Com as baixas temperaturas do inverno, seu carro precisa de alguns cuidados para não te deixar na mão. No frio, o motorista deve ficar ligado no sistema de partida a frio, conferir o estado da bateria e do sistema elétrico e não esquecer do ar-condicionado. Existem também algumas dicas para evitar aquele “choquinho” ao abrir ou fechar a porta do carro.
Sistema de partida a frio
Em muitos modelos, o famigerado “tanquinho de gasolina” já foi abolido, sendo substituído por sistemas de aquecimento de combustíveis e outros. Mas, na grande maioria dos carros com motor flex ele ainda está presente e exige um cuidado maior no inverno, pois o sistema de partida a frio é acionado sempre que a temperatura está abaixo dos 15 graus. Se no tanque do carro estiver apenas etanol, o motorista vai ter dificuldade na partida. Então mantenha o tanquinho sempre abastecido, de preferência com gasolina Podium, que tem amior durabilidade e octanagem. Outro cuidado necessário com o tanquinho é com relação à gasolina velha, que pode trazer problemas, como ressecamento de algumas peças e vazamento. Então, faça uma limpeza no tanquinho, trocando uma vez por ano a gasolina antes de o inverno chegar.
Bateria
Outro item bastante exigido no inverno é a bateria e o sistema elétrico de uma forma geral (em especial, do alternador), que é muito exigido nesta época. Em primeiro lugar, o motorista deve ter em mente que a reação química que ocorre dentro da bateria para acumular e fornecer energia fica mais difícil de acontecer em dias mais frios. Com as baixas temperaturas, o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais facilidade, o que exige um pouco mais da bateria para dar a partida.
Ar-condicionado
No inverno, um componente que acaba esquecido pelos motoristas é o ar-condicionado. Para evitar problemas de rachaduras e vazamentos em mangueiras, vedadores e selos de borracha, ligue o sistema por 15 minutos pelo menos uma vez por semana. Não esqueça também de trocar o filtro do ar-condicionado, pois um filtro vencido pode provocar diversos problemas alérgicos, além de mau cheiro dentro da cabine.
Luzes de neblina
Nesta época do inverno, são comuns as neblinas em estradas, uma situação que representa muito perigo devido à pouca visibilidade. Portanto, lembre-se de verificar se os faróis e luzes traseiras de neblina estão funcionando perfeitamente, pois elas são fundamentais para o motorista enxergar melhor a pista e alertar os outros motoristas sobre a presença do seu veículo. Nessa situação, o melhor é ver e ser visto.
Carro dá choque
Quem já não levou aquele choquinho ao abrir ou fechar a porta do carro? Ele acontece devido principalmente ao atrito da roupa dos ocupantes com o revestimento dos bancos dos carros. O choque traz apenas um desconforto e não faz mal à saúde, pois a tensão é alta, mas a corrente é baixa. Para tentar evitar o choque, pode-se desligar o ar-condicionado alguns minutos ante de chegar ao destino, usar roupas com tecidos naturais (como algodão, por exemplo) e colocar a mão em contato com a lataria ao abrir a porta do carro.
Texto: Eduardo Aquino