Para surfar a boa onda dos utilitários-esportivos que varre o mercado brasileiro, a Citroën lança o SUV compacto Cactus, que chega ao mercado em três versões e seis configurações, com duas opções de motor 1.6 (aspirado ou turbo), duas opções de câmbio (manual, de cinco marchas; ou automático, de seis velocidades) e um amplo pacote de itens de conforto e segurança.
Produzido e desenvolvido no Brasil, o modelo representa a nova assinatura da marca “Inspired By You”, inspirada na vida e atitude das pessoas. E o design é um dos destaques do carro.
Frente alta
A frente alta se caracteriza pelo capô bem horizontal, pela assinatura luminosa em três estágios, o Chevron tridimensional cromado assegura um efeito visual refinado e tecnológico, estendendo-se por meio da grade até as extremidades – onde envolvem os DRLs. Na parte baixa, os projetores adotam uma nova máscara negra que traz esportividade e elegância.
De perfil, destaque para a linha de cintura alta, para as proteções nas molduras das caixas de rodas e na parte inferior da carroceria e para os Airbumps na parte inferior das portas, que cercam a totalidade da carroceria; e para as rodas de liga de 17 polegadas com desenhos bem esportivos.
Na traseira, chamam a atenção as lanternas em LED com efeito tridimensional. Para encarar trechos de fora-de-estrada, o modelo não tem tração 4×4 mas tem boa altura em relação ao solo (225 mm) e bons ângulos de ataque (22°) e de saída (32°).
São seis opções de cor da carroceria (branco, dois tons de cinza, vermelho, preto e azul) que, combinadas com as três de teto (branco, preto e azul), possibilitam 14 opções.
Equipamentos de segurança
O Cactus chega com um bom pacote de equipamentos de segurança e auxílio à direção, com destaque para o Active Safety Brake, o Alerta de Saída de Faixa, o Alerta de Atenção ao Condutor, o Coffee Break Alert e o Controle de Aderência (Grip Control), com cinco modos de uso: Padrão, Neve, Lama, Areia e controle e estabilidade desligado (ESP OFF).
Desenvolvido a partir do programa Citroën Advanced Comfort®, o SUV C4 Cactus incorpora itens interessantes de conforto, com destaque para o Citroën Connect Radio e a central multimídia com tela de sete polegadas, comando vocal e bom sistema de áudio com seis alto-falantes.
Tipos de motores
O novo SUV da Citroën pode ser equipado com dois tipos de motores 1.6: o aspirado Vti 1.6, em dois níveis de potência (118cv e 122cv, com etanol) e de torque (16,1kgfm e 16,4kgfm, com etanol); e o turbo THP, que rende, com etanol, 173cv de potência e 24,5kgfm de torque.
O câmbio pode ser manual, de cinco marchas; ou automático, de seis velocidades. De acordo com a Citroën, o conjunto mecânico (direção, suspensões, freios e rodas e pneus) foi desenvolvido com exclusividade para o mercado latino-americano.
Pós-Venda
Para melhorar um dos pontos considerados pelos especialistas em mercado como o mais vulnerável da marca francesa, a Citroën está aproveitando o lançamento do Cactus para investir no incremento do Pós-Venda, como o Programa Citroën & Você, que assegura vantagens como descontos de 10% acumulados a cada revisão para a aquisição de peças e acessórios, descontos progressivos na mão de obra e em itens para carros mais antigos, verificação e complementação gratuita de fluidos do veículo, revisão no mesmo dia; check-up, calibragem e rodízio gratuito de pneus, veículo reserva (caso o serviço fique em mais de quatro dia), entre outros.
Além disso, o Novo SUV Citroën C4 Cactus conta com garantia contratual de três anos e o plano de Revisões com Preços Fixos.
O Cactus chega ao mercado no início de outubro, mas a Citroën já abriu as pré-vendas do novo SUV e, durante o período de Pré-reserva, todos os compradores receberão as três primeiras revisões gratuitas, sendo que os clientes também contarão com uma supervalorização do usado de até R$ 3 mil.
Texto e fotos: Eduardo Aquino (*)
(*) Jornalista viajou a convite da Citroën do Brasil.
Ficha Técnica
Motor (Live 1.6 e Feel 1.6) – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.587cm³ de cilindrada, que gera potências de 115cv (gasolina) a 6.000rpm e de 122cv (etanol) a 5.800rpm e torques de 15,5kgfm (gasolina) e de 16,4kgfm (etanol) ambos a 4.000rpm
Motor (Feel 1.6, Feel 1.6 Business e Shine 1.6, todos automáticos) – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.587cm³ de cilindrada, que gera potências de 115cv (gasolina) e de 118cv (etanol) ambos a 5.750rpm e torque de 16,1kgfm (gasolina e etanol) a 4.000rpm e 4.750rpm, respectivamente
Motor (Shine 1.6 THP e Shine 1.6 THP PACK, automáticos) – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.598cm³ de cilindrada, turbo, que gera potências de 166cv (gasolina) e de 173cv (etanol) ambos a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm (gasolina e etanol) a 1.400rpm
Câmbio (Live 1.6 e Feel 1.6) – Manual, de cinco velocidades
Câmbio (Feel 1.6, Feel 1.6 Business, Shine 1.6, Shine 1.6 THP e Shine 1.6 THP PACK) – Automático sequencial, de seis velocidades
Suspensão – Dianteira, independente, pseudo McPherson; e traseira, travessa deformável
Dimensões – Comprimento, 4,17m; largura, 1,71m; alturas, 1,53m e 1,56m; e entre-eixos, 2,60m
Freios – Discos ventilados na dianteira, tambor na traseira e discos na traseira (Shine 1.6 THP e Shine 1.6 THP PACK)
Direção – Assistência elétrica
Rodas e pneus – De aço de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16 (Live 1.6); e rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17 (todas as outras versões)
Tanque – 55 litros
Porta-malas – 320 litros
Pesos – 1.556 quilos (Live 1.6 manual e Feel 1.6 manual), 1.628 quilos (Feel 1.6 aut., Feel 1.6 Business aut. e Shine 1.6 aut.) e 1.617 quilos (Shine 1.6 THP aut. e Shine 1.6 THP aut.)
Versões e preços
- Live 1.6, manual – R$ 68.990
- Feel 1.6, manual – R$ 73.490
- Feel 1.6, automático – R$ 79.990
- Feel 1.6 PACK, automático – R$ 84.990
- Shine 1.6 THP, automático – R$ 94.990
- Shine 1.6 THP PACK, automático – R$ 98.990
Principais equipamentos
Live – Direção elétrica, ar-condicionado manual digital e integrado à central multimídia, assinatura luminosa com DRL em LED, barras de teto, rodas de aço de 16 polegadas, coluna de direção com regulagem de altura e distância, Citroën Connect Radio com tela touch de sete polegadas (Bluetooth, seis alto-falantes, tomada USB), comandos dos vidros e retrovisor elétricos, travamento centralizado das portas e porta-malas e Isofix.
Feel – Em relação à Live, acrescenta faróis de neblina, câmera de ré, rodas de liga de 17 polegadas, Eco-coaching, alarme perimétrico, quatro vidros One-touch, controle automático de velocidade (para as versões automáticas), controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Opcionais: acendimento automático dos faróis, limpadores de para-brisa automático, ar-condicionado digital automático, volante em couro, alarme volumétrico, airbag lateral, barras de teto tipo “flutuantes”, rodas Roby One de 17 polegadas diamantadas e teto de duas cores.
Shine – Em relação à Feel, acrescenta barra de teto “flutuante”, ar-condicionado digital automático, rodas de liga de 17 polegadas diamantadas, painel de bordo com revestimento soft-touch, acendimento automático dos faróis, limpador de para-brisa automático, volante e bancos em couro, airbag lateral, Grip Control (THP) e alarme perimétrico e volumétrico. Opcionais: sistema de frenagem automática, alerta de colisão, alerta de atenção ao condutor, alerta de saída de faixa, indicador de descanso, retrovisor eletrocrômico, airbag de cortina e carroceria de duas cores.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews