Está confirmado para o último trimestre do ano o início da comercialização do Equinox no Brasil. Fabricado no México, o utilitário esportivo da Chevrolet, que está sendo apresentado no Salão do Automóvel de Buenos Aires até o próximo dia 20 de junho, vai ocupar a lacuna deixada pela Captiva, cuja venda foi descontinuada há pelo menos dois anos. Afinal, o segmento está cheio de concorrentes fortes e a General Motors não poderia ficar de fora.
Nos bastidores, a expectativa comercial da montadora para o Equinox é bastante ousada, em meio a um mercado turbulento, incerto e em baixa. Espera-se cerca 400 unidades do modelo vendidas por mês, a R$ 150 mil aproximadamente. Um valor alto, mas que parece não amedrontar os times de vendas da empresa.
Durante a apresentação no pavilhão de exposições La Rural, no charmoso bairro de Palermo da capital portenha, o diretor de marketing da GM Mercosul, Hermann Mahnke, disse apostar na tecnologia do Equinox como seu grande argumento de venda.
Além da Chevrolet ter uma rede de mais de 500 concessionários, embora não esteja definido se o SUV será disponível em todas as revendas ou em apenas algumas selecionadas a dedo, como já ocorreu na época do Omega, Malibu e o próprio Camaro.
Para Mahnke, o Equinox foi “pensado para o consumidor que busca versatilidade de um SUV premium, com potência de superesportivo”, observa. Isto porque o modelo tem o mesmo conjunto mecânico de uma das versões do Camaro.
Seu motor é um 2.0 litro turbo a gasolina que desenvolve 260 cv de potência e cerca de 37 kgfm de torque. Segundo o fabricante, neste propulsor, cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, consideradas as principais faixas de rotação de um motor.
A transmissão é automática de nove marchas, com sistema “selectable one-way clutch”, que reúne em um único componente as embreagens de travamento de direção e de ré, a ponto de a transmissão ter dimensões comparáveis às de um câmbio de seis marchas.
Outra característica do Equinox a ser vendido no Brasil é a tração integral permanente tipo AWD (All Wheel Drive), que varia o envio de torque de uma roda para a outra ou até de um eixo para o outro automaticamente, com o objetivo de aumentar a estabilidade e a aderência ao piso.
O SUV da Chevrolet vem ainda com sistema de frenagem de emergência automática, assistente de permanência na pista, assento do motorista com alerta de segurança, faróis de LED de alta intensidade e inteligente (ou seja, a iluminação é reduzida ao cruzar com outro veículo), teto solar elétrico panorâmico, sistema de som da famosa marca Bose, multimídia My Link e assistente de estacionamento semiautônomo.
Fotos: General Motors Mercosul/Divulgação
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