Equinox é Nosso

Nos Estados Unidos a notícia já havia se espalhado, durante o gelado Salão do Automóvel de Detroit, mas somente agora a General Motors confirma a chegada do utilitário esportivo Equinox, a partir de 2017. A data ainda não foi revelada, mas pode ser mesmo no segundo semestre, talvez quando entrar setembro, quando a primavera chegar.

Equinox vem para ocupar a vaga deixada pela Captiva e concorrer com os similares da Honda e Jeep, principalmente
Equinox vem para ocupar a vaga deixada pela Captiva e concorrer com os similares da Honda e Jeep, principalmente

O preço e a versão vendida por aqui também sem revelações, mas contudo o mercado já trabalha com um valor acima de R$ 110 mil – nos Estados Unidos, ele custa, em média, R$ 80 mil. Na terra do Tio Sam são três opções de motor: 1.5 turbo de 172 cv e 2.0 turbo de 255 cv, ambos a gasolina, além do 1.6 turbodiesel de 138 cv – todos com transmissão automática de nove marchas. E aqui? Sei lá: quem viver, verá.

O certo é que o Equinox vem para ocupar a vaga deixada pela Captiva, que até fez um relativo sucesso no Brasil nos tempos em que a Chevrolet ainda trabalhava com uma linha ultrapassada – quem lembra de Astra, Corsa, Meriva e cia?

O design robusto revela um SUV que pretende se impor no segmento, com seu design atraente e muita tecnologia de conectividade
O design robusto revela um SUV que pretende se impor no segmento, com seu design atraente e muita tecnologia de conectividade

Este segmento de utilitários esportivos médios/grandes tem sido movimentado, com o lançamento de veículos bem interessantes. Vide os Jeep Renegade e Compass, Nissan Kicks, Honda HRV e WRV, entre outros. E a Chevrolet tem perdido terreno, por isso, Equinox tem sido considerada uma boa tacada.

A GM ressalta que os clientes de SUV atualmente querem um veículo que atenda a todas as suas necessidades, desde o design, a conectividade e a segurança. E, para ela, o Equinox atende a estes aspectos.

Seu design externo segue as pinceladas globais da marca, presentes em produtos como o Volt, Malibu e Cruze.  Musculoso, o Equinox consegue se impor com seus detalhes cromados na grade, além de faróis de LED robustos e lanternas largas.

Interior é novo, com revestimentos bastante atraentes; um destaque é o assento traseiro rebatível de forma a deixar o assoalho plano
Interior é novo, com revestimentos bastante atraentes; um destaque é o assento traseiro rebatível de forma a deixar o assoalho plano

O interior aproveita a arquitetura totalmente nova do Equinox para oferecer um painel de instrumentos que salta para fora, parecendo em alto relevo. Os revestimentos em tecido são bastante chamativos e os assentos bem funcionais – os bancos traseiros inclinam para frente, os encostos são dobráveis e podem ser rebaixados, permitindo um piso plano para carregamento de forma mais fácil.

Por falar em conectividade, o Equinox não decepciona.  Ele vem, por exemplo, com o sistema MyLink e telas de 7 e 8 polegadas em diagonal, projetadas para as ferramentas de acesso a aplicativos de praxe (Apple CarPlay e o Android Auto).

Details Equinox 2

Os recursos de segurança do SUV da Chevrolet  aumentam a conscientização do motorista sobre a estrada, com tecnologias adaptativas baseadas em radar e câmera que podem fornecer alertas para possíveis ameaças de colisão.  São os tais sistemas autônomos tão falados e badalados nos dias de hoje, como alerta de colisão avançada com indicador de distância; frenagem automática de baixa velocidade; e sinais sonoros e visuais de mudança de faixa com alerta de zona lateral cega e de tráfego traseiro.

Fotos: GM/Divulgação

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