Andamos na versão topo de linha do utilitário-esportivo da Chevrolet, que é importado do México e vendido no Brasil em duas opções – a outra versão é a RS, que tem um apelo mais esportivo. Ambas são equipadas com motor 1.5 com turbo e injeção direta de gasolina, que gera 172cv de potência; e câmbio automático de seis marchas. Além do visual mais moderno e elegante, incluindo faróis com luzes de LED; a opção Premier tem abertura da tampa do porta-malas por sensor de movimento, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, banco do motorista com duas memórias e sistema de som premium da Bose. A lista de itens de segurança é bem completa, incluindo sistema de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem e de movimentação traseira (em marcha ré). Na versão topo de linha, a tração é integral (não disponível na RS).
Na frente, destaque para a grade com barras cromadas, que abrigam também a gravatinha dourada; para os faróis e luzes totalmente em LED e com desenho bem horizontal; e para os detalhes cromados na parte inferior do para-choque.
Detalhe cromado
De perfil, o que chama mais a atenção é o detalhe cromado na moldura do vidro, nas maçanetas na cor da carroceria, das soleiras na cor preta (que dão a impressão de um veículo mais alto) e as rodas de liga com acabamento diamantado.
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Na traseira, sobressaem-se as bonitas lanternas com luzes de LED e lentes escurecidas, o defletor de ar no teto na cor do veículo e a parte de baixo do para-choque na cor preta (mesmo recurso das soleiras para dar a impressão de um carro mais alto).
Acabamento
Por dentro, o acabamento interno é de boa qualidade, com bancos e volante forrados em couro, que também está presente no painel; e detalhes imitando cromado no volante, console e nas saídas de ar do sistema de ventilação.
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Embora continue com a tela pequena, de oito polegadas, o sistema multimídia MyLink ganhou em conectividade com Spotfy e Alexa, continuando com o WiFi nativo e o sistema de telemática OnStar, que facilitam bastante a vida do motorista.
Espaço interno
Em termos de espaço interno, o Equinox acomoda com bom nível de conforto quatro adultos de alta estatura, pois quem viaja no meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto.
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O porta-malas tem uma capacidade excelente, de 547 litros, e o motorista conta com abertura automática quando estiver com as mãos ocupadas, bastando apenas passar o pé debaixo do carro. O compartimento também tem um tapete de borracha bem prático.
Conforto
A lista de equipamentos de conforto é ampla, incluindo ar-condicionado automático de duas zonas, sistema de estacionamento semi-automático, banco do motorista com duas memórias de posição e sistema de áudio Bose Premium.
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O pacote de segurança é bem completo, com destaque para alerta de colisão frontal, detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, de movimentação traseira (em marcha ré), seis airbagse monitoramento de pressão dos pneus.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem em altura e distância da coluna de direção e regulagens elétricas do banco; e, para sair de vagas apertadas, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
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Fora do asfalto, o Equinox Premier conta com opção de tração integral (não disponível na outra versão, a RS), controle de velocidade em descida e protetor de cárter. Falta uma maior altura do solo e os pneus não são de uso misto.
Turbo e injeção
O motor 1.5 com turbo e injeção direta de gasolina dá conta do recado, garantindo uma boa performance, tanto em acelerações quanto em retomadas de velocidade, mesmo com quatro adultos a bordo e as respectivas bagagens.
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Levando em conta o porte do Equinox, o nível de consumo é razoável. Com quatro adultos e bagagens, ar ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 11m/l na estrada. No trânsito urbano, a média foi em torno de 8,8km/l.
Câmbio
Com trocas suaves, o câmbio automático de seis marchas trabalha de forma bem afinada com o motor, aproveitando toda a força disponível. A troca manual é feita por meio de um botão na alavanca de marcha. Faltam “borboletas” junto ao volante.
A suspensão tem sistema multlink na traseira e consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, filtrando as imperfeições do piso e segurando a carroceria naquelas curvas mais fechadas, sem pregar sustos no motorista.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.490cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta de gasolina, que gera potência de 172cv a 5.600rpm e torque de 27,8kgfm entre 2.000rpm e 4.000rpm
Transmissão – Dianteira ou integral e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo Four Link
Dimensões – Comprimento, 4,65m; largura, 1,84m; altura, 1,69m; e entre-eixos, 2,72m
Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R19
Carga útil (com cinco passageiros mais bagagem) – 425 quilos
Porta-malas – 547 litros
Tanque – 56,3 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.675 quilos
Principais equipamentos – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alertas de colisão frontal, de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, de movimentação traseira (em marcha ré), de ponto cego com sensor de aproximação repentina e de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, alerta vibratório de segurança no banco do motorista, sistema auxiliar de permanência em faixa, controles eletrônicos de estabilidade e tração, farol alto adaptativo, faróis dianteiros em LED, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, indicador de distância do veículo à frente, indicador de vida útil do óleo, lanterna de neblina, luz de condução diurna/luz de posição em LED, protetor de cárter, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, abertura e fechamento manual da tampa do porta-malas com acionamento pela chave, sensores crepuscular e de chuva, ar-condicionado dual zone automático e com saídas para o banco traseiro, assistente de partida em subida, câmera de ré, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, controle automático de velocidade, sistema de estacionamento semi-automático, navegação embarcada por mapa através do Chevrolet MyLink, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto, banco traseiro com encosto ajustável em inclinação, bipartido e rebatível para assoalho plano, Chevrolet MyLink com tela sensível de oito polegadas, navegador integrado (Android Auto, Apple CarPlay Alexa e Spotify), controles de áudio e telefonia no volante, sistema de áudio com 6 alto-falantes, faróis de neblina, faróis dianteiros tipo projetor em LED, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro) com ajuste do ângulo de abertura, carregador de celular por indução, controle de velocidade em descida, teto solar elétrico panorâmico, banco do motorista com 2 memórias de posição e sistema de áudio Bose Premium com 5 alto-falantes e 2 Tweeters.
Preço – R$ 230.510,00.
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