, destaque para os controles de tração e estabilidade, a central multimídia Uconnect, o controle automático de velocidade, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampa e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis. Ficam de fora itens como airbags laterais, rodas de liga e regulagem de distância da coluna de direção.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade em colmeia na cor preta, onde está a sigla “Fiat” destacada e cromada; para o para-choque com inserto na cor preta e para os faróis de duplo refletor com lâmpadas halògenas.

Laterais

De perfil, chamam mais a atenção as novas calotas que, por terem desenho mais vazado deixam à mostra as rodas de aço de 15 polegadas; e as capas dos retrovisores e as maçanetas das portas na cor da carroceria.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as já tradicionais lanternas dão um toque de elegância, assim como a sigla “Fiat” cromada e bem destacada na tampa traseira. O novo desenho do para-choque também agrada e se harmoniza bem com o conjunto.

Interior

Por dentro, com prevalência da cor preta em todo o ambiente e bancos forrados em tecido de toque agradável e compatível com o nosso clima tropical e, o acabamento é razoável para um hatch desse segmento e proporciona um bom aspecto geral.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e ajuste apenas de altura da coluna de direção. O volante tem boa pega e abriga os comandos do de rádio e telefone.

Espaço interno

Com relação ao espaço interno, o Argo oferece conforto para quadro adultos e a capacidade do porta-malas de 300 litros é boa. Por outro lado, o rebatimento apenas total do encosto do banco traseiro limita a combinação de passageiros/bagagem.

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Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos proporciona boa visualização, misturando mostradores analógicos (velocímetro e contagiros) com digitais (nível do combustível, temperatura do motor e informações personalizáveis do computador de bordo).

Uconnect

A central multimídia Uconnect é bem completa e fácil de operar. Ela tem tela sensível ao toque de sete polegadas bem posicionada (no centro e no alto), compatível com Android Auto e Apple Car Play, duas entradas USB e sistema de reconhecimento de voz.

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Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de segurança, destaque para os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e o monitoramento da pressão dos pneus. Pelo preço, a lista deveria incluir airbags laterais.

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Foto: Eduardo Aquino

Na lista de itens de série também vale citar o ar-condicionado, o controle automático de velocidade, os alertas de limite de velocidade e manutenção programada e a sinalização de frenagem de emergência, que liga o pisca-alerta.

Manobras

Para sair de vagas apertadas e manobrar em espaços reduzidos, o motorista conta com a boa calibragem da assistência elétrica da direção e o assistente de partida em rampa (para sair das vagas em subida), mas não conta com câmera de ré.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.3 de oito válvulas não chega a entregar uma performance que entusiasma, mas consegue proporcionar uma boa agilidade no trânsito urbano e um bom ritmo de viagem na estrada quando o motorista mantém os giros mais elevados.

Consumo

Em termos de consumo, o 1.3 Firefly também é bem razoável. Com apenas etanol no tanque, ar-condicionado desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,0km/l na cidade e de 12,6km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

A Fiat fez um bom trabalho no câmbio automático do tipo CVT, que consegue aproveitar bem a força do motor. A função “S” melhora bem a performance. Por outro lado, não há “borboletas” para as trocas manuais, que só podem ser feitas na alavanca de marcha.

Com baixo nível de ruídos, a suspensão atende bem a quem gosta de mais equilíbrio naquelas curvas mais fechadas. E a calibragem um pouco mais firme não chega a prejudicar o conforto, que é agradável sobre pisos irregulares.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, 8 válvulas, que gera potências de 98cv (gasolina) e de 107cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,2kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 13,7kgfm (etanol) a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável) com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais; e traseira, do tipo eixo torção

Dimensões – Comprimento, 4,03m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,52m

Altura mínima do solo – 16,2cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de aço de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 300 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.150 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Assistente de partida em rampa, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia UCONNECT com tela sensível de sete polegadas (Android Auto e Apple Car Play, duas entradas USB e Sistema de reconhecimento de voz, segunda porta USB), controles eletrônicos de tração e estabilidade, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, controle automático de velocidade, rodas de aço de 15 polegadas, volante com comandos de rádio e telefone, aerofólio traseiro, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, sinalização de frenagem de emergência, chave canivete, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), direção elétrica, sistema Isofix para fixar cadeira infantil, monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, tomada 12V e volante com regulagem de altura.

Preços – R$ 94.390,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 96.380,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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